EVITANDO CONSTRANGIMENTO – RABINO NISSIM KATRI

RabinoNissimKatri

A dignidade da pessoa é a mais alta prioridade na lei da Torá. O Talmud adverte que até mesmo um sábio, possuidor de muitas boas ações, que humilha alguém em público, perde toda a sua porção no mundo eterno. Então deferimos, que se alguém previne seu semelhante de constrangimento, ele está cumprindo a maior das mitsvot.

Rabi Akiva Eiger uma vez tinha um número de convidados para seu Seder de Pessach. Em algum momento, um deles acidentalmente derrubou seu copo de vinho. Muito rapidamente, o rabino que era o anfitrião, balançou a mesa com seu joelho, de tal maneira que muitos dos copos também caíram. Ele então se desculpou: “Esta mesa já estava cambaleando há algum tempo e eu devia tê-la consertado antes da festa”.

A grandeza desta ação parece ser balançar a mesa, derrubando os copos para que pessoa que originalmente entornou seu copo não ficasse constrangida. Mas, existe muito mais aqui do que isto. Se passasse muito tempo até que Rabi Akiva tomasse sua atitude, a primeira pessoa já teria sido humilhada pela sua inépcia e o balanço subsequente seria reconhecido como uma artimanha. O que foi crucial aqui foi sua resposta instantânea, para que o derrubar dos outros copos parecesse simultâneo.

Este constante estado de alerta e sensibilidade para a dignidade dos outros é parte da essência dos justos. É aquilo que devemos imitar de seus caracteres.

Shalom.


RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. Saiba mais.

www.chabadbhz.com.br – e-mail: chabad.bhz@terra.com.br

20
20