EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE….

E faz acontecer, como Ilan Goldfajn, Carlos Roberto Schlesinger, José Augusto Araújo de Noronha, Daniela Ballão Ernlund, Tenente Israel Rosenthal, Abraham Goldstein, Edgar Lagus, Gilberto Natalini, Mauro Leonardo Cunha, Maria Luiza Tucci Carneiro, Ricardo Berkiensztat, Morris Ely e Ana Lucia Livovschi, Márcia Feldon Borger, Verônica Cattan, George Legmann e Gabriel Zitune,Dr. Francisco Maia e as chaverot da Wizo-Rio, dentre outros.


284_first_3

Eduardo Pollak, diretor de Relações Exteriores da UHJ e Jayme Blay, presidente dos Amigos da UHJ no Brasil farão a entrega honorária do Prêmio

O economista Ilan Goldfajn, presidente do Banco Central do Brasil, será agraciado com o Prêmio Scopus 2017 pela Sociedade Brasileira de Amigos da Universidade Hebraica de Jerusalém (UHJ), em um evento para convidados, no dia 06 de março, em São Paulo.

O Prêmio Scopus reflete a tradição de excelência que traduz a filosofia da Universidade Hebraica de Jerusalém e é atribuído a um indivíduo ou associação que se destacou em sua respectiva área e cujos esforços humanitários, científicos, empresariais, políticos e e/ou culturais contribuíram para o aprimoramento e divulgação das atividades da Universidade Hebraica de Jerusalém, do Estado de Israel, do povo judeu e da Humanidade.

Algumas das personalidades mundiais que já receberam o Prêmio Scopus foram: Zubin Mehta, Roman Polanski, Bill Clinton, Dalai Lama e Tony Blair. No Brasil, a honraria foi concedida a José Mindlin, Gilberto Gil, Miguel Nicolelis, João Dória Junior, Luís Fernando Veríssimo e ministro Nelson Jobim, entre outras personalidades.

Formado pela PUC-Rio e com doutorado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), Ilan Goldfajn tem um livro publicado sobre metas de inflação e foi autor de estudo premiado sobre impactos da dívida pública. Foi economista-chefe e sócio do Banco Itaú e em 09 de junho de 2016 assumiu o cargo de presidente do Banco Central do Brasil no governo de Michel Temer.

O Prêmio Scopus 2017 é realizado pela Sociedade Brasileira de Amigos da Universidade Hebraica de Jerusalém com apoio da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria, patrocínio do Banco Itaú, Banco Daycoval e Pedra Forte e apoio do Banco Rendimento, Ituran, Pinheiro Neto Advogados, Wald Advogados, GPS, Turin, Hospital Israelita Albert Einstein, Associação Alumni, Minuto Seguros, Newpart, Trench, Rossi e Watanabe Advogados, Confederação Israelita do Brasil (Conib), Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e Comunidade Shalom.


IAB APROVA MOÇÃO PELA PASSAGEM DO DIA INTERNACIONAL DO HOLOCAUSTO

284_first_3_1Carlos Roberto Schlesinger. Foto: IAB

O plenário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) aprovou em 1º de fevereiro uma moção apresentada pelo diretor adjunto Carlos Roberto Schlesinger de apoio e solidariedade às vítimas do Holocausto.

Schlesinger, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos, justificou a apresentação da proposta, lembrando que o dia 27 de janeiro marcou o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto: “Qual a razão da lembrança deste dia e do evento? É para que o Holocausto seja marcado na memória da humanidade como o ponto mais baixo a que se chegou na história”.

Ao ler sua proposta no Plenário do IAB, Schlesinger, que também é membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa, argumentou que, “assim como esta Casa permanentemente disse não às torturas de todos os níveis, físicos ou mesmo judiciários, deve ouvir a voz silenciosa das vítimas e as vozes audíveis das gerações que lhes sucederem”.


CAA-PR PRESTA HOMENAGEM À OAB PARANÁ PELO ANIVERSÁRIO DE 85 ANOS

284_first_3_2A diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR) prestou uma homenagem à diretoria da OAB Paraná na solenidade comemorativa aos 85 anos da Seccional paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil. Durante a cerimônia, o presidente José Augusto Araújo de Noronha, que também já presidiu a Caixa de Assistência por dois mandatos consecutivos (2010-2012 e 2013-2015), recebeu uma escultura do artista Alfi Vivern das mãos da vice-presidente da CAA-PR, Daniela Ballão Ernlund. (Foto: Bebel Ritzmann)


VETERANO ISRAEL ROSENTHAL PRESENTE NO DIA DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA RELIGIOSA DO EXÉRCITO BRASILEIRO

284_first_3_3O Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) e a Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) realizaram um culto ecumênico no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Rio de Janeiro, em homenagem ao Dia do Serviço de Assistência Religiosa do Exército (SAREx). Além do culto, foi realizada uma aposição floral junto ao túmulo do Patrono da Assistência Religiosa, Frei Orlando, e contou com a presença, dentre outros, do General de Brigada Severino de Ramos Bento da Paixão, Diretor da DPHCEx; do Tenente-Coronel Robson de Menezes Peroni Campos, diretor do Monumento aos Pracinhas e do Ex-Combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Tenente Israel Rosenthal.


