DEVEMOS CONSTRUIR AGORA – RABINO ARIEH RAICHMAN

273_história_1_1

Para construir e crescer é preciso as emoções de alegria e esperança.


O ano era 1956, quando uma grande tragédia se abateu sobre a pequena aldeia de Kfar Chabad, em Israel. Terroristas entraram numa escola profissional e mataram cinco estudantes, juntamente com seu professor, e feriu outros 10. Os moradores ficaram chocados e não sabiam qual deveria ser o próximo passo. Algumas pessoas pensaram em fechar a escola ou talvez mudá-la para outro local. No entanto, eles não iriam decidir nada sem uma mensagem do seu líder, o Rebe.

Chegou um telegrama escrito nele as seguintes palavras: “por meio de contínua construção vocês serão consolados.” Essa frase mudou o clima na aldeia para um de energia positiva e ação. Através de eles reconstruírem a escola profissional e continuarem o crescimento da comunidade, se sentiriam consolados. Além da instrução, o Rebe enviou 10 emissários para inspirar os judeus de Israel, ajudar a superar o período desafiador.

Com os recentes ataques terroristas, o governo israelense respondeu da mesma forma que o Rebe. Eles anunciaram novos projetos de construção em todo Israel. Os inimigos acreditam que através do medo e ataques vão afastar as pessoas. No entanto, eles estão errados, pois a tragédia só nos faz mais fortes e querer crescer ainda mais.

Elie Wiesel Z”L foi um sobrevivente do Holocausto que dedicou sua vida para transformar o Holocausto de uma página na história para uma lição para as gerações futuras. Em 1955, ele se mudou para os Estados Unidos e um vínculo com o Rebe foi criado. O Rebe encorajou-o a se casar e a continuar seu trabalho. No entanto, ele lembrou-lhe que a resposta real para Hitler (que sua memória seja apagada) e seus seguidores é através da ação. Ele deveria construir seu próprio lar judaico, com o melhor de sua capacidade.

Se ele fosse se concentrar apenas nos acontecimentos tristes e não querer casar-se, isso apenas traria a ele e a outros, uma fraqueza emocional e pessimismo. Para construir e crescer é preciso as emoções de alegria e esperança. Como disse Elie Wiesel, “O Rebe carregava todo o sofrimento do povo judeu (suas instruções de ação e de estar alegre é para superar as dificuldades)”. Um ano depois, ele se casou com outra sobrevivente do holocausto, Marion Erster Rose, e construiu um lar judaico.

Que nós também possamos usar o sofrimento de nosso exílio para construir Judaísmo todos os dias de nossas vidas.

Shalom!


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Fonte: Manews – chabadmanaus@gmail.com – Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.com

20
20