QUAL O SIGNIFICADO DA EXPRESSÃO “LE CHAIM”? – RABINO KALMAN PACKOU
Muitos Judeus têm o costume de exclamar a expressão “Le Chaim (Para a Vida)” quando tomam alguma bebida alcoólica. De onde vem este costume?
O Talmud (Tratado Shabat 67b) relata que certa vez Rabi Akiva fez uma festa em honra a seu filho e a cada copo servido ele pronunciava: “Vinho e vida para os nossos Sábios, vida e vinho para nossos Sábios e seus pupilos!”
Já no Tratado Sanedrin (página 43a), o Talmud relata que uma pessoa que era julgada e condenada à morte, quando ia ser executada, davam-lhe uma porção de olíbano (uma resina utilizada nos incensos) diluída em vinho, para entorpecer seus sentidos.
Neste mesmo Tratado, à página 70a, o Talmud relata que vinho era servido aos enlutados, segundo a orientação do versículo em Eclesiastes 31:6 (Mishlei): “Dêem bebida forte aos pobres e abandonados, e vinho aos de alma amargurada”. Nós, portanto, pronunciamos “Le Chaim (Para a Vida)” quando bebemos vinho para diferenciar nosso ato de beber de qualquer evento triste e/ou ligado ao luto.
O Netsív de Volozhin, rabino Naftali Tsvi Yehuda Berlin (Lituânia, 1817-1893), acrescenta que o significado da dupla bênção que Rabi Akiva fazia – “Vinho e vida … vida e vinho” – era que ele estava desejando a seus convidados que o vinho que estava sendo servindo não fosse nem como o vinho dado a um condenado antes de sua execução – “vinho e (ausência de) vida”, nem como o vinho bebido por enlutados – “(ausência de)vida e vinho”.
Que possamos sempre celebrar e brindar com “Le Chaim (Para a Vida)”!
RABINO KALMAN PACKOUZ – Do Aish Hatorá, é o criador do Meór Hashabat, boletim semanal com prédicas. Saiba mais.
NOTA:- Desejando contribuir para o Meor Hashabat acesse o www.aishdonate.com – Email – meor18@hotmail.com