B’NAI B’RITH VISITA SECRETÁRIO DO VERDE E MEIO AMBIENTE DE SÃO PAULO, DR. GILBERTO NATALINI

284_first_3_4

Abraham Goldstein, presidente nacional da B’nai Brith e Edgar Lagus, vice-presidente da B’nai B’rith São Paulo estiveram em visita ao Secretário do Verde e Meio Ambiente, Dr. Gilberto Natalini, amigo de longa data da comunidade judaica e em especial da B’nai B’rith.
“Foi uma visita de cortesia, reforçando os laços de amizade já existentes”, destaca Goldstein.
O Secretário Natalini comentou as dificuldades e desafios em 2017, para atender mais de uma centena de parques e praças da capital paulista. Há muito que fazer. A cidade só dispõe de menos de 4 m2 de verde por habitante e deveria ter 8m2, segundo a recomendação das Nações Unidas.
A B’nai B’rith ofereceu seu apoio para divulgar, durante suas atividades culturais junto aos alunos das escolas públicas, a importância do respeito e cuidado com o Meio Ambiente e as vantagens de preservar o verde da natureza.


COMUNIDADE JUDAICA PARTICIPA DA POSSE DA MINISTRA DOS DIREITOS HUMANOS

284_first_3_5Resultado de imagem para Mauro Leonardo Cunha, diretor da Associação Cultural Israelita de Brasília
Mauro Leonardo Cunha, diretor da Associação Cultural Israelita de Brasília, representou a Conib na posse, em 5 de fevereiro, da desembargadora baiana Luislinda Valois como nova ministra dos Direitos Humanos. A magistrada faz parte do governo desde julho de 2016, quando assumiu a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).


FISESP E ARQSHOAH UNEM-SE PELA CONTINUAÇÃO DO PROJETO DE MEMÓRIA

284_first_3_6Maria Luiza Tucci Carneiro, responsável pelo LEER e pelo projeto Vozes do Holocausto/Arqshoah

A Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e o Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação da USP [LEER], firmaram uma parceria para evitar que os trabalhos do projeto Arqshoah – Arquivo Virtual sobre Holocausto e Antissemitismo sejam interrompidos pela falta de recursos provocada pela crise econômica. O Arquivo tem como objeto a história e a memória dos sobreviventes de campos de extermínio e refugiados do nazifascismo radicados no Brasil e conta com um acervo de centenas de entrevistas.

O objetivo da parceria é garantir o registro dos testemunhos e a preservação dos documentos. Uma comissão foi formada para auxiliar na captação de recursos. Participam dela a professora Maria Luiza Tucci Carneiro, responsável pelo LEER e pelo projeto Vozes do Holocausto/Arqshoah; Ricardo Berkiensztat, Morris Ely e Ana Lucia Livovschi, representando a Fisesp; Márcia Feldon Borger, Verônica Cattan, George Legmann e Gabriel Zitune, membros da comunidade judaica.

O acervo do Arqshoah tem hoje 246 entrevistas em áudio e/ou vídeo, além de milhares de fotografias e documentos diplomáticos, pesquisados pela equipe coordenada pelas Tucci Carneiro e Rachel Mizrahi. Ao mesmo tempo, os acervos dos sobreviventes estão sendo digitalizados com o objetivo de complementar as histórias de vida daqueles que escolheram o Brasil como sua pátria. Acesse o Arquivo Virtual.

O Arqshoah atua com pesquisadores bolsistas em nível de excelência e voluntários e tem como parceiros o Museu de Auschwitz, na Polônia – uma parceria inédita no país; o Museu do Holocausto de Curitiba, o único sobre o tema no Brasil; o Arquivo Nacional do Rio de Janeiro; o Arquivo Histórico Judaico Brasileiro; além da Conib, Fisesp, B’nai B’rith e Unibes.

Tucci lembra que esta é última geração de sobreviventes que ainda está entre nós e que é preciso registrar seus testemunhos com a maior urgência. “Os reflexos da crise estão dificultando a realização deste trabalho, que necessita de recursos complementares mensais para que tenha prosseguimento por mais 12 meses. Sem apoio financeiro, a sua continuidade está ameaçada, assim como os testemunhos dos sobreviventes”, informa.

Os interessados em colaborar com o projeto podem contatá-la via malutucci@gmail.com


LIVRO DO DR. FRANCISCO MAIA NETO SOBRE PERÍCIAS CHEGA À 3ª EDIÇÃO

284_first_3_7Foram concluídos os trabalhos da 3ª edição do livro “Prova Pericial no Novo Processo Civil e na Arbitragem”, atualizado segundo o novo CPC, de autoria do Dr. Francisco Maia e publicado pela editora RTM. A preocupação do autor é de trazer à comunidade jurídica uma obra que atendesse tanto aos engenheiros periciais quato aos advogados. A redação foi estruturada seguindo a prática pericial, alicerçada nos diversos artigos que fundamentam a perícia na codificação processual civil já adequada aos princípios norteadores do Novo CPC de 2015. Traz ainda como anexos resoluções e normas que certamente auxiliarão os operadores do Direito e os peritos militantes, em suas diversas áreas de atuação.


OTIMISMO TOTAL NO REINÍCIO DAS ATIVIDADES DA WIZO-RIO

284_first_3_8Prontas para o trabalho, pouco a pouco as chaverot da Wizo-Rio retornam às suas atividades. Foi repleto de entusiasmo e otimismo o primeiro encontro das presidentes e representantes de Grupos do Subcentro Henny Landau, núcleo que congrega os grupos que reúnem-se no período noturno. Com a presença da presidente da entidade, Luciana Burla Cukierman, as ativistas firmaram o compromisso de enfrentar mais um ano de eventos e bons projetos, sempre com muita responsabilidade. Em pauta, muitas novidades. No coração, uma vontade única: a de levar o melhor para nossa coletividade. E um desejo: colaborar sempre com quem espera pelo carinho da Organização.

20
20