PREMIAÇÃO DO 14º. CONCURSO FÁBIO DORF DA B’NAI B’RITH
A B’nai B’rith do Brasil realizou no final do ano passado a Premiação do 14º. Concurso Fábio Dorf de Direitos Humanos, para os alunos das escolas judaicas. Eles discorreram sobre o tema: “Água, esta preciosidade: realidades brasileira e israelense”.
Os premiados foram: 1º. Lugar do Ensino Fundamental II, Menahem Khafif, do Colégio Iavne Beit Chinuch, aluno da professora Loreta Russo, e o 1º. Lugar do Ensino Médio, Eduardo Goldstein, do Colégio Hebraico Brasileiro Renascença; 2º. Lugar do Ensino Fundamental II, Karina Sezana Shafferman, do Colégio Renascença, orientada pela professora Miriam Blaich Barouk. O 2º. Lugar do Ensino Médio, Daniel Erdman, do Colégio Renascença, também é aluno da profa. Miriam.
Compuseram a Comissão Julgadora: Ernesto Strauss, diretor cultural da B’nai B’rith do Brasil, Claudio Silberberg , Irene Goldstein, Moyses Friedheim e Tounée Rosset.
Na solenidade de premiação, Alberto Milkewitz, presidente institucional da federação Israelita do estado de São Paulo (Fisesp) parabenizou a B’nai B’rith pela escolha do tema, citando que a água é mencionada na Torá, em Bereshit (Gênesis) duas vezes. Abraham Goldstein, presidente nacional da B’nai B’rith do Brasil destacou a qualidade das redações encaminhadas ao Concurso, que obtiveram muitas notas altas, informando que no próximo ano, o formato do trabalho final será muito diferente: um vídeo. Lia Bergmann, coordenadora do Concurso Fábio Dorf, falou sobre a ampla atuação da entidade na área de Direitos Humanos.
Na ocasião, uma homenagem à uma personalidade comunitária ímpar: Miguel Zaltzman, pintor e retratista, avô de Guila e Igal Flint que doaram à B’nai B’rith dois quadros dentre os mais de mil pintados nos 50 anos que viveu no Brasil, de 1931 a 1985, quando faleceu.
FOTOS:
Eduardo Goldstein, 1º. Lugar, do Ensino Médio, aluno do Colégio Hebraico Brasileiro Renascença recebe o prêmio das mãos de Abraham Goldstein, presidente da B’nai B’rith do Brasil e Alberto Milkewitz, vice-presidente institucional da Fisesp, ladeado pela coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Glaucimara Baraldi.
Guila Flint e Hans Bergmann entregam o prêmio de 1º. Lugar do Ensino Fundamental II, que coube a Menahem Khafif, do Colégio Iavne Beit Chinuch, à profa. Loreta Russo, orientadora de sua redação.
Irene Goldstein e Tounée Rosset entregam o prêmio a Daniel Erdman, pelo 2º. Lugar do Ensino Médio, aluno do Colégio Renascença, ao lado da profa. Miriam Bleich Baroukh, orientadora deste e diversos outros trabalhos premiados.
Lia Bergmann, coordenadora do Concurso Fábio Dorf, Moyses Friedheim, Profa. Miriam Bleich Baroukh e Karina Sesana Shafferman, 2º. Lugar do Ensino Fundamental II , aluna do Colégio Renascença.