PAPO COM O RABINO DOVI GOLDBERG
Todo mundo está falando sobre o muro do Trump! Eu não estou tão preocupado, pois eventualmente muralhas sempre acabam caindo, e às vezes, até mais rápido do que se esperava. Além disso, ultrapassar um muro não é tão difícil, acabamos de ver isso recentemente, aqui mesmo, em presídios no Brasil.
O que deve nos preocupar é um tipo diferente de muro…
Irônico que possa parecer, foi justamente após o Shoá (Holocausto) que judeus começaram a se dividir em facções e grupos distintos, com tensões crescentes entre si. Mas sabemos que a nossa força está justamente na união. É este muro que devemos derrubar!
Dia 6 de fevereiro foi a data em que começou a brilhar a luz do nosso Rebe Z”l ao assumir a liderança como sétimo líder do Chabad, há 67 anos.
Um dos símbolos mais marcantes em sua liderança foi o alcance de suas mensagens a milhares de judeus de diferentes backgrounds e culturas, ensinando-nos como somos uma entidade e um povo único, apesar de nossas diferenças.
O Rebe ergueu a bandeira da União, que desconhece “muros” entre judeus. Ele nos ensinou a sua visão da realidade, onde não existem barreiras entre religiosos e laicos, entre ashkenazitas e sefaraditas, entre pessoas ilustres e comuns, somos todos unicamente judeus.
Então, vamos baixar as muralhas!
Um abraço e Shalom.
RABINO DOVI GOLDBERG – SINAGOGA DO MORUMBI – SÃO PAULO