EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE

E faz acontecer, como Jack Terpins, Chella Safra, Claudio Epelman, Sergio Gorzy, Anna Flávia Feldmann, Deborah Vieitas, cônsul Yoel Barnea, Dr. Samuel Feldberg, Mario Fleck, Serginho Groisman, Eduardo, Taisa e Eduardo Nicholas Nasser, Marcelo Shapo, José Luiz Goldfarb, Boris Kossoy, Sergio Sister, Arnaldo Niskier, Reda Mansour e Luiz Felipe Pondé, dentre outros.


EDUARDO NASSER LANÇA SEU PRIMEIRO LIVRO EM SP

250_fique_1_1“NIETZSCHE E A ONTOLOGIA DO VIR-A-SER” é o nome do livro lançado pelo filósofo Eduardo Nasser(na foto com seus pais, Taisa e Eduardo Nicholas Nasser) em São Paulo, através das Edições Loyola. O livro também foi lançado no último dia 2 em Recife, na Universidade Católica de Pernambuco, e dia 14 será lançado na Universidade de São Paulo. Eduardo Nasser é doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo, coordenador do Grupo de Estudos Nietzsche (GEN – SP), membro do Groupe International de Recherches sur Nietzsche (GIRN) e autor de trabalhos publicados no Brasil e no exterior que versam sobre aspectos diversos da filosofia nietzschiana.


CJL CELEBRA A CHEGADA DO ANO NOVO JUDAICO JUNTO AO PRESIDENTE DO URUGUAI

250_fique_1_2A liderança latino-americana brindou junto a políticos, religiosos e demais membros da comunidade, a chegada do ano novo judaico e o 75º Aniversário do Comitê Central Israelita do Uruguai (CCIU). “Há 75 anos, a comunidade fundou o Comitê Central, quando os judeus eram perseguidos e não tinham para onde ir”, expressou Saúl Gilvich, secretário-geral do Congresso Judaico Latino-Americano (CJL). O jantar contou com a participação do presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez e do prefeito de Montevidéu, Daniel Martínez, bem como de ministros, deputados, senadores e membros do poder judicial. Entre os presentes também estavam o presidente do CJL, Jack e sua esposa Denise Terpins, a tesoureira do Congresso Judaico Mundial, Chella Safra, o presidente do CCIU, Sergio Gorzy e o diretor executivo do CJL, Claudio Epelman.


ANNA FLÁVIA FELDMANN LANÇA LIVRO EM SP

250_fique_1_3Anna Flávia Feldmann (na foto com Fabio Feldmann) lançou em São Paulo, pela Editora Salta, o livro“ Comunicação , Gênero e Saúde; Uma análise das campanhas de câncer de mama no Brasil “. O diferencial da obra é a análise crítica da área de comunicação relacionada às campanhas informativas sobre o câncer de mama, uma das doenças contemporâneas mais preocupantes para o público feminino. Anna é professora de Jornalismo da PUC – São Paulo com experiência no campo dos Estudos de Gênero e da Comunicação Alternativa. É, também, especialista em Jornalismo Social e doutoranda na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP.


DEBORAH VIEITAS É A PRIMEIRA MULHER Á FRENTE DA AMCHAM-BRASIL

250_fique_1_4Desde o dia 1º de outubro, Deborah Vieitas substitui Gabriel Rico como CEO da Amcham Brasil. É a primeira mulher à frente da Amcham-Brasil – hoje a maior Câmara Americana, entre 104 existentes fora dos EUA – nos seus 96 anos de existência. Com sólido histórico na direção de grandes instituições financeiras e na direção da Associação Brasileira de Bancos Estrangeiros (ABBI), Deborah trará para a Amcham a experiência acumulada à frente de instituições como o Banco Caixa Geral- Brasil, parte do maior conglomerado financeiro português, Banco BNP Paribas, Banco CCF Brasil e Unibanco. Some-se a este histórico, uma grande experiência internacional . Deborah é mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e pela École Nationale d’Administration (ENA) da França. Foi eleita pelo jornal Valor uma das 10 melhores executivas do País em 2014.


A NOVA GUERRA CONTRA ISRAEL

250_fique_1_5O cônsul de Israel em São Paulo, Yoel Barnea, o professor Dr. Samuel Feldberg e o presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Mario Fleck, participaram de um bate-papo sobre o movimento BDS e suas consequências, na A Hebraica de SP. O evento marcou o lançamento do livro em português “A Nova Guerra Contra Israel”, de Jed Babbin e Herbert London, pela Editora Simonsen. Jed Babbin foi subsecretário de Defesa americano sob o governo de George Bush pai e no livro “A Nova Guerra Contra Israel”, expõe os métodos, motivações, ideologia e meios de financiamento da campanha internacional BDS, de boicote a Israel. “A Nova Guerra Contra Israel é uma obra de investigação contra este movimento que nos oferece um desafio em termos de como enfrentá-lo”, destacou Feldberg.


ANO NOVO JUDAICO NO ALTAS HORAS

250_fique_1_6Serginho Groisman convidou os alunos do Ensino Médio do Colégio I.L Peretz para comemorar no Altas Horas o Ano Novo Judaico de 5776. A turma tocou o shofar (instrumento feito de chifre de carneiro), que anuncia a chegada do novo ano e possui o objetivo de evocar as lembranças do período que passou para refletirmos e repensarmos os nossos atos, como foi explicado aos presentes. Os estudantes também falaram sobre o significado de Rosh HaShaná (Ano Novo Judaico).


