AQUECIMENTO GLOBAL – POR RABI ARON MOSS
A visão judaica sobre o final dos tempos difere bastante de outras visões apocalípticas. Até o castigo dos perversos pode acontecer por meios pacíficos.
Aprendi que a Torá prevê que no futuro a “cobertura do sol” será removida, e pessoas perversas irão sofrer com um calor intenso. Talvez isso esteja descrevendo o buraco na camada de ozônio. Estamos a ponto de ver a destruição dos perversos? O aquecimento global poderia ser um sinal de que Mashiach está chegando?
RESPOSTA:
A visão judaica sobre o final dos tempos difere bastante de outras visões apocalípticas. Até o castigo dos perversos pode acontecer por meios pacíficos. O ensinamento talmúdico que você menciona ilustra isso: “No futuro, não haverá necessidade de purgatório. D’us irá remover o sol de sua casca. Os justos serão curados e os perversos serão punidos.”1
A “casca do sol” poderia ser a atmosfera, a fotosfera, a camada de ozônio, todas as acima, ou algo totalmente diferente, mas o Talmud refere-se aqui a mudança no clima espiritual.
Nos ensinamentos da Torá, o sol representa a luz de D’us. Em nosso mundo atual, essa luz está oculta. Assim como o sol tem uma camada que o cobre e filtra sua luz, também as leis da natureza cobrem a luz de D’us no mundo. A mão Divina com frequência é difícil de detectar, e a vida pode às vezes parecer aleatória e sem significado. D’us está ali se você procurar por Ele, mas Ele pode facilmente não ser encontrado, e o mundo pode parecer um lugar muito escuro.
Mas um dia, em breve, tudo vai fazer sentido. Quando Mashiach chegar, D’us vai Se revelar, Sua luz vai brilhar totalmente, o véu será retirado, e veremos que é Sua mão guiando o mundo todo. Nada foi ao acaso, nada foi um erro, e tudo foi parte de Seu plano supremo.
Essa consciência será uma cura para os justos. Eles sempre souberam que D’us estava ali, e sofriam por não poder vê-Lo. Eles terão prazer em sentir a proximidade de D’us e ver a bondade prevalecer, e foi esse o motivo pelo qual dedicaram suas vidas.
Mas para os perversos, será um castigo. Quando a verdade é revelada, quando o jogo terminar, eles sentirão a dor por terem desperdiçado suas vidas em vazio e trivialidades. O maior castigo é descobrir que você fez tudo errado, que construiu sua vida sobre uma base falsa e perdeu a chance de fazer tanto bem.3
O sol irá brilhar. A questão é: você está bloqueando a luz ou ajudando a revelá-la? A sua vida tem prazo de validade: o que você tem feito para instilar nela um significado? Dedica-se a assuntos supérfluos ou tem agido para tornar o mundo um local mais humano e habitável. Transformá-lo em uma moradia para D’us na Terra.
O futuro é brilhante. Você pode ajudar a construí-lo agora.
NOTAS
1. Talmud, Nedarim 8 b.
2. Salmos 84:12: “Pois o sol e seu escudo é Hashem Elokim.”
3. Ohr Torah (Maguid de Mezeritch), Parashá Vayerá
RABI ARON MOSS ensina Cabalá, Talmud e Judaísmo prático em Sydney, Austrália, e contribui frequentemente com Chabad.org.
Fonte: PT.CHABAD.ORG – Revista Semanal – http://chabad.org.br/interativo/index11.html