A TORÁ CRIA DIVISÃO OU UNIÃO? – POR ARIEH RAICHMAN

285_história_1_1Maimônides ensina que a Torá completa foi dada para trazer paz ao mundo. No entanto, a Torá contém muitas leis que dividem e diferenciam o modo de vida de uma pessoa da outra. Há a separação do Shabat do resto da semana, definição de quem é judeu ou não, divisão entre santidade e impureza, e outras mais. Com tanta divisão, como pode a Torá trazer paz e união para o mundo e seus habitantes?

Divisão divina

A ideia de pluralismo e de unir todas as opiniões é uma grande ideia e, embora possa unificar muitas pessoas, acaba por negar a possibilidade de haver uma verdade. Para nós judeus, um dos treze princípios de nossa fé é a crença na integridade e verdade da Torá. Embora para um estranho certas leis da Torá possam parecer ofensivas (por exemplo, não comer numa casa por não ser Kasher) ou machistas (por exemplo, não apertar a mão de alguém do gênero oposto), estas não são escolhas pessoais. São mandamentos divinos e leis que temos guardado por mais de 3000 anos.

É interessante que as pessoas que aprovam o casamento misto ou a reinterpretação da Torá não desejam que seus próprios filhos se casem com não judeus. Muitas vezes ficam encantados quando têm uma refeição kasher, ou mesmo por darem a mão a um grande kabalista de Israel. É somente após o fato de tentar reconciliar suas ações com seus verdadeiros valores que ignoram as instruções da Torá. Nunca foi sua prioridade ser pluralista, mas apenas veio a ser por causa das circunstâncias.

Unidade divina

Estava uma vez no avião, em uma viagem de angariação de fundos quando o homem ao meu lado começou uma conversa. Ele estava interessado em nossa religião e fez várias perguntas. Eu o ensinei sobre as 7 leis dos filhos de Noé e como cada pessoa tem um caminho que o conecta a D-us. Os caminhos são diferentes para as nações do mundo e para o povo judeu. Ele ficou maravilhado e feliz por saber que eu respeitava quem ele era e suas opiniões. Poderíamos ser amigos, embora discordássemos de alguma teologia.

Desacordos e lutas dentro de nosso próprio povo infelizmente sempre existiram (Korach e Moshe, Rei David e Rei Saul, Mitnagdim e Chassidim). Sempre houve e sempre haverá opiniões diferentes. No entanto, a Torá é a única coisa que pode trazer a paz entre eles, porque é divina. Contém leis que separam as pessoas e suas atividades, permitindo que cada pessoa realize sua missão neste mundo. Quando pluralizamos as missões, ou as transferimos para outros, só criamos mais caos. D-us criou o mundo com um plano e tudo o que precisamos fazer é permanecer no caminho que Ele nos colocou para merecer o verdadeiro shalom no mundo.

Shalom!


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.
Fonte: Manews – chabadmanaus@gmail.com – Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.com

20
20