PROBLEMA DE AUDIÇÃO PODE SER A CAUSA DA DIFICULDADE ESCOLAR DE UMA CRIANÇA – POR KATIA MORILO AGUIAR

276_medicina_3_1

A dificuldade em analisar/interpretar os padrões sonoros, bem como a dificuldade em lidar com as informações que chegam pela audição (quando não há perda auditiva) é chamada de Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC).


Reading boyVocê sabia que alteração no Processamento Auditivo Central (PAC) pode ser a causa da dificuldade escolar de uma criança?

Processamento Auditivo Central (PAC) é o conjunto de tarefas e habilidades necessárias para que possamos entender e compreender o que ouvimos. A exposição ao som ativa as habilidades auditivas responsáveis pelo processamento da informação sonora, percorrendo todo o Sistema Auditivo, do ouvido até o córtex cerebral.

“É AQUILO QUE VOCÊ FAZ COM A INFORMAÇÃO QUE OUVIU”.

A dificuldade em analisar/interpretar os padrões sonoros, bem como a dificuldade em lidar com as informações que chegam pela audição (quando não há perda auditiva) é chamada de Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC).

Em crianças o quadro ocorre principalmente devido a alterações funcionais ou atraso da maturação das vias auditivas. Os fatores que podem desencadear o TPAC em crianças são: intercorrências gestacionais ou no parto, prematuridade, anóxia, meningites, tumores do sistema nervoso auditivo central, epilepsia, uso de alguns medicamentos e drogas (licitas e ilícitas) na gestação e otites de repetição.

As otites são muito comuns em crianças até os 7 anos de vida. Elas causam perdas auditivas temporárias, que levam a uma privação sensorial em uma importante fase de aquisição e desenvolvimento de linguagem.

Os principais sinais/sintomas de TPAC são: solicitar repetição com frequência, distração, desorganização, tempo de atenção curto, dificuldade para entender fala em ambientes ruidosos, dificuldade para memorizar, dificuldade em acompanhar o interlocutor que fala rápido, falta de ritmo, dificuldade em localizar a fonte sonora, trocar palavras ouvidas por outras similares, dificuldade em leitura e/ou escrita, dificuldade em aprender música e segunda língua.

Muitos casos diagnosticados com TPAC ocorrem concomitantemente com outros distúrbios, como Atraso de Linguagem, Transtorno de Linguagem,Transtorno do Espectro Autista, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, o que indica a necessidade de diversas intervenções terapêuticas paralelamente.

O fonoaudiólogo é o profissional responsável pela avaliação do Processamento Auditivo Central. O exame é realizado em cabina acústica, onde são aplicados testes que avaliam as diferentes habilidades auditivas e identificam quais estão interferindo no desenvolvimento da criança.

O Transtorno do Processamento Auditivo tem tratamento!

O tratamento consiste na intervenção terapêutica que leva a criança a “aprender a ouvir”. Através de situações de prática auditiva (terapia auditiva em cabina acústica e/ou atividades lúdicas utilizando ou não fones de ouvido), são fornecidas à criança condições para o aprimoramento das habilidades auditivas e reorganização da comunicação, trazendo confiança e autonomia para o seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional.


KATIA MORILO AGUIAR – Fonoaudióloga pela PUC/SP com carreira direcionada para os distúrbios da audição e do equilíbrio. Especialista em Audiologia pela Santa Casa/SP e em Fonoaudiologia Empresarial pela FEAD. Atuou como estagiária e colaboradora no Ambulatório da Otorrinolaringologia do Hospital das Clinicas FMUSP. Atualmente atua em consultório particular e no Hospital Israelita Albert Einstein e está realizando um Aprimoramento em Processamento Auditivo Central. Realiza exames auditivos, avaliação e reabilitação do Processamento Auditivo Central, reabilitação vestibular (terapia para tontura), seleção e adaptação de aparelho auditivo.
Consultório: Rua Inácio Pereira da Rocha, 142 – cj 615, Vila Madalena, São Paulo/SP. Telefone: 3079-1135.

E-mail de contato: katia@expressaofono.com.brwww.expressaofono.com.br

Tels.: 11- 3079.1135 / 11- 986065177

20
20