PALESTRA DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO EM PROL DO PERETZ
Educação foi a palavra mais ouvida no jantar beneficente com palestra do presidente Fernando Henrique Cardoso, promovido pelo Colégio I.L. Peretz em prol de seu programa ‘Educação para a Vida’. O projeto leva alunos do 2º ano do Ensino Médio à Polônia, Praga e Israel, para vivenciar uma experiência marcante em relação ao Holocausto e a pujança do Estado de Israel. Conceitos tão fortes como o combate ao antissemitismo, valorização dos direitos humanos, e a passagem para um mundo construído com muito esforço, por pioneiros e gente de todo o mundo que se uniu em torno de um sonho, um ideal, o de ter um Estado judeu, um porto seguro, e que hoje, é tido como um espelho no que tange a democracia e modernidade.
Para o presidente Fernando Henrique Cardoso, convidado de honra da noite, o tema antissemitismo ressurge com frequência, e o mundo tem que estar alerta; por isso, enalteceu a atitude da Escola : “O Peretz faz muito bem em fazer isso, promover uma viagem em que os alunos podem vivenciar essa experiência, e se mobilizar para que toda a turma possa participar, marcando isso na educação e atitude adulta desses jovens, futuros líderes”.
Avi Gelberg, presidente de ‘A Hebraica’, comentou: “Nós como ‘Povo do Livro’ temos a obrigação de proporcionar essas oportunidades às nossas crianças”. E complementou: “A participação de FHC mostra o nosso prestígio como comunidade, que nível de trabalho o Peretz está alcançando, e temos de apoiá-los. Trazer mais crianças da comunidade para as escolas judaicas”.
Com apresentação de Amalia Rocha e mediação de Jaime Spitzcovsky, jornalista e ex-aluno do Peretz, após os agradecimentos de Eduardo Alcalay, Fernando Henrique discorreu sobre o tema da noite ‘ O antissemitismo e o papel da educação na tolerância entre os povos’, sempre colocando que a educação e a democracia são as melhores ferramentas para combater o e a discriminação.
Outros pontos levantados por Fernando Henrique Cardoso, cujo Instituto, iFHC, fez a doação de livros sobre Educação e um vídeo para o Peretz, foram de que é preciso manter viva a cultura da busca permanente pela igualdade, respeitarmos as diferenças, e quão valiosa é a educação nesse processo. Fez menção a Kant: “O ideal seria termos um direito único para todos os povos’
FOTOS- MACRO FOTO E VÍDEO
O presidente da Acrelbi, Eduardo Alcalay e sua esposa Liora, com a tesoureira do Congresso Judaico Mundial, Chella Safra e seu irmão Isaac Cohen
A presidente da Unibes Celia Parnes e seu marido Bernardo,
com Liora e Eduardo Alcalay
Jacques Steinberg, Fernando Gelman, ambos da Acrelbi, com Avi Gelberg,
presidente da Hebraica
Claudio Lottenberg e sua esposa Ida com FHC
Judith Schwartz. Gabriela Ejchel e FelipeSchwartz representando o
grupo que participará da EPV 2015
Mindla e Fernando Feidler com Marcia Herchenhorn, da Acrelbi