INSTITUTO WEIZMANN DESENVOLVE TRATAMENTO PARA O CÂNCER DE PRÓSTATA

265_medicina_1_1Modernos laboratórios do Instituto Weizmann. Foto: Divulgação.

O Instituto Weizmann de Ciências de Israel desenvolveu uma tecnologia não invasiva e sem efeitos colaterais para tratamento de câncer de próstata. O tratamento consiste em uma injeção intravenosa seguida por exposição do tecido maligno à luz, que, a partir de uma reação em cadeia, destrói o tumor sem danificar o tecido saudável. No Brasil, essa terapia aguarda aprovação da Anvisa. Ela já foi aprovada em Israel e no México.

A tecnologia, desenvolvida pelos professores Yoram Salomon e Avigdor Scherz, oferece uma boa alternativa para pacientes diagnosticados no estágio inicial da doença.

Os pacientes são liberados em poucas horas após o procedimento e podem retornar às suas atividades normais dentro de poucos dias, sem nenhum dos efeitos colaterais frequentemente associados ao tratamento convencional ou a remoção da próstata.

Localizado em Rehovot, Israel, o Instituto Weizmann de Ciências é uma das mais respeitadas instituições de pesquisa multidisciplinar no mundo e abriga cerca de três mil cientistas, estudantes, técnicos e equipe de apoio.

O Weizmann concentra seus esforços na busca de novos caminhos para combater doenças e a fome, além de explorar a matemática, as ciências da computação, a física e questões do universo, criando novos materiais e desenvolvendo estratégias para proteger o meio ambiente.