EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Warren Buffett, Fernanda Jozsef Rothstein, Flora Sheila Grinspan, Betty Drukier, Nicole Borger, Clarice S. Jozsef, Leonor Szymonowicz, Claudio Lottenberg, Ester Proveller, Charles London, Ari Zugman, Sarita Kulich, Sofia Kupper, Geni Aizemberg,Mara Bergerson,rabino Pablo Berman, Esther Flesh, Boaz Albaranes, Leonardo Framil,Jayme Blay, cônsul Dori Goren,rabino Ruben Sternschein, Luis Sérgio Krausz, Rony Vainzof, Julián Fuks, Celso Lafer e Alberto Milkewitz, dentre outros.


WARREN BUFFETT “ ISRAEL VAI SER PARA SEMPRE”

280_fique_3_1Warren Buffett, o famoso guru de investimento mundial e um dos homens mais ricos do mundo foi o homenageado do Israel Bonds durante um evento em Omaha que reuniu um grupo seleto de personalidades onde cada participante fez um investimento mínimo de U$1 milhão de dólares para essa ocasião. O calor humano e a sinceridade de Buffett foram memoráveis . “Se você esta procurando inteligência, energia e dinamismo no Oriente Médio, Israel é o único lugar que você precisa ir”, disse Buffett. Durante o evento respondeu perguntas por cerca de duas horas e convidou a investir em Israel Bonds, “um tremendo tributo para o pa´s”.

Para enfatizar seu ponto de vista, Buffett fez um investimento de U$5 milhões de dólares. Parte dos U$60 milhões em novos investimentos realizados naquela noite. E ainda acrescentou no seu discurso “vocês podem dizer aos potenciais investidores que eu teria escolhido um Israel Bonds perpetuo (longuíssimo prazo) se vocês tivessem me oferecido um. Acredito que Israel vai ser para sempre”.

Para fechar a noite com chave de ouro foi apresentado um vídeo no qual o primeiro ministro Benjamin Netanyahu diz “ Warren é um dos mais brilhantes e bem sucedidos investidores do nosso tempo. Ele reconhece um bom investimento quando o vê. É por isso que ele investe em Israel”. Certamente aquela foi uma noite indescritível para Israel.


AZIMUT BRASIL REALIZA VERNISSAGE COM OBRAS E OBJETOS DE TARSILA DO AMARAL EM BENEFÍCIO DA NA’AMAT PIONEIRAS

280_fique_3_2Fernanda Jozsef Rothstein, Flora Sheila Grinspan, Betty Drukier, Tarsilinha do Amaral e Giuseppe Donadio

A Azimut Brasil Wealth Managemen realizou, em seu escritório de São Paulo, no Itaim, um vernissage com obras e objetos de Tarsila do Amaral em benefício dos projetos sociais da Na’amat Pioneiras. O evento contou com a presença de sua sobrinha-neta, Tarsilinha do Amaral, que fez uma breve apresentação sobre o trabalho da consagrada artista, que foi uma propulsora do movimento “antropofágico”.

“Fomos procurados pela Na’amat e adquirimos 150 réplicas numeradas da obra “O Mamoeiro”, de Tarsila do Amaral para presentear alguns de nossos clientes especiais. Foi então que surgiu a ideia de realizarmos a exposição para que nossos clientes se sintam estimulados pela arte ao visitarem nosso escritório”, destacou Giuseppe Donadio, diretor da Azimut Brasil.

As réplicas fazem parte do projeto cultural “ARTE & ARTISTAS da Na’amat Pioneiras e terão sua renda destinada aos projetos sociais da Organização. Idealizada pela arquiteta Fernanda Jozsef Rothstein, a exposição ficará em cartaz até o final de Dezembro. Quem tiver interesse em adquirir suas réplicas ou conhecer mais sobre o projeto cultural “ARTE & ARTISTAS pode entrar em contato com a Na’amat pode email: brasil@naamat.org.br ou pelo tel: (11) 3662.0470.


NICOLE BORGER NO SHOW “A VOZ CONTEMPORÂNEA DA MÚSICA JUDAICA”

280_fique_3_3O show ‘A Voz Contemporânea da Música Judaica – Oriental’ reuniu em São Paulo, no Sesc Bom Retiro, as cantoras Nicole Borger (Brasil), Zulema Benveniste (Argentina), Joanne Borts (Estados Unidos) e Shura Lipovsky (Holanda), que deram uma verdadeira mostra de talento. Todas na foto de Edgar Borger.


