PACIÊNCIA & OPORTUNIDADES- RABINO KALMAN PACKOUZ

282_história_1_1

A solução para tudo que nos aparece na vida não é ser impaciente, e sim sermos eficientes em gerenciar nossos comportamentos e atitudes.


Meu pai sempre diz que “Conselho de graça vale o quanto se pagou por ele”. Eis uma exceção à regra:

Você já perdeu a paciência alguma vez? Já chegou a sentir que ‘as portas se fecham quando você se aproxima’? O seguinte trecho foi adaptado do livro Begin Again Now — Encyclopedia of Strategies for Living, do Rabino Zelig Pliskin.

A vida nos dá muitas oportunidades para desenvolvermos a paciência. Todos temos duas opções em relação às situações que nos aparecem: podemos ficar frustrados, nervosos, extremamente estressados ou utilizar estas oportunidades como ferramentas para desenvolver e ampliar a nossa paciência. E isto deve ser algo prioritário em nossas vidas!

Por onde começar? O primeiro passo é lembrarmo-nos de alguma oportunidade em que fomos pacientes e fazer um ‘retrato falado’ dela: Qual foi nossa expressão facial? Os músculos estavam tensos ou relaxados? Que pensamentos passavam por nossas cabeças naquele momento? Com este ‘retrato’ em mãos, já temos uma meta a atingir em momentos potencialmente estressantes.

Quando um destes momentos surgir, tentemos nos comportar conforme o ‘retrato’ feito acima: relaxe a musculatura, respire fundo, relembre os pensamentos que pensaria num momento de tranquilidade. Talvez valha a pena contar até 10! Fale e reaja como se estivesse ‘vestindo’ aquele ‘retrato’ de paciência.

O segundo passo é nos conscientizarmos que momentos potencialmente frustrantes aparecem frequentemente no dia a dia. Estejamos preparados para enfrentá-los. Quando um deles aparecer, diga a si mesmo: “Esta é uma oportunidade para me tornar mais paciente” e vá à luta!

O terceiro passo, talvez o mais importante, é sentir alegria a cada pequena vitória sobre o nervosismo e a impaciência. Isto colaborará para que tenhamos mais forças para enfrentar novas situações que porventura apareçam.

Algumas pessoas acreditam que se forem pacientes não terão muito sucesso em seus empreendimentos diários: “Afinal, você pensa que tenho sangue de barata?” Porém a realidade é outra. A solução para tudo que nos aparece na vida não é ser impaciente, e sim sermos eficientes em gerenciar nossos comportamentos e atitudes. Paciência e tranquilidade ajudam enormemente na tomada de decisões corretas, mesmo em situações estressantes e potencialmente frustrantes.

“Mas será que não perderei muitas oportunidades sendo paciente? Será que os outros não vão se aproveitar desta minha virtude?”, perguntaria esta pessoa.

Há uma metáfora muito conhecida que compara as oportunidades a portas que se abrem e se fecham. Na vida sempre haverá portas que se fecham, mas ao mesmo tempo outras novas se abrem. Muitas pessoas ficam paradas, olhando fixamente para uma porta que se fechou, sem perceber que isto as está frustrando e decepcionando. Este comportamento impede que o sujeito perceba que novas portas estão se abrindo. As pessoas bem sucedidas na vida, seja em qual ramo for, são aquelas que estão sempre procurando não apenas portas, mas portas abertas.

Mesmo portas que parecem estar hermeticamente fechadas podem estar assim apenas temporariamente, e um pouco de pressão persistente as abrirá facilmente.

Da mesma maneira que estamos acostumados a abrir portas de armários, de casa, do carro, etc, abramos as portas das nossas mentes! Isto é especialmente importante nos momentos em que nos sentimos oprimidos e ‘fechados’.

Lembremo-nos do seguinte: desenvolvendo e aplicando a paciência, procurando portas abertas ao invés de ficar com saudades daquela que se fechou e persistindo em nossos esforços, com certeza teremos sucesso em nossos empreendimentos e em nossos relacionamentos!

Pensamento: “A experiência é a melhor das escolas … contanto que sejamos os melhores alunos!”


RABINO KALMAN PACKOUZ – Do Aish Hatorá, é o criador do Meór Hashabat, boletim semanal com prédicas. Saiba mais.

NOTA:- Desejando contribuir para o Meor Hashabat acesse o www.aishdonate.com – Email – meor18@hotmail.com