AGENDA GC – O QUE HÁ DE MELHOR…
Como o Ato em Memória às Vítimas do Holocausto que acontece na CIP no dia 29 de janeiro, o show do cantor francês Charles Aznavour no dia 16 de março, no Espaço das Américas, a exposição Pools Series na Bossa Gallery, em Miami/USA, e o espetáculo OVONO no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em São Paulo.
ATO EM MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO
KKL BRASIL OFERECE LUGARES EXCLUSIVOS PARA O SHOW DE CHARLES AZNAVOUR NO BRASIL
Parte da renda será revertida para revitalização das florestas de Israel, devastadas por terríveis incêndios que assolaram o país
O maior artista francês da história, Charles Aznavour volta ao Brasil em 2017, com uma imperdível apresentação em São Paulo, no dia 16 de março, no Espaço das Américas. Para não perder a grande chance de levar esse show a toda a comunidade judaica, e ainda contribuir com a revitalização das florestas de Israel, o KKL Brasil oferece 300 lugares exclusivos, no Setor Azul Premium, para quem quiser conferir de perto essa lenda viva da música.
Charles Aznavour nasceu em Paris em 22 de maio de 1924, filho de um cantor e uma atriz oriundos da Armênia. Sua carreira no cenário musical se iniciou na década de 1940, como intérprete e compositor. Aznavour, atravessou gerações com suas canções inesquecíveis que se espalharam pelo mundo afora como: “She”, “The Old Fashioned Way”, “La Bohème” e “Yesterday When I Was Young”.
O cantor anunciou em 2006 sua turnê de despedida, mas o sucesso foi tamanho, que ele resolveu permanecer na estrada e aumentar a lista dos mais de 90 países pelos quais já se apresentou. Aos 92 anos, ele permanece mais ativo do que nunca, fazendo shows pelo mundo todo.
O KKL Keren Kayemet LeIsrael é a mais antiga e maior organização ambiental não governamental do mundo, fundada em 1901, com a proposta de se criar um fundo nacional à fim de comprar terras onde hoje é Israel. Desde o seu início, e ao longo de seus 115 anos de existência, o KKL liderou um projeto florestal sem precedentes, que transformou uma terra desolada em um maravilhoso país verde. Mais de 240 milhões de árvores foram plantadas ao longo dos anos. Atualmente, o trabalho do KKL em Israel está concentrado em seis áreas de atuação que incluem florestas, água e meio ambiente, educação, desenvolvimento comunitário e segurança, turismo e recreação e pesquisa e desenvolvimento.
“ Graças ao KKL – Keren Kayemet LeIsrael, Israel continuara a ser o único país do mundo que encerra cada ano com mais árvores plantadas do que desde sua fundação. Contamos com a ajuda da comunidade judaica brasileira para a revitalização das florestas de Israel”, declarou o presidente do KKL Brasil, Eduardo El Kobbi.
Garanta o seu convite e faça parte desse momento de solidariedade com o Estado de Israel. Informações e reservas: (11) 3081.0694 – contato@kkl.org.br.
PISCINAS INDUZEM À REFLEXÃO NA BOSSA GALLERY, EM MIAMI/USA
A Bossa Gallery, de Liliana Beltran, inaugura POOLS Series, exposição da artista plástica Maritza Caneca, com curadoria de Vanda Klabin. A mostra reúne imagens de diferentes piscinas que Maritza fotografou com o propósito de gerar reflexão. Em 31 imagens e um vídeo, a artista transforma esse elemento comum do cotidiano em um território transbordante de vivências e ressignificações. A mostra permanece até o dia 31 de janeiro.
O tema escolhido pela artista para a série em exposição na BOSSA Gallery – POOLS Series – abarca fatos da vida cotidiana de forma lúdica, sugerindo uma espécie de catarse nas imagens como receptadores de lembranças alheias. Sugestões antagônicas entre o estar ou não presente, em um tempo quase inexistente, estático, congelado, suspenso.
“As imagens transmitem uma visualidade inquieta, densa, condensada; são como uma estética em repouso, parecem estar numa inesperada serenidade, como se estivessem ali, paralisando a mobilidade do mundo. Inertes, estáticas, inanimadas, talvez pressentindo alguma mudança. ” define a curadora da exposição, Vanda Klabin.
Entre a busca do olhar pelo enquadramento perfeito e a captura da imagem pretendida, esse processo permitiu à artista uma ampla gama de fotos coloridas com ampla inserção de traços geométricos.
Local – BOSSA Gallery – www.bossagallery.com – Endereço – 4141 NE 2nd Ave, Suite 107, Design District, Miami, FL, 33137 – USA – Tel.: (+1) (305) 603.8233 – Horários – Segunda à sexta das 10 às 19h// Sábado das 12:00 às 17:00
CCBB SP REESTREIA OVONO DIA 7/1, TEATRO FUTURISTA DE RICARDO KARMAN
Premiada Kompanhia do Centro da Terra realiza experiência cênica multimídia com linguagem inédita e dramaturgia que envolve tecnologia de ponta.
O espetáculo OVONO volta em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em São Paulo, onde permanece até o dia 30 de janeiro. A montagem tem texto e direção assinados pelo artista multimídia Ricardo Karman, reconhecido por montagens ousadas e inusitadas, fundador da Kompanhia Centro da Terra.