CHAVEROT DA NA’AMAT ENCERRAM 2016 ASSISTINDO A PEÇA TEATRAL FOREVER YOUNG

280_fique_3_4Leonor Szymonowicz com chaverot do Grupo Shamash e convidadas

Acompanhadas das presidentes Clarice S. Jozsef, da Na’amat Brasil e Leonor Szymonowicz, do Centro São Paulo, convidados e chaverot da Na’amat Pioneiras São Paulo assistiram neste domingo, 04 de dezembro, a peça teatral “Forever Young”, em cartaz no Theatro Net. No espetáculo, seis atores representam a si mesmos e fazem uma brincadeira: “Como estarão daqui a 40 anos?” Sob a supervisão de uma enfermeira, o grupo de quase centenários passa seus dias em um teatro transformado em retiro para artistas. Quando ela não está, eles revelam suas verdadeiras personalidades por meio do bom e velho rock ‘n’ roll.


CLAUDIO LOTTENBERG RECEBE PRÊMIO JABUTI

280_fique_3_6O livro “Saúde e Cidadania – A tecnologia a favor do paciente e não ao contrário”, de autoria de Claudio Lottenberg, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, foi escolhido vencedor no 58º Prêmio Jabuti, na categoria Administração, Negócios, Hotelaria e Lazer, onde concorreu com outros nove livros. O Prêmio Jabuti representa o reconhecimento ao autor e sua obra frente à comunidade intelectual brasileira, sendo o mais tradicional prêmio literário no Brasil e foi entregue durante evento realizado no último dia 24 de novembro no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.


B’NAI B’RITH PR HOMENAGEIA ANTONIO CARLOS COELHO

Durante o jantar de final de ano da Loja Chaim Weizmann, a B’nai B’ri280_fique_3_7th do Paraná prestou homenagem ao professor Antonio Carlos da Costa Coelho. A concorrida noite foi prestigiada por lideranças e membros da comunidade israelita de Curitiba, que lotaram o salão Torino do restaurante Madalosso, em Santa Felicidade. À iniciativa da B’nai B’rith, presidida por Ester Proveller, somaram-se Charles London, presidente da Kehilá; Ari Zugman, presidente da Federação Israelita do Paraná; as organizações femininas Wizo e Na’Amat Pioneiras, comandadas respectivamente por Sarita Kulich e Sofia Kupper; e o Grupo Apoio, dirigido Geni Aizemberg.

O cerimonial do evento foi conduzido por Mara Bergerson e, em nome da B’nai B’rith, a saudação ao homenageado foi feita pelo jornalista Szyja Lorber, destacando as quatro décadas das atividades profissionais que Coelho dedicou ao ensino e à educação. Ele recebeu uma placa de prata das mãos de Ester Proveller. Também discursaram Ari Zugman, da Federação Israelita, Sarita Kulich, da Wizo, e Geni Aizemberg, em nome das Pioneiras e do Grupo Apoio, externando a amizade e o afeto que a comunidade tem por ele e pelo que tem feito ao longo dos anos. Ao final, Coelho, que ainda foi presenteado pela Wizo e Pioneiras, agradeceu a homenagem e disse que “sempre se sentiu muito à vontade frequentando o Centro Israelita ou a sinagoga”. Contou que sua ligação com a comunidade teve início quando era professor do Colégio Sion.

Antonio Carlos Coelho cursou Estudos Sociais. Ensinou História Geral e do Brasil, Filosofia e Sociologia no Colégio Sion, onde foi ainda coordenador e orientador de professores na área de judaísmo. Lecionou Cultura Brasileira na Faculdade de Ciências Sociais de Curitiba, e Ecumenismo, História de Israel e Judaísmo no Studium Theologicum de Curitiba (Faculdade Claretiana) para os seminaristas católicos. Na Faculdade de Filosofia e Teologia Vicentina ensinou Ecumenismo para religiosos católicos; e na Faculdade Evangélica do Paraná, História de Israel, para os estudantes de teologia evangélica. Foi assessor acadêmico e da Direção Geral da Faculdade Evangélica do Paraná; coordenador da Gestão de Negócios e Comunicação da mesma faculdade, e assessor especial para Assuntos Fundiários do Governo do Estado do Paraná. Participou de encontros de diálogo religioso promovidos pela Comissão Nacional dos Bispos do Brasil, de reuniões entre judeus e católicos franceses, de encontro entre judeus e católicos na Alemanha e na Polônia. Presidiu o Centro Cultural Brasil-Israel e atualmente é presidente do Instituto de Cultura Judaica Bernardo Schulman e diretor do Instituto Ciência e Fé.


