SERVIÇOS ELETRÔNICOS: É PRECISO FACILITAR A VIDA DO CIDADÃO – POR DANIEL ANNENBERG

259_NEWS_0

Este mês, vamos lançar um livro com um balanço completo dos últimos cinco anos no Detran-SP. Na correria do cotidiano, sabemos com clareza o que devemos fazer — e o quanto falta ser feito para chegar no ideal. Mas, muitas vezes, não percebemos o quanto já fizemos. Lendo e ouvindo comentários de usuários de nossos serviços, percebo o quanto algumas melhorias já são percebidas e elogiadas pelos cidadãos. Isso tudo me dá a certeza de que estamos no caminho certo.

Conseguimos colocar em prática, de forma mais notável, boa parte do plano de melhorar a qualidade do atendimento. Quem me conhece sabe: acredito que desburocratizar, disponibilizar canais eletrônicos e descentralizar os serviços públicos é a primeira alternativa para tornar mais eficiente a relação entre cidadãos e governos e, assim, melhorar a qualidade de vida das pessoas, de forma igualitária.

Inauguramos e reformamos mais de 290 novas unidades de atendimento presencial. Todas com padrão Poupatempo de atendimento. Esses postos têm grande capacidade de atendimento. E a meta é reduzir significativamente as filas e esperas de atendimento em todos as unidades do Detran-SP. Mais de 23 tipos de serviços e solicitações já podem ser feitos exclusivamente via internet, no portal detran.sp.gov.br ou por meio de aplicativos (já lançamos três apps nos últimos anos). Outra facilidade: via torpedo, o Detran avisa sobre datas de vencimento da CNH, licenciamento, com antecedência suficiente. Basta cadastrar o telefone no portal.

Soube, entretanto, que muita gente ainda se desloca de casa até nossas unidades para solicitar documentos e realizar consultas e procedimentos que já estão disponíveis online. Por isso, sempre sugiro: antes de sair de casa para ir a alguma unidade do Detran, entre em nosso portal e www.detran.sp.gov.br ou ligue para o DiskDetran 11 3322-3333 e 0300-101-3333 e veja se o serviço de que você precisa nano pode ser feito à distância, via internet:

2ª via da CNH

Agendamento

CNH em cassação ou suspensão – Solicite e acompanhe defesa e recurso

Consulta de pontos da CNH

Consulte as aulas práticas

Consulte as aulas teóricas

Consulte o agendamento aqui

Consulte o resultado de provas

Faça o simulado de provas

Histórico – Certidão da CNH

Mudou no mesmo município? Atualização de endereço

Pesquisar – Certidão da CNH

Primeira habilitação – acompanhe o processo

Primeira habilitação – troque a Permissão pela CNH definitiva

Tem habilitação no Brasil e quer dirigir no exterior? Solicite a PID

Comunicação de venda

Mudou no mesmo município? Alteração de endereço

Pesquisa de débitos e restrições de veículos de terceiros

Pesquisa de débitos e restrições de veículos do proprietário

Pesquisa para emissão de 2ª via do licenciamento

Ver se o veículo tem restrição para compra ou venda

2ª via de multas para veículos registrados em outro estado

Solicitar e acompanhar recurso de penalidade


 

DANIEL ANNENBERG – Sociólogo e gestor público, é diretor-presidente do Detran-SP.

20
20