BRASIL NOS JOGOS MACABEUS DO CHILE – POR DENISE WASSERMAN
Conversamos com Cinthia Griner (diretora do Macabi Rio), que nos conta a seguir como foi a participação brasileira no XIII Jogos Macabeus Panamericanos.
Durante 10 dias, atletas brasileiros disputaram, no Chile, os Jogos Macabeus Panamericanos em diversas modalidades esportivas e voltaram para casa com muitas medalhas na mala e com colocação de 4º lugar.
De acordo com a diretora da Macabi Rio, Cinthia Griner, a delegação brasileira tem muitas histórias para contar, além de estar pronta para iniciar os treinamentos para os XX Jogos Macabeus Mundiais, que irão acontecer de 04 a 18 de julho de 2017, em Israel.
Conversamos com Cinthia Griner, que nos conta a seguir como foi a participação brasileira no XIII Jogos Macabeus Panamericanos. Vamos lá?
.Como foram esses 10 dias de convivência com equipes das diversas modalidades esportivas?
-Os XIII Jogos Macabeus Panamericanos, organizados pela Federação Chilena Macabi em parceria com a Confederação Latino Americana Macabi (CLAM), foram um grande sucesso. As equipes que representaram o Brasil demonstraram muito entrosamento dentro e fora das quadras e o sentimento de pertencimento à comunidade judaica, que envolveu toda delegação por 10 dias, foi impressionante.
.Quantos países participaram?
-Foram milhares de atletas de 20 países participantes deste evento, onde o espírito dos Macabeus esteve presente em todas as atividades.
.O Brasil fez bonito?
-O Brasil terminou o evento na quarta posição, atrás dos Estados Unidos, do anfitrião Chile e da Argentina. Este resultado contempla apenas a categoria Open, onde este ano o Brasil conquistou o primeiro lugar no Voleibol Feminino, Voleibol Masculino, além das medalhas de ouro da natação. As equipes brasileiras chegaram à mais três finais e conquistaram medalhas de prata no Futsal Open, Beach Vôlei Masculino Open e no Futebol Feminino Open, além do bronze no Futebol de Campo Open Masculino.
.Quais categorias tiveram destaque na Delegação Brasileira?
-Nos Juniores o Voleibol feminino Sub 16 levou o ouro e a Natação brasileira teve ótimos resultados, com medalhas de ouro, prata e bronze nas provas individuais e revezamentos. A medalha de prata do Futsal Sub 18 foi conquistada pela equipe brasileira e no Tênis de Campo o Brasil levou duas medalhas de bronze, no individual e nas duplas. O Futebol de Campo das categorias Sub 16 e Futebol de Campo Sub 18 ganharam medalha de bronze, a mesma medalha ganha pelas meninas da ginástica artística por equipe. O Basquete Sub 16 lutou muito, mas ficou fora do pódio e acabou a competição na quarta colocação.
.O que você destacaria nesses Jogos no Chile?
-A grande revelação destes Jogos foi a categoria Master do Brasil. Foi um festival de medalhas ganhas na Natação, no Basquete 45+ e no Tênis de Campo 35+. Ex-nadadores, que estavam afastados das competições há vários anos, se juntaram à equipe Macabi e, só nesta modalidade, conquistaram mais de 60 medalhas. O Brasil também participou com equipes no Futebol de Campo 35+ e 45+, mas não se classificou.
.O que representa os Jogos Macabeus para a Comunidade Judaica?
-O evento Jogos Macabeus é a maior competição esportiva do mundo na tradição e nos valores Macabi, ressaltando a centralidade do Estado de Israel na vida do povo judeu. “Os Jogos Olímpicos Judaicos”, como são chamados frequentemente, acontecem a cada quatro anos em Israel, alternando com os Jogos Macabeus Regionais que acontecem de 2 em 2 anos – Panamericanos, Europeus e da Oceania.
A principal missão dos Jogos é facilitar o encontro mundial de jovens atletas judeus, mantendo os mais altos níveis possíveis de competições esportivas, reforçando a sua ligação com o Estado de Israel e do povo judeu.
Este ano foram três categorias distintas: Open, Juniores e Masters. A categoria Juniores se destina aos atletas com idade entre 15 e 18 anos. Masters se divide em diferentes categorias, principalmente para acomodar os concorrentes com mais idade. Já a divisão Open é geralmente ilimitada de idade, sujeita às regras internacionais que regem cada esporte, e é destinada para os melhores atletas de cada delegação. Para participar do Jogos Macabeus os atletas devem representar uma delegação de um dos países inscritos.
SOBRE A AUTORA
Denise WassermanJornalista com experiência em Associações de Empresas Estatais e Sindicatos Profissionais, sempre trabalhou, também, para instituições judaicas. Atualmente concilia o jornalismo com a inspiração de escritora. Idealizou o 1º Salão de Humor Judaico, sucesso absoluto de público. Agora atua, também, na área de eventos onde encontrou o seu verdadeiro “eu”.
Fonte: Nosso Jornal Rio