RABINOS DA AMÉRICA LATINA REALIZAM ENCONTRO EM CURITIBA

280_fique_3_8Cerca de 30 rabinos da Assembleia Rabínica da América Latina se reuniram entre os dias 20 e 23 de novembro, em Curitiba, com o objetivo de aprofundar estudos e trocar experiências.

O rabino Pablo Berman explicou: “Muitas vezes nossas tarefas rabínicas diárias nos impedem de dedicar um tempo ao estudo. Por isso nossos encontros se transformam em um tempo único de reunião, confraternização e estudo”. “Por esse motivo, chamamos esses encontros de Kala, ou Iarchei Kalá, do mesmo modo que antigamente em dois momentos do ano, quando o povo já tinha realizado as tarefas do campo, seja semear ou colher, ficava um tempo para se dedicar ao estudo de nossas fontes”. “E assim continuamos fazendo. Dessa vez tivemos a honra de contar em nossa Kala com o rabino Ariel Picard, do Shalom Hartman Insitute, um dos institutos de formação judaica mais importantes de Israel. Ariel Picard chegou de Ierushalaim (Jerusalém) para se encontrar conosco e compartilhar três dias de estudos, debates e conhecimentos, tudo em hebraico – condição obrigatória em nossos encontros”.


CAMBICI REALIZA ENCONTRO ANUAL DE EMPRESAS ISRAELENSES NO BRASIL

280_fique_3_9Esther Flesh, Boaz Albaranes, Leonardo Framil, Jayme Blay e Dori Goren. Foto Divulgação

A Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria e o Israel Trade & Investment Brazil, realizaram no dia 1º de dezembro, o “IVº Encontro Anual de Empresas Israelenses no Brasil”, que aconteceu no escritório do Trench, Rossi e Watanabe Advogados. O evento teve a participação de mais de 60 representantes de empresas israelenses que atuam no país. Os participantes destacaram a importância do encontro, para promover o aumento dos negócios entre Brasil e Israel, o intercâmbio comercial e a cooperação cientifica e tecnológica entre os dois países.


A VIAGEM DE ESTUDOS DO RABINO RUBEN STERNSCHEIN

280_fique_3_10Por ocasião do vigésimo aniversário de sua formação rabínica, o rabino Ruben Sternschein, da CIP, dará início a uma viagem de estudo, meditação e produção intelectual. Serão cinquenta dias recarregando as baterias da mente e do espírito para se aprimorar como líder religioso. O período terá início dia 15 de janeiro.


LUÍS SÉRGIO KRAUSZ GANHA PRÊMIO CEPE NACIONAL DE LITERATURA, NA CATEGORIA ROMANCE

280_fique_3_11Luis Sérgio Krausz foi o grande vencedor, na categoria romance, do Prêmio Cepe Nacional de Literatura com a obra “Outro Lugar”. Nascido em São Paulo, Luis Sérgio doutorou-se me Literatura Judaica na USP, onde ensina literatura hebraica e judaica. Obteve mestrado em Letras Clássicas na University of Pennsylvania, depois de estudar a mesma disciplina na Columbia University. Trabalhou como jornalista e editor em diversas publicações da imprensa paulistana e produziu vários livros e arquivos sobre a literatura judaica em seus múltiplos desdobramentos geográficos e linguísticos. É autor de três romances: Desterro: memórias em ruínas, 2011; Deserto, 2013; e Bazar Paraná, 2015.

Com um total de 711 inscrições, incluindo as oriundas de outros países, o Prêmio Cepe Nacional de Literatura, em sua segunda edição, é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Editora de Pernambuco. O concurso destina aos vencedores um total de R$ 80 mil, sendo R$ 20 mil para os primeiros lugares de cada uma das quatro categorias. A premiação inclui também a publicação dos livros pela Cepe Editora.


CONIB PARTICIPA DE SEMINÁRIO DE COMBATE AO TERRORISMO, EM BUENOS AIRES

280_fique_3_12Participantes do seminário da DAIA em Buenos Aires. Foto: Divulgação

O diretor da CONIB, Rony Vainzof, participou do Seminário Internacional – El Combate Al Terrorismo Y La Financiacion Del Terrorimo, na Argentina, promovido pela DAIA, Ministérios da Justiça, Direitos Humanos e da Segurança da Argentina. Vainzof participou da mesa “El Régimen Legal Sobre Terrorismo Y Financiación Del Terrorismo”, expondo sobre a recente lei antiterrorismo aprovada no Brasil e a operação hashtag, que prendeu membros de organização criminosa que promovia possíveis atos terroristas no Brasil. Para Vainzof, “O terrorismo se combate com prevenção e prevenção só é construída com cooperação internacional entre países que carregam os mesmos valores éticos. É por esta razão que reuniões e seminários como esse são de suma importante para essa luta continua”.