PREFEITO DE MILÃO RECEBE DELEGAÇÃO DO KEREN KAYEMET LEISRAEL-KKL

250_fique_1_7Comitivas do Keren Kayemet LeIsrael – KKL de vários países reuniram-se em Milão para conferir a presença da organização ambiental no stand de Israel na Expo Milano, evento que tem como proposta estimular a criatividade de todos os países participantes e promover a inovação para um futuro sustentável. O diretor Marcelo Shapo e o conselheiro José Luiz Goldfarb (na foto com Giuliano Pisapia, prefeito de Milão) representaram o KKL Brasil.


B’NAI B’RITH PARTICIPA DE ENCONTRO COM O PRESIDENTE DO PANAMÁ

250_fique_1_8A B’nai B’rith, com Joseph Harari, presidente do Centro Internacional de Direitos Humanos e Políticas Públicas (ICHRPP) e os rabinos Gustavo Kraselnick, Isaac Chreim, Aaron Laine, e diversas lideranças da comunidade judaica, participou de encontro com o presidente do Panamá Juan Carlos Varela na residência presidencial.


EXPOSIÇÃO DE 50 ANOS DE FOTOGRAFIA DE BORIS KOSSOY, EM BASEL

250_fique_1_9Um sucesso a vernissage na Fundação Brasilea, em Basel, da Exposição comemorativa dos 50 anos de Fotografia de Boris Kossoy. No evento, a presença de conselheiros da embaixada do Brasil, patrocinadora do catálogo da mostra, iniciada em 10 de setembro e que vai até 29 de outubro. Fotógrafo e Professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Kossoy relata que a fotografia faz parte de sua vida em diferentes áreas, não apenas na poética fotográfica, mas também no trabalho teórico e histórico. Veja matéria na Telebasel: www.telebasel.ch


DE TUDO UM POUCO

SERGIO SISTER ABRE EXPOSIÇÃO EM SP – Sergio Sister está convidando para a abertura da sua exposição “Ordem Desunida” na Galeria Nara Roesler, no próximo dia 6 de outubro, terça-feira, a partir das 19 horas. O endereço é Avenida Europa 655 e a mostra permanecerá aberta ao público até o dia 6 de dezembro. Informe-se mais: info@nararoesler.com.br .


11º CONGRESSO SEFARADITA DEBATERÁ NO RIO A SITUAÇÃO DOS BNEI ANUSSIM – O 11 º Confarad – Congresso Sefaradita será realizado de 10 a 12 de outubro na Sinagoga Beth El e no Clube Israelita Brasileiro, no Rio de Janeiro. O evento contará com a presença dos embaixadores de Israel, Reda Mansour; de Portugal, Francisco Ribeiro Telles; e da Espanha, Manuel de la Camara Hermoso. Será homenageado o professor Arnaldo Niskier. Entre os temas de debate, os sefaraditas e a globalização, a nacionalidade portuguesa e espanhola para os descendentes de sefaraditas, a situação mundial dos Bnei Anussim.


LUIZ FELIPE PONDÉ LANÇA LIVRO E FAZ PALESTRA EM CURITIBA – No próximo dia 5 de outubro, às 19h30, no Graciosa Country Club, em Curitiba/Paraná, o colunista da Folha de S.Paulo, Luiz Felipe Pondé, lança o livro “As Tensões da Democracia”, proferindo palestra.


PEÇA TEATRAL ÚNICA DE MILAN KUNDERA GANHA ENCENAÇÃO DE ROBERTO LAGE NO CCBB SP – Inédita no Brasil, a comédia clássica Jacques e Seu Amo, única peça teatral do autor de A Insustentável Leveza do Ser, o tcheco Milan Kundera, ganha a primeira montagem brasileira pelas mãos do diretor Roberto Lage. A estreia acontece no dia 9 de outubro, sexta-feira, no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, onde fica em cartaz até o dia 13 de dezembro. Endereço: Rua Álvares Penteado, 112. Centro/SP. Tel: (11) 3113.3651/52 – Ingresso pela Internet: www.ingressorapido.com.br .


SESC CONSOLAÇÃO OFERECE CURSOS E OFICINA GRATUITOS QUE ALIAM TECNOLOGIA E ARTE – O “REDE LAB – Laboratório de Conhecimentos Integrados” irá oferecer, no Sesc Consolação, cursos e oficinas que interligam ações artísticas e educativas dentro do conceito de rede de conhecimentos físicos e virtuais. As atividades são gratuitas e indicadas para quem gosta de tecnologia. De 13 de outubro a 03 de novembro irá acontecer o curso Composição de músicas para games em Chiptune do Especial GAMEJAM, com orientação de Thiago Schiefer. Já o curso Experimentações com Vídeo ao Vivo, que será orientado pela gestora da rede Hacks/Hackers SP, Anne Galvão, e a VJ, Fernanda Vinhas, irá ensinar fundamentos dos processos do trabalho de VJ com cinema ao vivo, por meio dos sistemas de criação e manipulação de imagens em tempo real e criação de conteúdos próprios. Ao final do curso, que irá acontecer de 15 de outubro a 19 de novembro, será realizada uma apresentação coletiva. Por fim, entre os dias 14 e 28 de outubro acontecerá o Laboratório de tecnologia e arte, onde serão realizadas criações artísticas aliadas ao uso de recursos tecnológicos como arduíno, sensores e linguagens de programação/artísticas em sistema de laboratório aberto. Tudo isso com o objetivo de estimular o desenvolvimento de trabalhos e projetos de autoria própria. É importante que os interessados tenham noções básicas de uso de computadores. No caso do curso Experimentações com Vídeo ao Vivo é sugerido também que alunos tragam seus equipamentos, como câmeras fotográficas/filmadoras, smartphones, notebooks etc., caso tenham. Os interessados devem se inscrever na Central de Atendimento do Sesc Consolação – Rua Dr. Vila Nova, 245 – Tel: (11) 3234-3000 . A entrada é grátis.


20
20