PAPO COM O RABINO DOVI GOLDBERG

263_história_3_1

Um amigo americano me perguntou se alguém deu mau-olhado para o Brasil (vide a crise econômica, política, corrupção, Zika, segurança, etc.)… Eu comecei a rir e disse que as pessoas não olham para o Brasil há muito tempo, ninguém nos inveja…

Mas, sinceramente, não devemos pensar assim sobre o nosso próprio país, pois isso gera uma energia negativa.

Por que o mau-olhado (olho do mal) é chamado em todos os idiomas no singular, e não no plural (olhos maus)? Porque um mau-olhado vem de alguém que usa apenas um olho e, portanto, tem uma visão muito estreita. Ele está com ciúmes do outro, porque ele só enxerga as coisas de modo superficial.

A verdade é que a vida de todo mundo tem altos e baixos, sofrimentos e alegrias. O mau-olhado é enxergar com um olho; ver apenas o sucesso dos outros e, ao mesmo tempo, ver apenas a si mesmo também com um olho, olhando apenas os seus infortúnios e se amargurando.

A inveja que uma pessoa sente da outra prejudica quem está sendo invejado. Da mesma forma, quem tem essa visão pequena sobre si mesmo também é prejudicado.

Use os dois olhos. Não fique alheio aos problemas do seu amigo; veja o que ele está passando e tente aliviar e ajudá-lo. Quanto a você mesmo, seja agradecido pelas coisas maravilhosas que D’us lhe deu.

Um abraço e Shalom.


RABINO DOVI GOLDBERG – Sinagoga do Morumbi – SP

dg@chabadmorumbi.org.br

20
20