EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Ester Proveller, Claudia Sender, rabino Marcelo Rittner, Embaixadora de Israel na Argentina, Dorit Shavit, Jayme Blay, Embaixador Reda Mansour e Marcelo Szpilman, dentre outros.


PROJETO DA B’NAI B’RITH NO PARANÁ LEVA ALEGRIA AO HOSPITAL INFANTIL PEQUENO PRÍNCIPE

255_fique_1_1

A Loja Chaim Weizman da B’nai B’rith do Paraná realizou mais uma etapa de seu Projeto Tikkun Olam Ismar Strachman no hospital infantil Pequeno Príncipe. A enfermeira-chefe, irmã Maria de Lourdes Castanho, falou em nome do hospital Pequeno Príncipe, agradecendo a diretoria da B’nai B’rith que mais uma vez dedicou um pouco do seu tempo para trazer alegria a quem precisa e os presentes, que em seguida foram distribuídos também às crianças acamadas nos diversos andares do hospital com o auxílio de Ester Proveller, Alegre Bromfman, Gilza Strachman, Marli Kunifas, Rosilda Lorber, Patricia Hanemann Klajnman e voluntárias do hospital.


PRESIDENTE DA TAM ENCERRA O ANO DE ATIVIDADES DA JEWISH IN

255_fique_1_2

A Associação Cultural Jewish IN recebeu Claudia Sender, presidente da TAM Linhas Aéreas, para falar sobre sua carreira e sua pessoa. Os anfitriões da noite foram Lia e Leon Alexandr, que receberam comme il faut, os cerca de cem jovens presentes. Inicialmente, Claudia contou sobre suas origens, vinda de uma família muito bem estruturada e unida do Bom Retiro e com ascendência polonesa, ela estudou no Colégio Renascença, Rio Branco e Bandeirantes, de onde saiu para cursar engenharia na Poli. Mesclando sua vida familiar, pessoal e profissional, todos puderam sair com grandes aprendizados do que é pensar no coletivo, dedicar-se ao outro etc. (Foto: Guga Guerchman)


PERETZ CELEBRA O DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA COM RODA DE LEITURA

255_fique_1_3Leitores em braile ou não desvendam o mundo dos gibis e livros infanto-juvenis

Em 3 de dezembro é celebrado o Dia Internacional da Deficiência, e a Rede de Leitura Inclusiva de São Paulo, a qual o Colégio I.L Peretz faz parte, organizou uma atividade conjunta entre seus atendidos.Todos se reuniram na Unidade do Fundamental I do Peretz, onde acontece, desde o início deste ano, o Projeto ‘Leitura Além dos Muros da Escola ’ para que as crianças e jovens do Instituto Dorina Nowill e de outras instituições de ensino participassem de uma roda de leitura. A garotada do Peretz leu para eles, e vice-versa, assim compartilharam momentos gostosos, imersos no universo mágico dos livros e gibis, sejam em braile ou não.


II SEMINÁRIO BRASIL-ISRAEL CHEGA AO INSTITUTO RIO BRANCO E AO CONGRESSO NACIONAL

255_fique_1_4

Dia 25 de novembro aconteceu o II Seminário Brasil-Israel no Instituto Rio Branco, em Brasília. O evento contou com a participação da delegação israelense composta por dezoito funcionários da chancelaria e diplomatas representantes de diferentes ministérios que estão visitando o Brasil. A comitiva foi liderada pelo Secretário-Geral Adjunto da Subsecretaria da América Latina e Caribe, Modi Ephraim. O embaixador de Israel no Brasil, Dr. Reda Mansour, participou da abertura do Seminário junto com a Embaixadora Lígia Maria Scherer, e o Conselheiro do Itamaraty, Ibrahim Abdul Hak Neto. No Instituto Rio Branco foram realizados, simultaneamente, 4 mesas de debate sobre diplomacia brasileira, que incluiram altos funcionários e diplomatas israelenses e brasileiros. No mesmo dia a delegação acompanhou o embaixador Reda Mansour até a Câmara dos Deputados, onde estiveram presentes membros do Congresso Nacional e da Liga Parlamentar de Amizade Brasil-Israel, encabeçada pelo presidente da Liga, o deputado federal Jony Marcos (PRB).


NO MÉXICO, RABINO MARCELO RITTNER COMEMORA 40 ANOS DE RABINATO

255_fique_1_5

Marcelo Rittner foi rabino da Congregação Israelita Paulista de 1975 a 1985. Há 30 anos, é rabino da Comunidad Bet-El, na Cidade do México,onde foi homegeado pelos 40 anos de rabinato.

Rittner foi também membro consultivo da Comissão de Direitos Humanos da B’nai B’rith do Brasil; presidente da Fraternidade Judaico-Cristã do Brasil; cofundador e copresidente da Fraternidade Judaico-Cristã México; membro do Conselho Diretivo do Conselho Mundial de Sinagogas.

Durante três anos, foi presidente da Assembleia Rabínica Latino-Americana. Em 2001, recebeu o título de doutor honoris causa do Seminário Teológico Judaico da América, em reconhecimento por seus 25 anos de trabalho pastoral.