A RESISTÊNCIA, DE JULIÁN FUKS, É ELEITO LIVRO DE FICÇÃO DO ANO NO PRÊMIO JABUTI – O romance “A Resistência” (Companhia das Letras), do escritor paulistano Julián Fuks, foi eleito o livro de ficção do ano pelo Prêmio Jabuti, conforme anunciado em cerimônia na noite desta quinta-feira (24). O autor receberá R$ 35 mil. O livro, um dos mais elogiados de 2015, também está entre os dez finalistas do Prêmio Oceanos. Na trama, Fuks traz um protagonista que reconstrói sua história familiar e tenta dar significado aos desdobramentos emocionais da adoção de seu irmão. Acompanhe a entrevista com Julián Fuks, ganhador do Premio Jabuti: blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br


SEMINÁRIO EM SP ABORDA ESTADO LAICO, INTOLERÂNCIA E DIVERSIDADE RELIGIOSA – A Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania (SEDH) em parceria com a Ordem de Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB-SP), promoveu no dia 1º de dezembro, em São Paulo, o “Seminário acadêmico sobre estado laico, intolerância e diversidade religiosa”. O painel principal teve como tema os “Desafios da laicidade no mundo contemporâneo”, tema abordado por Celso Lafer, membro da Academia Brasileira de Letras, professor emérito da Universidade de São Paulo e ex-ministro das Relações Exteriores (1999, 2001-2002).

Lafer procurou distinguir a laicidade de conceitos que se relacionam com ela, como secularização, democracia, direitos humanos, cidadania, pluralismo, tolerância, modernidade e cultura. Lafer também falou sobre o estado laico e suas origens, e citou a Revolução Francesa e o liberalismo, como acontecimentos que levaram à ruptura do Estado com a religião. Frisou também, que a laicidade e a neutralidade só dizem respeito ao Estado e não à sociedade civil, pois, assim, a laicidade estatal funcionaria como uma plataforma comum para o convívio de todos independentemente de conflitos políticos e religiosos. Lafer explicou que, no Brasil, a Constituição Federal de 1891 é considerada um documento laico, mas as que se seguiram não, pois explicitam de alguma maneira certa religiosidade.

Lafer concluiu sua abordagem afirmando que, no Estado laico, as normas religiosas são conselhos aos fiéis e não dirigidas à toda a sociedade. Destacou também que a laicidade e a tolerância são componentes básicos dos direitos humanos e da democracia. Entre os participantes estavam o diretor da Conib Rony Vaizof; Marcos Da Costa, presidente da OAB-SP; Damaris Dias Moura Kuo, advogada e presidente da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB-SP; Flavia Cristina Piovesan, Procuradora do Estado de São Paulo e Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania; Marcos Da Costa, Presidente da OAB-SP; e Hélio Carnassalli, Diretor Da IRLA ( Associação Internacional de Liberdade Religiosa) – América Do Sul.


VOLUNTÁRIAS RECEBEM DIRETOR INSTITUCIONAL DA FISESP – As voluntárias da WIZO-SP receberam em sua sede, Alberto Milkewitz, diretor institucional da Federação Israelita do Estado de São Paulo, para falar sobre Hassefá Ba’Haretz. Essa viagem foi criada pela Federação para reforçar os laços entre os líderes voluntários e os profissionais da comunidade judaica de São Paulo com o Estado de Israel, e objetiva cobrir os temas mais de nossa agenda, incluindo também uma visita prévia às nações onde os judeus têm presença significativa.


Na’amat Brasil participa do World Zionist Council em Israel – A presidente da Na’amat Brasil, Clarice S. Jozsef, acompanhada da vice-presidente Clarisse Edelstein, participaram do encontro do World Zionist Council, que aconteceu de 30 de outubro a 03 de novembro em Jerusalém. O evento contou com a presença de destacados profissionais que participaram de mesas de debate simultâneas, onde trocaram experiências, com o objetivo principal de escolher quatro resoluções prioritárias que serão trabalhadas a partir de junho de 2017. Elas também visitaram duas creches da Na’amat, Bikat Hayareach em Ashdod e Tzion Messilat em Gush Etzion.

20
20