EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE

E faz acontecer, como: Allan Berkiensztat, Felipe Frid Buniac, Dr. David Szpacenkopf, Helena Weisbort, Rony Vainzof, Ricardo Berkiensztat, Fernando Lottenberg, Mario Fleck, Embaixador Yossi Gal, rabino Dovi Goldberg, Claudia Sender, Israel Blajberg,

Marcio Pitliuk, Rodrigo Loures, Dr. Nelson Faria de Oliveira, Katia Lohn e Eugênio Benito Jr., dentre outros.


HOMENAGENS NO DIA DE JERUSALÉM E TRADIÇÕES ISRAELITAS

253_fique_1_1

Foi realizada no último dia 11, na Câmara Municipal de Santo André, por iniciativa do presidente da casa, vereador Ronaldo de Castro, por ocasião do Dia de Jerusalém e Tradições Israelitas, uma sessão solene, que contou com a presença de jovens da comunidade evangélica e judaica. Durante o evento, foram homenageados Allan Berkiensztat, assessor econômico e cultural do Consulado Geral de Israel em São Paulo, Marcelo Schapochnik, diretor executivo do KKL Brasil e Bernardo Rojz, presidente da Arisa ( Assoc. Religiosa Israelita de Sto. Andre), pelos serviços prestados em prol da comunidade.


FELIPE BRUNIAC SERÁ O PRIMEIRO BRASILEIRO A PARTICIPAR DO STOCKHOLM INTERNATIONAL YOUTH SCIENCE SEMINAR

253_fique_1_2

Após um intenso processo de seleção com alunos que expuseram na MOSTRATEC – Feira de Ciências Internacional organizada em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, e na Febrace, uma das mais importantes feiras de ciências do país, o aluno Felipe Frid Buniac (na foto com Emil Kling, organizador do evento) foi contemplado pelo Grupo de Amigos do Instituto Weizmann do Brasil com uma bolsa integral para participar do 47o International Summer Science Institute, curso de verão do Instituto Weizmann, que aconteceu durante o mês de julho, na cidade de Rehovot, Israel. Felipe acaba de se superar novamente e será o primeiro brasileiro a representar o Brasil no Stockholm International Youth Science Seminar (SIYSS) que acontece dia 9 de dezembro em Estocolmo, na Suécia.


DR DAVID SZPACENKOPF RECEBE MEDALHA DO MÉRITO DA ASSOCIAÇÃO DE EX-COMBATENTES POLONESES

253_fique_1_3

Teve lugar no RJ a cerimônia comemorativa da Independência da Polônia e do Dia do Soldado Polonês, no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Flamengo. Na ocasião, o cirurgião Dr. David Szpacenkopf recebeu a MEDALHA do Mérito da ASSOCIAÇÃO DE EX-COMBATENTES POLONESES – “SPK” (Stowarzyszenie Polskich Kombatantow), que lhe foi entregue pelo Embaixador da Polonia Andrzej Braiter. A condecoração foi outorgada em reconhecimento à dedicação do Dr David no atendimento a Ex-Combatentes poloneses da II Guerra Mundial residentes no RJ. O Ministro-Chefe da Secretária dos Ex-Combatentes e Vitimas da Opressão, da República da Polônia, Dr. Jan Stanisław Ciechanowski, recebeu a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes, concedida pela Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira. A Medalha foi entregue pelo Vice-Presidente da ANVFEB, Prof Israel Blajberg.


SINAGOGA DE NITERÓI COMPLETA 90 ANOS

253_fique_1_4

A Sinagoga de Niterói comemorou 90 anos com a participação dos corais da ADAF e Hebraica e as presenças do vereador Bruno Lessa, representantes dos diretores da FIERJ, Helena Weisbort, presidente da ADAF, Paulo Newman, representante da Sinagoga, Jaime Baron, representante da Hebraica de Niterói, Elizabeth Mocny, presidente do Conselho da ADAF, Mauro Bands presidente da ASA, Rolande Fichberg, vice-presidente da ADAF, e Ana Bentes, diretora da FIERJ, dentre outros.


OAB-SP LANÇA MANIFESTO DE COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NA INTERNET

Manifesto de Combate a Intolerancia religiosa na Internet

A OAB-SP lançou na Câmara Municipal de São Paulo o Manifesto de Combate à Intolerância Religiosa na Internet, com a presença de mais de 30 denominações religiosas e parceria com a Conib e a B´nai B’rith. Ivete Senise Ferreira, vice-presidente da OAB-SP, ressaltou a importância da presença dos religiosos para promover o manifesto, “necessário ante o crescimento do impacto da internet na vida de todos”. Rony Vainzof (foto), secretário da Conib, abordou o perigo da rápida difusão do ódio e suas consequências.


CONIB E FISESP PARTICIPAM DE ENCONTRO QUE CELEBRA 10 ANOS DO AJC LATINO

253_fique_1_6Fernando Lottenberg e Stanley Bergman, presidente do AJC. Foto: AJC.

