PAPO COM O RABINO DOVI GOLDBERG
Quando nos comportamos de forma modesta e entendemos que as virtudes vêm de D’us, e temos o propósito de fazer o bem, encontramos graça em nossas atividades.
Caros amigos
Um alfaiate simples e humilde, que mal se sustentava fazendo consertos simples, teve muita sorte e tornou-se muito famoso e requisitado.
O agora renomado alfaiate foi requisitado pelo rei para fazer um traje especial. O alfaiate iniciou e fez o serviço, só imaginando os elogios e as honrarias que receberia.
Cheio de confiança, levou a roupa ao rei, que ficou furioso. “Isso ficou horrível”, o rei exclamou.
Devastado e humilhado, ele então se lembrou de seu Rebe e foi procurar inspiração, bênção e conselho.
O Rebe lhe deu um conselho simples e estranho: “Desfaça a roupa completamente e depois costure-a novamente da mesma forma, e leve-a para o rei”. Por mais que parecesse estranho, se o Rebe falou, está falado. E assim ele fez.
Tremendo de medo, ele levou o traje novo/velho. Para a sua total surpresa, dessa vez o rei ficou felicíssimo. Ele não entendeu nada; afinal de contas, a roupa era exatamente igual.
O alfaiate voltou para o seu Rebe e perguntou o porquê daquele estranho conselho.
O Rebe explicou com um sorriso: “Você fez o primeiro traje com orgulho e pensamentos de glória e dinheiro. Mas o orgulho não tem graça, e assim a roupa não encontrou graça aos olhos do rei. Eu sabia que se você costurasse a mesma roupa com humildade e modéstia, o rei iria gostar.”.
Quando nos comportamos de forma modesta e entendemos que as virtudes vêm de D’us, e temos o propósito de fazer o bem, encontramos graça em nossas atividades.
Ao se aproximarem as Grandes Festas, encontraremos o nosso Rei e precisamos nos apresentar com humildade.
Shalom.
RABINO DOVI GOLDBERG – SINAGOGA DO MORUMBI-SÃO PAULO