EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE …
E faz acontecer, como Mona Dorf, Alexandre Frankel, Raphael Klein, Alexandre Ostrowiecki, Renato Feder, Perla Mosseri, Arthur Trojan, Herry Rosenberg,
Evelyn Milsztajn, Israel Blajberg, Kaynan Rabino, Marcelo Schapo, Eduardo El Kobbi, Jaques Zonis, Lior Ben Dor, Hermano Wrobel, Anna Bentes Bloch, Claudio Goldemberg, Rabino Shalom Ber Salomon, Paulo Newman, Paulo Maltz, Flávio Stanger, Rabino Eliezer Stauber, Rolande Paule Fichberg, Fredy Glatt e Nicolle Sender, dentre outros.
NOVAS LIDERANÇAS NA UNIBES CULTURAL
A Unibes Cultural, localizada na Rua Oscar Freire, 2.500, traz o Janela para o Conhecimento com uma série de palestras e cursos gratuitos. No último dia 26 a jornalista Mona Dorf esteve à frente do primeiro encontro da série de entrevistas “História Contada”. Os jovens empresários Alexandre Frankel – CEO da Vitacon, Raphael Klein – sócio da Roix, Alexandre Ostrowiecki e Renato Feder – CEOS da Multilaser, compartilharam suas experiências, diferenciais e rotina na liderança de grandes empresas e o papel dos empresários como lideranças sociais e comunitárias. A série apresenta ao público a trajetória de pessoas de diferentes segmentos, com forte protagonismo no cenário nacional e histórias de vida inspiradoras. Todos os encontros são gratuitos e começam sempre às 20h30. As vagas são limitadas e para participar os interessados precisam se inscrever no site www.unibescultural.org.br. Programe-se para o próximo encontro, dia 10.05, com Jacó Guinsburg, crítico de teatro, ensaísta e diretor-presidente da Editora Perspectiva. Inscreva-se!
HISTÓRIAS DE ESPERANÇA E AMIZADE NA NA’AMAT
A contadora de histórias Perla (Perline) Mosseri (na foto com as chaverot) esteve na sede da Na’amat Pioneiras São Paulo, onde animou a tarde das chaverot contando histórias de amizade, esperança. superação e otimismo. “Depois de muitos anos trabalhando no mercado financeiro, resolvi fazer um trabalho voluntário diferente e me capacitei para contar histórias pelo projeto “Era uma Vez” da Federação Israelita”, destacou Perla.
73º. ANIVERSARIO DO LEVANTE DO GUETO DE VARSÓVIA
A Sociedade Beneficiente Polonia do Rio de Janeiro realizou dia 17 abril uma homenagem aos heróis do Gueto, com a presença de 80 pessoas. O Mestre de Cerimônias Arthur Trojan fez uma introdução ao tema, seguindo-se os Hinos Nacionais Brasileiro e Polonês. In Memoriam dos heróis e mártires do Holocausto foram acesas 6 velas recordatórias, pelos sobreviventes da Shoá Freddy Glatt, Presidente da Sherit Hapleitá, Freddy Sobotka, Consul Honorario da Republica Tcheca, antigos combatentes poloneses do Levante de Varsovia, Krzystof Gluchowski e J. Kobielka, antigos presos politicos e deportados, Tomasz Lychowski, Liliana Sirkis e Marianna Brockie, pelo Presidente da Sociedade Polonia, Dr Stefan Janczukowicz e Vice-Presidentes da FIERJ, Herry Rosenberg e Evelyn Milsztajn, representando o Presidente Paulo Maltz que se encontrava em viagem. A Proclamação dos Combatentes do Gueto ao Mundo Livre foi lida pelo Prof Rodrigo Lychowski, da UERJ. Usaram da palavra o Vice Presidente da FIERJ Herry Rosenberg e o Presidente da Sociedade Polonia, Dr Stefan Janczukowicz. O Orador da Noite foi o Prof Israel Blajberg, Diretor de Cidadania da FIERJ que fez uma palestra sobre “A Epopéia do Gueto”, seguindo-se um depoimento do Sr Tomasz Lychowski sobre a sua passagem e de sua familia pela prisao de Pawiak em Varsovia, e o Campo de Exterminio de Auschwitz.