Fernando Lottenberg, presidente da Conib, Mario Fleck, presidente da Fisesp, e Ricardo Berkiensztat, presidente-executivo, participaram no México do encontro que celebrou os 10 anos do Instituto Latino e Latino-Americano do American Jewish Committee – o AJC está presente no Brasil desde 2011. Mais de 150 líderes judeus e latinos dos Estados Unidos, países da América Latina, Espanha e Portugal estiveram presentes. Lottenberg participou de painel sobre as comunidades latino-americanas e expôs a tramitação do projeto de lei antiterror no Brasil. No evento, a Conib e o AJC Latino assinaram um acordo de cooperação.


AGENDA GC – O QUE HÁ DE MELHOR

– EMBAIXADOR YOSSI GAL FALA SOBRE POLÍTICA INTERNACIONAL – A convite dos Amigos da Universidade Hebraica de Jerusalém, o Embaixador Yossi Gal, vice presidente de Relações Internacionais da Universidade Hebraica de Jerusalém (UHJ) ministrará a palestra “Política Internacional”, no dia 23 de novembro, às 19h , na A Hebraica de SP (sala Plenária). Yossi Gal começou sua carreira no Ministério das Relações Exteriores de Israel, onde participou das negociações de paz com os vizinhos de Israel, sendo o principal responsável pela delegação dos acordos multilaterais. Atualmente é vice presidente de Relações Internacionais da Universidade Hebraica de Jerusalém (UHJ). Indispensável confirmar presença: eventos@cambici.org.br ou (11) 3063.4424´.

– COMEMORAÇÃO DE CHANUCÁ – O rabino Dovi Goldberg, da Sinagoga do Morumbi, promove no próximo dia 6 de dezembro, às 17h30, no Shopping Cidade Jardim sua tradicional festa para comemorar Chanucá. E você também está convidado.

– 16ª FEIRA NATALINA PERUANA – Este tradicional evento, organizado pelo Comitê das Senhoras Peruanas com apoio do Consulado Geral do Peru em São Paulo, acontece entre os dias 26 de novembro a 20 de dezembro, das 10 às 19h, na Rua Normandia, 61 – Moema. Tem por objetivo mostrar o talento e criatividade dos artesãos peruanos e finalidade beneficente. Nesta ocasião, o evento beneficiará à Associação Comunitária Despertar que desenvolve diversos programas sociais com crianças e adolescentes da região sul de São Paulo (www.despertar.org.br)

– BATE-PAPO COM CLAUDIA SENDER, PRESIDENTE DA TAM – Para jovens de 25 a 45 anos, a Jewish In promove no próximo dia 30 de novembro, às 19h30, palestra com Claudia Sender, a bonita e jovem presidente da TAM desde 2013 e a primeira mulher a assumir uma empresa aérea no Brasil. Pré-inscrições através do http://www.jewishin.org/eventos.html

– SESSÃO DE MEMÓRIA – O Arquivo Histórico Judaico Brasileiro está convidando para a Sessão de Memória – 70 Anos da Participação da Marinha do Brasil e Marinha Mercante na 2ª. Guerra Mundial 1945 – 2015 que acontece no Centro Cultural da Marinha em SP, à Av. Nove de Julho, 4597, no próximo dia 26 de novembro, às 20h. Segue coquetel e lançamento do livro do carioca Israel Blajberg, “Estrela de David no Cruzeiro do Sul : memória da presença judaica nas Forças Armadas do Brasil – de Cabral ao Haiti”.

– 1ª. AFTER OFFICE MASA – Curta essa jornada: uma noite de bate-papo e muita música, para jovens de 18 a 30 anos, dia 26 de novembro, às 19h, com open food e open bar. Local: Rua Fidalga, 643. Confirme sua presença e garanta seu ingresso para este evento imperdível: https://goo.gl/lzYlFf . Saiba mais: masa@masabrasil.com.br

– “100 ANOS DE IMIGRAÇÃO JUDAICA DO LESTE EUROPEU” – Este é o tema da palestra que o escritor e cineasta Marcio Pitliuk profere no Centro Cultural Israelita Knesset Israel, em SP, no próximo dia 26 de novembro, às 19h30. O endereço é Av. Angélica, 579 e a confirmação da presença deve ser feita através do tel. 3667-3341 – Ramal 25. Marcio Pitliuk é especialista no Holocausto, autor da trilogia de livros, filmes e exposições sobre as imigrações judaicas ao Brasil.

– PREMIAÇÃO DO CONCURSO FABIO DORF DE DIREITO HUMANOS 2015 – A B´nai B´rith está convidando para a solenidade que acontece dia 24 de novembro, às 20h, em sua sede na rua Caçapava, 105 – 4º andar. Nesta sua 14ª edição o concurso teve como tema “Água, esta preciosidade, realidades brasileira e israelense”. Informe-se mais pelo tel. 3082-5844.

