EU PRECISO DOS OUTROS PARA SER FELIZ – POR AKIM ROHULA NETO

284_especial_2_1As pessoas com quem nos relacionamos são responsáveis pela nossa felicidade? Não, nós é que somos. Elas são parte de nossa felicidade, porém, uma pessoa que não está bem consigo, não irá aproveitar bem suas relações mesmo que elas sejam positivas.


Todos nós já passamos por alguma frustração amorosa que nos fez desejar não amar mais ninguém, bastar-se só no mundo. Porém o tempo passa e logo o desejo de uma relação emerge. Será possível não precisar de ninguém para ser feliz?

Para termos uma boa resposta é fundamental sabermos o que a pergunta nos dará como resposta. A pergunta acima é capciosa. O erro ao qual ela nos submete refere-se à localização da felicidade ou bem estar. A tendência ao refletirmos na pergunta acima é localizar a felicidade em um terceiro. Desta maneira, a pergunta adequada é: “alguém é responsável pela minha felicidade”? Esta pergunta tem uma resposta fácil: não.

Porém, afirmar que ninguém é responsável pela minha felicidade e bem-estar não é o mesmo que afirmar que relacionamentos não são importantes para a minha felicidade e bem-estar. Desta forma, embora ninguém seja responsável por minha felicidade, ter relacionamentos pode ser algo importante para alcançá-la. Essa percepção nos faz responsáveis por cultivar bons relacionamentos.

Entra em cena, então, a pergunta sobre o que é um bom relacionamento para você. Nesse sentido é importante compreender “relacionamentos” em seu sentido amplo: amoroso, fraternal, familiar e social. Quais são as relações mais importantes para você, como cultivá-las de maneira agradável e sincera?

Essas perguntas nos fazem responsáveis perante o universo dos relacionamentos. Relações são fundamentais no cultivo da felicidade? Sim. Até hoje todas as pesquisas apontam nessa direção assim como a experiência que vemos nas pessoas ao nosso redor. As pessoas com quem nos relacionamos são responsáveis pela nossa felicidade? Não, nós é que somos. Elas são parte de nossa felicidade, porém, uma pessoa que não está bem consigo, não irá aproveitar bem suas relações mesmo que elas sejam positivas.


AKIM ROHULA NETO – Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Psicologia Corporal pelo Instituto Reichiano Psicologia Clínica e Centro de Estudos e em Programação Neurolingüística. Saiba mais.

akimrohula@gmail.com

20
20