Texto: Israel Blajberg
KKL BRASIL PARTICIPA DO “DIA DAS BOAS AÇÕES” MOBILIZANDO VOLUNTÁRIOS EM 14 ESTADOS E 28 CIDADES
Dia Das Boas Ações impactou mais de 40 mil brasileiros
O KKL Brasil (braço do KKL – Keren Kayemet LeIsrael, maior e mais antiga organização ambiental do mundo, mobilizou mais de 2 mil voluntários em 14 estados (Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Belém, Roraima, Manaus e Distrito Federal), totalizando 28 cidades, que trabalharam na prática o conceito de sustentabilidade em diversos eventos que aconteceram no dia 10 de abril, marcando o Dia das Boas Ações, evento mundial que aconteceu pela primeira vez no Brasil com o apoio da Arison Foundation. Criado em 2007 em Israel, o evento deste ano aconteceu em 74 países e pela primeira teve como sede o Brasil. “O país foi escolhido como foco pois acreditamos em seu potencial para o trabalho voluntário e no seu poder de influência”, afirmou Kaynan Rabino , CEO mundial do Dia das Boas Ações (na foto entre Marcelo Schapo e o presidente da entidade Eduardo El Kobbi). O Atados, plataforma online que conecta ONGs e pessoas através das oportunidades de voluntariado, foi o responsável pelo evento no Brasil.
PESSACH EM SANTOS
“A sinagoga de Santos Beit Jacob promoveu um kidush especial no último dia 23 para comemorar o Pessach. Além do kidush com muita matzá, kneidales e gefilte fish, a poetisa Glorinha Veloso declamou sobre a liberdade. De acordo com o presidente da sinagoga, Jaques Zonis, lembrar o Pessach é extremamente importante “para que possamos contar a nossa história de libertação para que nunca mais sejamos escravos”, afirma. Além dos moradores da Baixada Santista, o evento contou com a presença de representantes de Campinas e Curitiba que foram conhecer o Shil santista e trocar ideias sobre judaísmo.
ÁRVORES BÍBLICAS SÃO PLANTADAS NA EMBAIXADA DE ISRAEL EM BRASÍLIA
O Encarregado de Negócios e Ministro da Embaixada de Israel no Brasil, Lior Ben Dor, recebeu, nos jardins da Embaixada, membros da comunidade judaica local e autoridades amigas de Israel, como o presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Israel, deputado Jony Marcos (PRB) e o presidente da Associação Cultural Israelita de Brasília (ACIB), Hermano Wrobel. Todos vieram prestigiar a realização do plantio de mudas de árvores bíblicas que simbolizam os ideais da preservação da tradição e da passagem de valores de uma geração para outra. Dentre as árvores plantadas estão figueiras, romeiras, videiras, oliveiras e tamareiras. Durante o seu discurso, o diplomata israelense ressaltou que a atividade na embaixada foi escolhida para ser o pontapé inicial das comemorações dos 68 anos do Estado de Israel, que, este ano, ocorrerá no próximo dia 12 de maio. Para Ben Dor, “ a importância deste dia é imensa, pois, assim como nossos avós plantaram árvores para nós, hoje plantamos árvores cujos frutos serão colhidos pelos nossos netos na próxima geração”. O deputado Jony Marcos e o presidente da ACIB, Hermano Wrobel, também discursaram reafirmando a importância do ato simbólico realizado na Embaixada na demonstração da parceria entre Brasil e Israel.
SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AS VITIMAS DO HOLOCAUSTO EM NITEROI
Tendo como cerimonialista Anna Bentes Bloch, sessão solene em homenagem às vítimas do Holocausto foi realizada na Câmara Municipal de Niterói/RJ, ocasião em que também foi aberta a exposição “Aleksander Henryk Laks – O Sobrevivente”. Dentre os presentes, Dom Orani João Cardeal Tempesta – Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do RJ, Rabino Eliezer Stauber – Rabino do Rio de Janeiro, Claudio Goldemberg – Conselho da FIERJ, Rabino Shalom Ber Salomon – Rabino de Niterói, Paulo Newman – Presidente do Centro Israelita de Niterói, Paulo Maltz- Presidente do Executivo FIERJ, Jaime Baron – Presidente da Sociedade Hebraica de Niterói, Flávio Stanger- Presidente do Conselho Deliberativo da FIERJ , Dom José Francisco Rezende Dias – Arcebispo da Arquidiocese de Niterói, Vereador Bruno Lessa, Rabino Eliezer Stauber – Rabino do Rio de Janeiro, Rolande Paule Fichberg – Presidente Diretoria Executiva da ADAF, representando as instituições judaicas de Niterói, Centro Israelita de Niterói, Sociedade Hebraica de Niterói, Organização Feminina Wizo -Centro Scylas Schneiderde Niterói e Memorial Judaico de Vassouras, e Fredy Glatt – Presidente da Sharit Hapleitá- Associação dos Sobrevivente do Holocausto.
SUPER PESSACH DO SUBCENTRO HENNY LANDAU, DA WIZO-RIO
Foi sucesso total o jantar pré-seder do Subcentro Henny Landau, da Wizo-Rio, ocorrido no CIB. Os Grupos, totalmente integrados em uma leitura simbólica da Hagadá, ouviram atentos a explicação dos itens que compõem a mesa de Pessach. Outro destaque foi a linda parte musical, a cargo da querida Nicolle Sender, que, interpretando músicas típicas, emocionou a todas pela singeleza do momento. Kol a Kavod às coordenadorias de Eventos e Cultura do Subcentro, ao Executivo do Subcentro presidido por Sheila Maleh, e equipe, sempre disposta a oferecer belos momentos, principalmente em torno das festas judaicas.
AGENDA GC – O QUE HÁ DE MELHOR
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE HIZMET É ORGANIZADA PELO CENTRO CULTURAL BRASIL TURQUIA – O evento será realizado no dia 19 de Maio, das 8h30 às 15h30, na USP – Auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM). Mais informações: www.conferenciasobrehizmet.com.br
JÁ ESTÁ CHEGANDO A 35ª EDIÇÃO DA FEIRA DA COMUNIDADE – Cerca de 100 expositores das mais diversas áreas, vão oferecer serviços e produtos a preços convidativos durante a 35ª Edição da Feira da Comunidade que acontece no domingo, 15 de maio, das 10 às 18 horas, no Salão Marc Chagall, de A Hebraica de SP. O evento, que fará parte das comemorações do “Yom Haatzmaut”, também contará com a tradicional Praça de Alimentação.
APRENDA A LER HEBRAICO EM CINCO DIAS – Após o grande sucesso e a pedido de várias pessoas, Sarah Steinmetz estará repetindo o curso Aprenda a Ler Hebraico em 5 Aulas, usando um método fácil de memorizar e ler. Serão duas opções de turmas. Quartas-feiras às 10h30 ou às 20h30, com início em 11 de maio. Para homens e mulheres, mediante inscrição via email.
UNIBES CULTURAL E A REVOLUÇÃO DIGITAL: Paulo Loeb, sócio e head de negócios da agência F.Biz, abriu na Unibes Cultural dia 28 último a série “Encontros” com o tema Revolução Digital. A palestra, essencial para entendermos o futuro da comunicação, foi esclarecedora e trouxe novas perspectivas da comunicação, sobretudo, com relação às tendências e oportunidades que a área oferece. Dia 11 de maio será a vez de Adriano Silva, CEO do Projeto Draft, para falar sobre a nova economia. Inscreva-se!