– MIDRASH CENTRO CULTURAL – No RJ, o Midrash Centro Cultural promove, dentro do Ciclo Violência Invisível, palestra com Christian Dunker (psicanalista), dia 23 de novembro, às 20h. Ele falará sobre A violência invisível do cotidiano – Da palavra ao ato. E, dia 10 de dezembro, às 20h, é a vez da psicóloga Marta Spomberg discorrer sobre Auto violência – A importância da raiva no apreço de si. Ambos os eventos são gratuitos. O Midrash fica na rua Gal. Venâncio Flores, 184, no Leblon.

– SOBREVIVENTES DO HOLOCAUSTO FAZEM CICLO DE PALESTRAS EM SP – A Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, promoverá em novembro o 5º ciclo de palestras com sobreviventes do Holocausto. Elas ocorrerão às segundas-feiras, sempre às 19h, com moderação e curadoria de Marcio Pitliuk. E ainda dá tempo de você participar. Anote aí: Julio Gartner – Dia 23 de novembro. Passou por cinco campos de trabalhos forçados. Estava no gueto de Cracóvia quando este foi destruído. Escapou da morte sete vezes. Tom Venetianer – Dia 30 de novembro. Prisioneiro no campo de Terezin, campo nazista maquiado para enganar a Cruz Vermelha. Em Terezin eram enviados os intelectuais judeus e figuras proeminentes. A entrada é gratuita e não há necessidade de inscrição.

– MINICURSO DE FORMAÇÃO – ISRAEL: JUDAÍSMO E DEMOCRACIA – O Instituto Histórico Israelita Mineiro está convidando para o evento que acontece nos dias 24,25 e 26 de novembro no auditório da Associação Mineira Público de Minas Gerais – AMMP/MG – Rua Timbiras, 2.928 – Barro Preto – Belo Horizonte/MG. Horário de 19 h 15 às 22 h 15.


DE TUDO UM POUCO

– JON MEDVED E RODRIGO LOURES MARCARAM O LANÇAMENTO DO PROGRAMA “ECONOMIA CRIATIVA” – A Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria em parceria com a Unibes Cultural lançou o programa “Economia Criativa” com a participação de dois palestrantes de renome: o israelense Jon Medved e o brasileiro Rodrigo Loures que falaram sobre “Ecossistemas de Inovação – a experiência do Brasil e de Israel”. O evento contou com a abertura de Jayme Blay, presidente da Câmara Brasil-Israel, Bruno Assami, diretor da Unibes Cultural e dos curadores Lidia Goldenstein e Flavio Grynszpan. Eles destacaram a proposta do programa, que é de promover uma troca de ideias de forma a criar uma plataforma de possíveis negócios que contribuam para o avanço do sistema de inovação brasileiro, no qual Israel pode se tornar um parceiro privilegiado, transferindo know how de politicas de incentivo, serviços e produtos aos novos setores de tecnologia.

– FEDERAÇÃO ISRAELITA DO RIO GRANDE DO SUL LANÇA NOVO SITE – A página www.firs.org.br conta agora com a colaboração de expoentes da comunidade judaica em diversos setores. O conteúdo se encaixa automaticamente no dispositivo do usuário (desktop, smartphone, tablet).

– ESPECIALISTAS AUXILIAM SEFARADITAS A PLEITEAR A CIDADANIA ESPANHOLA OU PORTUGUESA – A Espanha divulgou oficialmente novas normas e procedimentos para aquisição da nacionalidade espanhola por pessoas de origem sefaradita. Desde 1º de outubro, data de entrada em vigor da lei, até 30 de setembro de 2018, pode-se solicitar a nacionalidade espanhola, exclusivamente por meio da página da Embaixada da Espanha no Brasil. Recentemente, a Espanha concedeu a nacionalidade a 4.300 descendentes de sefaraditas espanhóis. A empresa Doc Mundo, especializada em Assessoria a Dupla Cidadania, auxilia descendentes dos sefaraditas expulsos em 1492 a pleitear a cidadania espanhola. Contatos: cidadania@docmundo.com.br ou thaisdruker18@gmail.com . Mas, se seus descendentes forem portugueses, pode procurar o Dr. Nelson Faria de Oliveira pelo email fariadeoliveira@netcabo.pt , TEL. (11) 2959-1535. Ele tem escritórios em São Paulo e em Lisboa, Portugal e também é um expert no assunto.

– LIVRO CONTA A SAGA DE JUDEUS ALEMÃES, DE BERLIM AO BRASIL – “O Fio Invisível da Felicidade”, livro idealizado por Katia Lohn e escrito por Eugênio Benito Jr, retrata o microuniverso dos Eliaschewitz, uma família judia que vivia em Berlim no final dos anos 1930. A obra foi lançada dia 16 de novembro, em São Paulo. O livro relata a história da família de Katia, a partir dos avós: a vida na Alemanha, a fuga, a estadia por muitos anos na Bolívia, a chegada ao Brasil, tendo como pano de fundo os acontecimentos políticos. Uma das personagens com destaque é Irma Eliaschewitz de Goldberg, mãe de Katia, que foi governanta do Campo de Estudos da CIP em Campos do Jordão.

20
20