IOM HASHOÁ 2016 – POR FLORIANO PESARO
O Holocausto foi e ainda é a expressão mais completa da bestialidade coletiva. Por isso celebramos todo ano o Dia da Memória ao Heroísmo e ao Holocausto. Para que homenageemos nossos mortos e nossos heróis, para que não esqueçamos, para que possamos educar o mundo sobre o que foi esta inconcebível tragédia.
No último dia 05 comemoramos o Dia da Memória ao Heroísmo e ao Holocausto. Atualmente a lembrança da data é mais imprescindível do que nunca.
Já não temos mais muitos sobreviventes do Holocausto que possam relatar, em primeira mão, a desgraça que foi essa triste época de nossa história. Já quase não podemos contar com a voz daqueles que viveram numa época em que a humanidade alcançou seu ponto mais baixo. Na verdade, foi uma época em que cidadãos, convencidos pelo carisma de um insano, vieram a praticar as mais ignóbeis ações contra seus próximos.
A Alemanha, já em 1933, começava a sucumbir a um discurso megalomaníaco e incrivelmente racista de seu chefe maior, Adolph Hitler. Os alemães, inebriados pela retórica infame do partido nazista, começaram a atacar violentamente todo e qualquer ser humano que não se inseria na imagem da pureza ariana.
Assim, este processo demente, expansionista e fascista levou a nação alemã a chegar ao fundo de sua história, torturando e procurando aniquilar toda a raça judaica e também os ciganos, os gays, os deficientes físicos, entre outros.
Foram criados Campos de Concentração onde homens, investidos de um poder totalitário e abjeto, praticaram impensáveis barbáries em nome de um projeto de purificação da raça.
Os judeus e outras vítimas sofreram com a tortura, com a fome, com a completa aniquilação de seus direitos mais básicos e se viram levados coletivamente à morte pelas câmaras de gás.
Seis milhões de judeus foram eliminados. Nossos parentes, parentes de nossos amigos, foram todos dizimados pelos nazistas.
O Holocausto foi e ainda é a expressão mais completa da bestialidade coletiva.
Por isso celebramos todo ano o Dia da Memória ao Heroísmo e ao Holocausto. Para que homenageemos nossos mortos e nossos heróis, para que não esqueçamos, para que possamos educar o mundo sobre o que foi esta inconcebível tragédia.
Nossa resposta a essa época dramática é nossa sobrevivência, é o sucesso de nosso povo nos lugares mais importantes deste mundo.
Nossa resposta é nosso grito, nossa resposta é a lembrança, que nos permite alertar a todos, e principalmente a nossas crianças e nossos adolescentes, para que saibam e entendam o tamanho dessa barbaridade e para que possam impedir qualquer nação de reviver uma época tão escura de nossa humanidade.
A mais bela resposta à barbárie é o nascimento e o crescimento do Estado de Israel.
Floriano Pesaro
Secretário de Estado de Desenvolvimento Social
Deputado Federal