POR UMA SÃO PAULO MAIS DIGITAL – POR DANIEL ANNENBERG

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Minha opinião não é baseada em teses, apenas. O modelo de atendimento eletrônico do Poupatempo, que ajudei a elaborar e implantar, é tão bem-sucedido que tem aprovação de 99% dos usuários na maior parte do Estado de São Paulo, praticamente.


Tenho pesquisado muito sobre cidades inteligentes e digitais, com sistemas integrados de atendimento ao cidadão, mecanismo que aproxima as pessoas do Poder Público. Sempre acreditei na tecnologia como aliada no combate à burocracia e à corrupção. Agora, a necessidade de acelerar a criação e ampliar o alcance das ferramentas capazes de facilitar essa comunicação torna-se urgente. Numa sociedade que trabalha com a co-criação, em que o processo colaborativo é orgânico e as redes sociais tornaram-se meios de comunicação, se os representantes dos órgãos públicos não investirem, todos os dias, em novos modelos e pontes de acesso rápido aos cidadãos, correm o risco de perderem {ainda mais} a confiança da população e, sobretudo, o fio da história e do desenvolvimento social.

A cidade de São Paulo, com a inegável vocação para adiantar o futuro, precisa de meios que a tornem exemplo de cidade digital, com o uso dos serviços eletrônicos, via celular e via internet, para desburocratizar e descentralizar os serviços públicos, melhorando a mobilidade e a qualidade de vida das pessoas. Algumas medidas não exigem investimentos financeiros proibitivos. Manter equipes capacitadas e prontas a dar soluções eficazes e de custo justo deve ser prioridade, assim como integrar as diferentes bases de dados que armazenam os cadastros de todos os cidadãos. Isso agiliza o processo e torna os sistemas mais inteligentes.

Minha opinião não é baseada em teses, apenas. O modelo de atendimento eletrônico do Poupatempo, que ajudei a elaborar e implantar, é tão bem-sucedido que tem aprovação de 99% dos usuários na maior parte do Estado de São Paulo, praticamente. Agora, como diretor do Detran-SP, posso dizer que fizemos algumas mudanças revolucionárias que dependeram muito de inteligência e tecnologia. Temos recebido bastantes mensagens de usuários satisfeitos (mais que a média histórica), via redes sociais e também por meio do portal do Detran-SP. Entretanto, uma mensagem, em especial, me deixou bastante entusiasmado. Um usuário de São Bernardo do Campo escreveu:

“Quero deixar registrado meus parabéns ao DETRAN pelo atendimento. Primeiramente com o recebimento de uma correspondência informando a data de vencimento da minha habilitação, bem como com todas as informações para que a mesma fosse renovada. Dirigi-me ao DETRAN no Poupatempo em São Bernardo do Campo, onde também fui excelentemente atendido e, com isto, renovei minha habilitação em tempo hábil. Seria uma maravilha se a maioria dos serviços no Brasil estivessem funcionando assim.

Parabéns a todos que trabalharam para que o DETRAN tenha este serviço tão eficiente! Isto é muito gratificante para o cidadão que paga seus impostos!”

Gratificante, de fato, define a sensação de ler algo assim. Nestes momentos, sinto que estamos no caminho certo —por mais tortuoso que pareça.


Daniel Annenberg, sociólogo e gestor público, é diretor-presidente do Detran-SP.