CRIADA A FEDERAÇÃO DAS CÂMARAS MERCOSUL-ISRAEL

255_fique_1_6Presidentes das Câmaras com a Embaixadora Dorit Shavit

Os presidentes das câmaras binacionais Mercosul-Israel assinaram em Buenos Aires a criação da Federação das Câmaras de Comércio Mercosul-Israel. A Federação das Câmaras de Comércio Mercosul-Israel foi fundada com o objetivo de aumentar o comércio bilateral, bem como os investimentos e o valor agregado tecnológico das empresas PME do bloco sul-americano. A reunião, que contou com a presença de Jayme Blay (Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria), Julie Rothschild (Câmara de Comércio Israel-Uruguai) e Alexander Rubin, cônsul honorário de Israel no Paraguai e promotor da fundação da câmara de comércio israelense paraguaio, foi aberta pela Embaixadora de Israel na Argentina, Dorit Shavit. A anfitriã do encontro foi a Câmara Israelita Argentina de Comércio (ICIC), representada pelo seu presidente, Mario Montoto, pela vice-presidente Graciela Romer e pelo diretor secretário Dario Sykuler.


AGENDA GC – O QUE HÁ DE MELHOR

PRESIDENTE DA CÂMARA BRASIL-ISRAEL MINISTRA PALESTRA PARA DIPLOMATAS ISRAELENSES NA FIESP – Visando o incremento das relações bilaterais entre Brasil e Israel, Jayme Blay, presidente da Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria fez uma apresentação na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo para um grupo de diplomatas israelenses. O encontro contou com a participação de Modi Ephraim, diretor geral adjunto para a América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores de Israel. “Este evento, que já acontece há alguns anos, é de alta relevância para que os diplomatas israelenses saibam mais sobre nosso país, no contexto regional, político e econômico, de forma a incrementar a cooperação e as relações econômicas”, destacou o presidente da Câmara Brasil-Israel.


FHC E CELSO LAFER ELOGIAM PALESTRA DE ITAMAR RABINOVICH EM SÃO PAULO – O diplomata e historiador Itamar Rabinovich falou em novembro no Instituto FHC, em São Paulo, sobre o tema ‘’Israel frente a conflitos internos e desafios geopolíticos’’. Ele foi embaixador de Israel em Washington. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o jurista Celso Lafer e o secretário geral da Conib, Eduardo Wurzmann, não economizaram elogios ao palestrante.


TERCEIRA EDIÇÃO DE CADERNOS CONIB ABORDA DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL – Chegando à sua terceira edição, Cadernos Conib procura mostrar não apenas a contribuição dos judeus aos debates e aos temas centrais da sociedade brasileira, como igualmente a diversidade de opiniões e o espírito democrático da comunidade judaica. Cadernos Conib nº3 reúne textos que falam sobre os desafios da educação no Brasil e traz artigos e ensaios de especialistas como Gisela Wajskop, José Ernesto Bologna, Lilian Starobinas, Lúcia Mara Mandel, Mônica Timm de Carvalho, Roseli Fischmann e Sonia Kramer, que abordam a educação no Brasil; Alberto Milkewitz, Claudia Malbergier Caon, Silvio Hotimsky e os rabinos Ruben Sternschein e Samy Pinto apresentam suas visões sobre a educação judaica. Jayme Brener e Renato Modernell homenageiam Paulo Freire e Anísio Teixeira, ícones da educação no Brasil.


AQUÁRIO MARINHO DO RIO DE JANEIRO RECEBE SEU 1º PRÊMIO – A ADEMI-RJ (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro) escolheu o Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio) para ser agraciado com o troféu PRÊMIO ESPECIAL EMPREENDIMENTO PRIVADO DE INTERESSE CULTURAL no XVI Destaque ADEMI – Prêmio Master Imobiliário 2015 – Rio de Janeiro. “Após anos de incansável trabalho para viabilizar e tornar o Aquário Marinho do Rio de Janeiro uma realidade, vencendo resistências e obstáculos, com a fundamental parceria do engenheiro Roberto Kreimer e de três empresas privadas (Esfeco, Beltour e Cataratas), ter o empreendimento reconhecido com tão prestigiada distinção é motivo de muito orgulho para mim”, diz Marcelo Szpilman, presidente da AquaRio. O evento de premiação ocorreu dia 7 de dezembro, em São Conrado. Aliás, MARCELO SZPILMAN está entre os três indicados como personalidade do ano de 2015 na categoria Sociedade/Sustentabilidade do Prêmio Faz Diferença. O prêmio reconhece o trabalho, a dedicação e o talento de brasileiros, que, nas mais diversas áreas de atuação, serviram de inspiração para o país e o mundo em 2015. Os três indicados em cada uma das 17 categorias serão submetidos a um júri. Os vencedores serão definidos pelos votos de jornalistas do Globo, de dirigentes da Firjan, dos ganhadores do ano passado e de internautas. Conheça, e até o dia 10 de janeiro, vote naqueles que mais se destacaram em 2015 (no link abaixo) e compartilhe com seus amigos:

http://oglobo.globo.com/sociedade/premio-faz-diferenca-sociedadesustentabilidade-18130866

20
20