FÁTIMA TURCI RECEBE O 18º PRÊMIO PERSONALIDADE DE COMUNICAÇÃO – A jornalista Fátima Turci, apresentadora do programa Economia & Negócios da TV Record, receberá no próximo dia 19 de maio, às 19h50, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, o 18º Prêmio Personalidade de Comunicação, outorgado pela Mega Brasil Comunicação. Este prêmio coroa sua jornada profissional de 40 anos.
B´NAI B´RITH SP PROMOVE O DIA DAS MÃES IN CONCERT – Dia 11 de maio, às 14h, chá musical com apresentação do violonista Pedro Della Rolle, mestre em música pela USP, brindará as mães com uma seleção de músicas tradicionais judaicas. O endereço é rua Caçapava, 105 – 4º andar. Mais informações com Cristiane pelo fone (11) 3082-5844.
III MARATONA DE DANÇA ISRAELENSE DA CIP – Comemore Iom Haatzmaut, o Dia da Independência do Estado de Israel, com muita música e dança israelense. Apresentação dia 14 de maio, sábado, às 19h, no Salão Nobre, de grupos de dança da CIP, de seus movimentos juvenis e de instituições convidadas, além de harcadót abertas para toda comunidade. Ingresso solidário: kits de higiene para as entidades assistidas pelo projeto Vida-Chai da CIP.
VIAGEM A INHOTIM COM A NA’AMAT – A Na´amat SP está organizando uma viagem, de 17 a 19 de junho, para o Instituto Inhotim. Localizado em Brumadinho (BH), ele é sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina, com uma coleção botânica que reúne espécies raras e de todos os continentes. Valor por pessoa: R$ 1.480,00 (em apartamento duplo) e R$ 1.780,00 (em apartamento individual). Informações na Shilton – (11) 3677.7500 com Livia, Evelyn ou Mariza ou pelo email: turismo@shilton.com.br ou na Na’amat Pioneiras São Paulo – tel: (11) 3667.5247 ou pelo email: naamat@naamat.org.br.
MESA REDONDA SOBRE O CONFLITO ENTRE ÁRABES E ISRAELENSES – A Na´amat Pioneiras São Paulo e a e Sinagoga Mishcan Menachem realizam no dia 22 de maio (domingo) às 19h, à Rua Madre Teodora, 45 – Jardim Paulista, Mesa Redonda com o tema “Conflito Árabes x Israelenses – Tem Solução?”. Com base no filme “Os árabes também dançam”, a Mesa Redonda contará com a participação de Ricardo Berkiensztat, presidente executivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo e do rabino Yaacov Nurkim, empresário e professor da área judaica, com mediação do rabino Shalom Ber Gourarie. Adesão R$ 36,00 (com coffee break ) na Na’amat Pioneiras São Paulo – (11) 3667.5247 ou pelo email: naamat@naamat.org.br.
ARGENTINA TEM 1º CASAMENTO GAY JUDAICO DA AMÉRICA LATINA – As advogadas Vicky Escobar, de 40 anos, e Romina Charur, 35, quebraram um copo com o pé no último domingo (10) em uma sinagoga de Buenos Aires. Pela tradição judaica, cabe ao homem fazer esse gesto no fim de uma cerimônia de casamento. Uma alteração no ritual —e nas regras da religião—, porém, permitiu que cada uma delas o fizesse. Esse foi o primeiro casamento homossexual judaico da América Latina, segundo a organização JAG (Judeus Argentinos Gays). Apesar de a união entre duas pessoas do mesmo sexo ser proibida pela Torá, o Talmude (outro livro sagrado para os judeus) coloca a dignidade como um de seus princípios e permite uma interpretação a favor do casamento, explicou à Folha a noiva Vicky Escobar. Com base nesse princípio, a união homossexual é permitida entre os judeus conservadores desde 2006. Entre os ortodoxos, ela ainda é proibida. Cada sinagoga, porém, tem autonomia para decidir se realizará o casamento. No caso das argentinas, a comunidade foi envolvida em uma discussão que durou dois anos, e a autorização saiu em 21 de março. Houve uma votação entre todos os que frequentam a sinagoga e o resultado foi unânime. (Folha de S.Paulo)