SAÚDE: ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
O acidente vascular cerebral (avc) é uma complicação que ocorre no cérebro quando há o entupimento ou rompimento dos vasos que levam sangue a este órgão. Tal entupimento ocasiona a supressão da circulação sanguínea na região, e pode ocorrer em duas formas: isquêmico ou hemorrágico. Entre os principais fatores de risco para a doença estão: sedentarismo; consumo de bebidas alcoólicas; tabagismo; uso de pílulas anticoncepcionais; dieta rica em gorduras; estresse; e doenças como hipertensão e diabetes.
Neste artigo:
– O que é
– Sintomas e fatores de risco
– Tratamento
– Prevenção
– Referências
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma complicação que ocorre no cérebro quando há o entupimento ou rompimento dos vasos que levam sangue a este órgão. Tal entupimento ocasiona a supressão da circulação sanguínea na região, e pode ocorrer em duas formas: isquêmico ou hemorrágico.
O AVC Isquêmico é ocasionado por uma obstrução, ou seja, algum fator provoca um entupimento das veias cerebrais, impedindo o fornecimento de sangue. O AVC Hemorrágico, popularmente conhecido por derrame, por sua vez, ocorre quando um vaso sanguíneo se rompe, causando um sangramento no cérebro.
Na maior parte dos casos, o AVC apresenta sintomas característicos, como a diminuição ou perda repentina de força na face, braço ou perna, normalmente em um só lado do corpo; perda súbita de visão; alterações na fala; sensação de formigamento na face e membros; dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente; instabilidade, vertigem e desequilíbrio associado a náuseas e vômitos.
Entre os principais fatores de risco para a doença estão: sedentarismo; consumo de bebidas alcoólicas; tabagismo; uso de pílulas anticoncepcionais; dieta rica em gorduras; estresse; e doenças como hipertensão e diabetes.
O tratamento para o AVC deve ser imediato e varia conforme o caso, podendo ser cirúrgico ou medicamentoso, utilizando-se anticoagulantes. Como a grande maioria dos pacientes acometidos por um AVC sofre sequelas, o tratamento dispendido a ele deve ser multidisciplinar, envolvendo fisioterapeutas, psicólogos, médicos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, no intuito de melhorar sua qualidade de vida.
A prevenção do AVC consiste na manutenção de um estilo de vida saudável, evitando o consumo de gorduras e álcool, o sedentarismo e o tabagismo. Pessoas com diabetes e problemas de hipertensão devem ter cuidado redobrado, buscando sempre orientação médica e mantendo a doença sob controle.
– Academia Brasileira de Neurologia
– Associação AVC
– Sociedade Brasileira de Neurologia
Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.
Fonte: www.boasaude.com.br