A peça é uma aventura de ficção científica, satírica e filosófica, na qual um gigantesco osso vindo do espaço está prestes a destruir a Terra. A única esperança do planeta é Ovono, o mais perfeito cérebro artificial já criado, mas esta “máquina” está aprendendo a pensar, a ter sentimentos, e pode não estar preparada para a difícil missão de destruir o objeto ameaçador e salvar a humanidade.
Além de Ricardo Karman (texto, direção e cenografia), a ficha técnica traz Amir Admoni na direção de animação digital e vídeo, Tito Sabatini como diretor de projeto multimídia, José de Anchieta no figurino, Domingos Quintiliano na iluminação e Otávio Donasci em projeto e consultoria de inflável. O elenco é formado por Gustavo Vaz, Paula Arruda, Paula Spinelli, Fábio Herford, Bruno Ribeiro e César Brasil.
O enredo discute a ambição pelo progresso tecnológico no decorrer da evolução da civilização. Com uma linguagem multimídia inusitada a encenação ousa em técnicas de vídeo maping com projeções em suportes esféricos e infláveis (seres e imagens criadas digitalmente por Adnomi, especialmente para a peça). Ricardo Karman e a Kompanhia do Centro da Terra levam para o teatro uma reflexão fundamental sobre os rumos do progresso e o ônus do desenvolvimentismo irrefreável em nossa época. OVONO é híbrido de teatro, mímica, vídeo e animação computadorizada: as personagens interagem em perfeita sincronia com animações digitais, cujas vozes são dubladas ao vivo pelos atores na coxia, criando uma dinâmica cênica que mistura o real e o virtual – linha mestra da pesquisa de 27 anos da Kompanhia. O cenário é um inflavel, onde fica uma calota (globo) que recebe a projeção de várias cenas, inclusive a “forma sugerida” do cérebro Ovono. Quase todas as cenas ocorrem dentro desta estrutura, quando os atores têm a voz amplificada para que o som seja perfeito.
A criação de Karman foi inspirada, de forma irônica, na corrida espacial dos anos 60 e 70, em filmes de ficção científica como 2001 – Uma Odisseia no Espaço (Stanley Kubrick, 1968) e no livro de Gênesis (Bíblia). O osso arremessado para o alto por um macaco (no filme) como alusão ao brilhante futuro da raça humana, marca a utopia do final do século XX. O eloquente orgulho da inteligência humana, das conquistas tecnológicas e da exploração do espaço contrasta aqui com um futuro perverso, com o ônus do modelo de progresso insustentável. Este é o contexto da parábola de OVONO: o Osso retorna e ameaça quedar-se, gigantesco, sobre nossas cabeças com o efeito devastador de uma bomba atômica.
Ovono é um computador dotado de inteligência artificial; é o paroxismo do intelecto humano, a mais sofisticada idealização da tecnologia, a mimese da inteligência humana (é uma criação digital que contracena com os atores, dublado por Paula Spinelli). Segundo o diretor, a sociedade do consumo confunde evolução tecnológica com desenvolvimento civilizatório. “Há uma certa hipnose gerada pela tecnologia que nos ilude, infla nossa autoestima e nos faz sentir orgulho da nossa raça. Percebemos de forma irrefutável um evolucionismo sempre benéfico. Tecnologia não deveria ser a única referência para o desenvolvimento da civilização. O verdadeiro progresso deveria ser o da evolução humana e dos ganhos sociais de toda a população”, explica Karman.
O espetáculo procura refletir com bom humor sobre essas questões da evolução. Há dois conflitos dramáticos, duas linhas de discussão no texto. Uma crê no progresso e quer manter o Osso no ar: acredita que a humanidade vai conseguir superar seus problemas e continuar evoluindo (e o osso continuará voando no espaço). A outra quer destruí-lo: não acredita na superação dos problemas (e o Osso cairá e nos destruirá). O computador Ovono defende a primeira hipótese, mas, diferentemente do HAL do filme de Kubrick, ele adquiriu fé no Osso. Afinal, ele seria o seu “pai”, a razão única de sua existência. E, contra todas as evidências científicas, “acredita” que ele não destruirá o planeta.
Para Ricardo Karman “o desafio em OVONO é manter a ‘simplicidade’ teatral sem deixar transparecer o inerente rigor técnico e a sofisticação eletrônica para que a história tenha um curso natural e envolvente, diante de uma dramaturgia que assume meios digitais de comunicação como ponte para a estética contemporânea”. Ele ainda explica o significado do título: “ovon-o” remete a novo, a grafia é o contrário de “o-novo”.
Serviço
Temporada: Sábado e segunda (às 20h) e domingo (às 19h) – Até 30/01
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia)
Bilheteria: 9h às 21h (quarta a segunda) ou: www.ingressorapido.com.br
Duração: 90 minutos. Recomendação: 16 anos. Gênero: Ficção científica (drama).
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112. Centro/SP
Tel: (11) 3113-3651 / 3113-3652. Capacidade: 130 lugares.
Acessos: Estações Sé e São Bento do Metrô.
Acessibilidade. Ar condicionado. Loja. Café Cafezal.
Estacionamento: Estapar – Rua Santo Amaro, 272 – R$ 15,00 pelo período de 5h. É necessário carimbar tíquete na bilheteria do CCBB.Transporte gratuito: uma VAN faz o traslado gratuito (estacionamento/CCBB). Na volta, parada também no Metrô República.
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