SALA VIP – POR EVELYN HIRSCHFELD GOLDBACH

fc_1


CANTORA SONIA GOUSSINSKY COMEMORA LANÇAMENTO DE LIVRO E POCKET SHOW DE CANÇÕES EM IDISHE

Era uma vez uma voz – o cantar ídiche, suas memórias e registros no Brasil, este é o nome do belíssimo livro lançado pela editora Humanitas da Universidade de São Paulo, com autoria de Sonia Goussinsky. O lançamento aconteceu na Livraría da Vila, com direito a show da cantora, que entre imagens documentadas mostradas num telão e pequenos trechos de leitura do livro, encantou a todos com sua voz em lindas canções em ídiche. A apresentação musical contou com a cantora Sonia Goussinsky (voz), Daniel Szafran (teclado e acordeão) e Alexandre D’Antonio (violino), que se alterna com Alexandre Travassos (clarinete).

A sessão de autógrafos ocorreu logo após a apresentação musical e agitou o público que estava presente na livraría.

Baseado na pesquisa de doutorado da autora sobre o cantar ídiche e suas memórias no Brasil, o livro apresenta um estudo dessa pesquisa e do seu significado para os imigrantes e descendentes dessa vertente cultural no país. O cantar ídiche foi um dos elos que esses indivíduos mantiveram com suas raízes. Esses vínculos foram investigados através de entrevistas e relatos de suas memórias, além dos registros documentais. Assim, o livro retrata o passado vivo de um grupo cultural que sempre cultivou formas de expressão musical no seu cotidiano e seu significado. O resultado do trabalho de quatro anos de intensa e cativante pesquisa, propõe uma reflexão sobre a importância do cantar na preservação dessa cultura musical e sobre questões relativas à identidade judaica brasileira. Os gêneros musicais ídiches acalentam a saudade velada e simbólica que os imigrantes e seus descendentes sentem do território evocativo do ídiche. O cancioneiro ídiche traz no plano coletivo e individual, uma herança apreciada de forma universal e crescente por diversas esferas culturais.

Sonia Goussinsky é cantora, professora e pesquisadora, natural de São Paulo. Graduou-se pelo Instituto de Artes da UNESP, obtendo o bacharelado em música com habilitação em canto. Posteriormente, residiu por nove anos na Europa, onde concluiu a pós-graduação em música antiga (na Guildhall School of Music and Drama de Londres) e o mestrado (no Trinity College of Music de Londres), além de frequentar cursos e atividades dos Conservatórios de Marselha e de Aix-en-Provence. Recebeu o título de doutora em 2013 pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, defendendo sua tese sobre as memórias do cantar ídiche no Brasil. A experiência e interesse que tem desenvolvido como cantor em atividades de performance, de pesquisa e didáticas, incluem o contato com múltiplos elementos referentes à esfera artística. Tem trabalhado como docente em cursos de graduação e pós-graduação de importantes instituições de ensino superior do estado de São Paulo. Atualmente, é coordenadora da pós-graduação em interpretação para musicais da Escola Superior de Artes Célia Helena, instituição na qual ministra também aulas nas disciplinas de expressão musical, metodologia científica e voz, nos cursos de graduação e pós-graduação. Na Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, leciona disciplinas práticas relacionadas à música e à voz, bem como teóricas como história da música e orientação de trabalhos de pesquisa científica em artes. Integra também o corpo profissional do Musicalis Núcleo de Música em São Paulo. Como artista tem se apresentado acompanhada por diversas formações musicais, em repertório variado desde canções do Renascimento até a música étnica judaica e a música erudita brasileira.O livro poderá ser adquirido na Livraria da Vila, na Rua Fradique Coutinho, 915. ( E.H.G.)

Créditos pauta e fotos: Evelyn Hirschfeld Goldbach

*EVELYN HIRSCHFELD GOLDBACH – Publicitária, atriz/cantora (Evelyn Elman) – Email:evelyneventos@gmail.com


251_FC_1.1

Ayala e Sylvio Band ladeiam Sonia Goussinsky

 

251_FC_1.2

Sonia e Alex Goussinsky com Renato Krausz e a filha Julia

 

251_FC_1.3

Sonia e Alex Goussinsky e Lydia e Éder Krausz

 

251_FC_1.4

Sonia Goussinsky e Sara Léa Gontow

 

251_FC_1.5

 Alexandre D´Antonio e Daniel Szafran ladeiam Sonia e Alex Goussinsky

 

251_FC_1.6

 Jayme Kuperman e Sonia Goussinsky

 

251_FC_1.7

Sonia Goussinky e Huqueta Sendacz

 

251_FC_1.8

 Sonia Goussinky e Ligia Cortez

 

251_FC_1.9

Bernardo e Rosa K.Gontow, Sonia Goussinsky, Jaime Leo e Maria Gontow, Estela G.Goussinsky e Sara Léa Gontow

 

251_FC_1.10

 Rosilda e Nelson Rosenchan com Sonia Goussinsky

 

251_FC_1.11

Sergio Napchan, Lilian Starobinas, Laerte Goldbach, Miriam Elwing e Cristina C. Charnis

 

251_FC_1.12

Sonia com a mãe Estela e Alex Goussinsky

 

251_fc_0

Sonia Goussinsky e Evelyn Elman

 

251_FC_1.14

 Maria Melo com Sonia e Alex Goussinsky

 

251_FC_1.15

 Alexandre D`Antonio, Sonia Goussinsky e Daniel Szafran

 

251_FC_1.16

Sonia Goussinsky e Claudio Erlichman