O QUE SE FAZER QUANDO AS NOSSAS VERDADES SECRETAS NOS INCOMODAM? – POR SILVIA MALAMUD

247_especial_4

Ninguém de nós está livre de ter uma Verdade Secreta, ou seja, de algo que nunca comungou com um outro. Algo que fez e que prefere não lembrar… Ou que adora sempre que pode ficar se lembrando, ou mesmo fazendo… A única diferença é que são coisas secretas.

No universo pessoal, não existe o certo ou o errado e, sim, o que faz mal a si mesmo e o que não faz mal. E no final, o que se dá conta de se fazer na vida para se sentir feliz e estável emocionalmente.

Na verdade, todos nós somos o que somos porque é o melhor jeito que temos para sobrevivermos, para dar conta de nós mesmos em nossas breves existências. Não sabemos de nada, nem de onde viemos, nem para onde iremos e o planeta está repleto de suposições, de histórias a respeito deste tema.

Existe nos EUA uma sigla intitulada YOLO, que significa You only live once, ou seja, você só vive uma vez… E por conta deste lema, muitos acabam fazendo o que dá na cabeça na ânsia de viver também no melhor que imaginam poder.
E mesmo que esta ideia até possa custar muito caro, como roubar as pessoas das suas próprias histórias e ideais sobre o que deveria ser o correto, ou não, não são poucas as vezes em que assumimos aventuras que nos levam a escorregar ladeira abaixo. Um ato um pouco mais impensado, uma medida um pouco mais desmedida e pronto! Podemos colocar toda uma vida em risco.

Existir bem é muito mais delicado do que podemos supor. Para termos uma vida plena, seja ela secreta ou não, certamente teremos que assumir toda a sorte de riscos. Pode-se acertar ou equivocar-se nos caminhos escolhidos. Faz parte. Erros e acertos são parte do aprendizado que temos para reconhecermos as nossas guianças internas e honra-las. Essa é uma sabedoria que talvez valha mais do que tudo. Lucidez e autoconsciência sobre onde estamos e sobre o que de fato desejamos a nós mesmos. Sobre o que é melhor.

Muitos se dão bem nessas empreitadas e as atitudes são de toda ordem, observem o exemplo de uma Verdade Secreta de uma paciente minha: detesto o meu casamento, mas não dou conta de ficar sem estar casada e por isso me adequo às circunstâncias nada fáceis que vivo, inclusive, a ter que ceder sexualmente às demandas apaixonadas do meu marido. Vejam, aí esta um exemplo de uma Verdade Secreta. É certo que o pedido de ajuda terapêutica veio muito por conta desta paciente tentar ser verdadeira consigo mesma, porém de outro modo… Num outro momento, recebo em meu consultório outra moça também casada, com filhos adolescentes, independente financeiramente, inclusive do marido e sem afeto algum por ele, por circunstâncias adversas. Contou-me a sua Verdade Secreta: tenho um amante, ou seja, um namorado fora do meu casamento. Esta era sua Verdade Secreta. Perguntei se ela gostaria de trabalhar em terapia este assunto, se era uma questão para ela, o que prontamente me respondeu que não havia vindo para tratar esse aspecto Secreto de sua vida porque se sentia estável nessa situação e não desejava abandonar a vida socialmente agradável que tinha com o marido, com os filhos e família em geral. E trouxe outras demandas.

Existem mil e um arranjos de vida em que as pessoas tentam não trair a si mesmas, fazendo o que for para se sentirem bem e felizes. E acredite, esse é o melhor que conseguem ser no momento em que criam e vivenciam-se nessas combinações, até que entendam que as suas Verdades Secretas podem estar atrapalhando a si mesmas e a vida das pessoas com quem convivem. Mas outros nem passam perto disso e talvez nem precisem passar, porque no pacto velado entre as duas partes, está tudo certo.

O discurso pessoal vem de uma individualidade secreta e muitas vezes incomungável.
Não há como para julgar, afinal, somos humanos e fazemos escolhas para que de algum modo possamos nos darmos bem.

Mesmo aqueles que são preconceituosos estão fazendo isso, tentam ficar bem ao olhar a vida através deste tipo de lente. E por ai vamos nós, caminhando por meio de todas essas infinitas e criativas variações temáticas da existência.

O mais importante de tudo isso, é estar ciente se tais Verdades Secretas podem estar causando lesões a si mesmo ou às pessoas ao redor. A partir desta clareza, se algum sinal de alarme soar, é motivo de buscar mudança interna, alterando rumos.

Se existir algum conflito maior gerador de culpas ou de qualquer tipo de questão complicando, uma excelente dica é passar por uma breve Terapia de reprocessamento cerebral. Sempre excelente nesses casos, exatamente por funcionar como libertadora de questões, quando estão numa lógica de funcionamento, porém, com algum ponto cego de difícil acesso perturbando.


 

SILVIA MALAMUD – CRP.: 06- 66624
Psicóloga clinica Especialista em Terapias Breves individual, casal e família/Sedes – Psicodinâmica –
Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA –
Terapeuta Certificada em Brainspotting – EUA
Terapia de Abordagem Direta a Memórias do Inconsciente.

Consultório: Av. Angélica, 972, conj. 136 – Higienópolis – São Paulo

Contato: silvimak@gmail.com

Saiba mais.

20
20