2º JOGOS MACABEUS ESCOLARES PAN-AMERICANOS DANI FRIDMAN ASSAYAG Z”L

Tendo como principal objetivo integrar e prestigiar as escolas judaicas e despertar nos alunos o espírito macabeu, fortalecendo ainda mais o lema “Judaísmo através do Esporte”, além de descobrir novos talentos esportivos na comunidade judaica, a CBM – Confederação Brasileira Macabi realizou na semana passada (dias 26 a 29 de maio), sob a presidência do advogado Fernando Rosenthal, a segunda edição dos Jogos Macabeus Escolares Pan Americanos na Hebraica de São Paulo, homenageando Dani Fridman Assayag Z´L, grande admirador de esportes e que faleceu em 2014, com 11 anos de idade.

O evento contou com a participação de escolas e comunidades de diversos estados do Brasil, com cerca de 700 atletas competindo em várias modalidades esportivas (futsal, futebol society, vôlei, basquete, natação, xadrez, handebol, tênis de campo, tênis de mesa, judô, atletismo e ginástica artística): Escola Antonieta e Leon Feffer I.L. Peretz (SP), Colégio Hebraico Brasileiro Renascença (SP), Escola Beit Yaacov(SP), Yeshivá de Cotia (SP), Colégio Israelita Brasileiro A. Liessin Scholem Aleichem (RJ), Colégio Israelita Brasileiro Eliezer Steinbar/Max Nordau (RJ), Colégio TTH Barilan (RJ), Colégio Israelita Brasileiro – CIB (RS) Escola Israelita Salomão Guelman (PR), Colégio Theodor Herzl (BH), além de atletas da Argentina, Paraguai, Bolívia e Colômbia.

Entre as atividades sociais que aconteceram durante o evento estão a cerimônia de abertura, com a dupla Régis Karlik e Claudio Goldman cantando os hinos nacionais de Israel e do Brasil, os jogos culturais, cinema, a balada do atleta e o Cabalat Shabat, o ponto alto da festa.

SOBRE A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA MACABI

A Confederação Brasileira Macabi, foi criada em 1962. Em 1973 passou a ter personalidade jurídica quando foi registrado seu primeiro estatuto social. Desde então, a Macabi Brasil vem representando o Brasil e organizando competições desportivas. Atualmente a Confederação conta com 18 entidades filiadas tem como missão ser uma entidade aglutinadora de suas filiadas no Brasil, e representá-las no exterior, usando como veículo, tanto o esporte quanto a cultura.

Dentre as atividades desempenhadas pela Macabi Brasil estão a organização de competições esportivas tais como Jogos Macabeus Escolares, Jogos Macabeus Nacionais, Jogos Macabeus Pan-Americanos, Macabiadas Mundiais entre outros eventos. Futuramente outros estados terão o prazer de sediar tais eventos.

As Macabíadas Escolares acontecem todos os anos em São Paulo e Rio de Janeiro, alternadamente, com colégios convidados de toda a América Latina,

Fotos: Eva Zimerman

266_hebraica_4_7

266_hebraica_4_1

266_hebraica_4_2

266_hebraica_4_3

266_hebraica_4_4

266_hebraica_4_5

266_hebraica_4_6

20
20