PAPO COM O RABINO DOVI GOLDBERG
O relacionamento amigável do presidente (Vladimir Putin) com a comunidade judaica é curioso e notável.
Caros amigos,
A Forbes classificou o presidente russo, Vladimir Putin, como o homem mais poderoso do mundo em sua lista anual. À frente do presidente dos EUA! O que este homem tem a ver com nós judeus?!
Na semana passada, em Paris, ele começou o seu encontro com o primeiro-ministro Netanyahu desejando-lhe feliz Chanucá ( vídeo), e disse que a luz vencerá a escuridão. Ontem, o poderoso da Forbes convidou o rabino-chefe da Rússia ( fotos) para estender seus votos de Chanucá Sameach aos judeus de seu país.
Há duas semanas, ele novamente surpreendeu assumindo uma forte postura contra o antissemitismo, incentivando uma lei que bane interpretações fanáticas e antissemitas de textos bíblicos. Putin vem lutando contra o antissemitismo e, de fato, vem diminuindo o número de ataques violentos contra judeus na Rússia.
O relacionamento amigável do presidente com a comunidade judaica é curioso e notável. Certa vez ele relatou que uma família judia o acolhia em sua pobre infância em S. Petesburg. Vejam o que um prato de sopa é capaz de fazer…
Isso nos remete à mensagem de Chanucá. Uma pequena chama que acendemos pode brilhar muito longe!
Um abraço e Shalom.
Rabino Dovi Goldberg – Sinagoga do Morumbi – São Paulo