EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Mônica Apor, Daniel Kolbar, Daennis Szyller, Ric Schenkman, Mario Fleck, Boas Albaranes, Jayme Blay, Marcelo Schapo, Daniela Ballão Ernlund, Ilda Robasziewicz, Artur Humberto Piancastelli, Luan Estradioto, Karin Brenner, Mario Fleck, Dany Schmit, Nathalie Velmovitsky, Fernando Lottenberg, Nabil Adghoghi, Samuel Max Gabbay, Breno Brummel, Adriana Zebulun, Natan Sharansky e Márcia Kitz, dentre outros .


MÔNICA APOR NO JUDAÍSMO FAZ BEM

285_first_5_1.1

A apresentadora de televisão, Mônica Apor, é a personagem desta edição do Judaísmo Faz Bem. Mônica foi repórter do programa TV Fama da RedeTV! e hoje trabalha no Grupo Bandeirantes. Em julho de 2010, Mônica foi capa da edição brasileira da Revista Playboy. O quadro “Judaísmo faz bem” busca mostrar valores judaicos que inspiram o bem e provar que pessoas boas existem e que junto delas podemos e precisamos lutar por um mundo melhor. Mais do que histórias de sucesso, o que nos une são os nossos valores. Procuramos atitudes, exemplos que inspiram e motivam. Clique no link e veja a entrevista: https://youtu.be/6QluGg31jyA


PRIMEIRO ENCONTRO DE CEO’S DAS EMPRESAS ISRAELENSES NO BRASIL REFORÇOU OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS ENTRE BRASIL E ISRAEL

285_first_5_1Daniel Kolbar, Daennis Szyller, Ric Schenkman, Mario Fleck, Boas Albaranes e Jayme Blay

Colocando em prática os objetivos da entidade, que é o de estimular e criar oportunidades de negócios entre os dois países e atrair empresas e prestadores de serviços e com o objetivo de incrementar o diálogo com seus públicos, a Câmara Brasil – Israel de Comércio e Indústria, realizou, no dia 31 de janeiro, no Restaurante Cantaloup, em São Paulo, o “Primeiro Encontro dos CEO’s das Empresas Israelenses no Brasil”. O encontro, que contou com a presença de 22 participantes, entre diretores da Câmara, representantes do Israel Trade e CEO das empresas, foi um sucesso e deve entrar para o calendário de eventos da Câmara.

“Encontros como o de hoje, são fundamentais para que a Câmara possa contribuir para o aprimoramento e o crescimento de todos. Pretendemos fazer um encontro por mês gerando fóruns de discussão e aprimoramento”, destacou o presidente da Câmara Brasil- Israel, Jayme Blay.

De acordo com Boaz Albaranes, cônsul econômico de Israel no Brasil, “Os dois países são ótimos parceiros comerciais, Israel traz tecnologia, fabricas e gera empregos e o Brasil leva insumos e produtos que não tem em Israel, gerando a cultura do win-win (ganha-ganha). Como entidades irmãs, é muito importante que a Câmara Brasil- Israel e o Israel Trade & Investment Brasil trabalhem em conjunto para que sejam alcançados os melhores resultados”.

“Boaz e eu estivemos recentemente em Israel no encontro dos cônsules econômicos de todo o mundo. Não há nenhum outro país com tantos casos de sucesso como os do Brasil, o que mostra que estamos no caminho certo”, afirmou Daniel Kolbar, responsável pelo Escritório de Negócios da Embaixada de Israel no Rio de Janeiro.


COMEMORAÇÃO DE TU BISHVAT EM RECIFE

285_first_5_2Dando continuidade às comemorações de Tu Bishvat, o Ano Novo das Árvores, o diretor do KKL Brasil, Marcelo Schapo, esteve em Recife, entre os dias 15 e 19 de fevereiro, onde visitou os colégios CBV, Único (unidades Casa Forte e Santo Amaro) e Colégio Israelita Móyses Chvarts e se reuniu com os madrichim do movimento juvenil Dror Recife (foto acima), líderes comunitários e professores da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Durante as visitas aos quatro colégios, e no encontro com os madrichim do Dror Recife, Marcelo Schapo falou sobre a história do KKL- Keren Kayemet LeIsrael e compartilhou experiências com alunos do Ensino Médio sobre desenvolvimento sustentável e responsabilidade ambiental. Nos encontros, os jovens interagiram, questionaram e opinaram acerca de soluções para melhorar o mundo através de ações do cotidiano. Ao final, de cada debate, Marcelo entregou sementes para cada aluno, incentivando-os, dessa forma a cuidar do meio ambiente.

“Foi muito legal perceber o interesse dos estudantes pelo meio ambiente, bem como o desejo de contribuir na construção de um mundo melhor. Após cada palestra, volto para casa certo de que estes jovens serão os responsáveis pelo início da melhoria na qualidade do Planeta”, destacou o diretor do KKL Brasil.


CAA-PR PRESENTE NAS COMEMORAÇÕES DOS 85 ANOS DA OAB PARANÁ

285_first_5_3Diretorias da CAA-PR e OAB Paraná (Bebel Ritzmann)

A diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR) prestigiou a solenidade comemorativa de 85 anos da OAB Paraná, realizada dia 15 de fevereiro, na sede da Seccional. O evento foi pautado por recordações da história da instituição e homenagens àqueles que contribuíram para sua consolidação. A data também foi marcada pelo lançamento da edição comemorativa “OAB 85 anos”.

Estiveram presentes o presidente Artur Humberto Piancastelli, que recebeu homenagem da OAB durante a cerimônia, a vice-presidente Daniela Ballão Ernlund, a secretária-geral Márcia Helena Bader Maluf e os diretores José Carlos Dias Neto, Iolanda Gomes e Julia Gladis Lacerda Arruda. A gerente administrativo financeiro da CAA-PR, Ilda Robasziewicz, foi uma dos funcionários homenageados pela Ordem. No final da sessão solene, o Coral da CAA e OAB Paraná se apresentou e emocionou os advogados e autoridades presentes.


CASA DO SABER É INAUGURADA NO SHOPPING LEBLON/RJ

285_first_5_5Tendo como diretora executiva Adriana Zebulun (na foto com convidados), foi inaugurada no Shopping Leblon, no Rio de Janeiro, a Casa do Saber. É um centro de debates e disseminação do conhecimento que permite o acesso à cultura de forma clara e envolvente, porém rigorosa e fiel às obras dos criadores. Em um ambiente extra-acadêmico, a CASA DO SABER oferece cursos livres, palestras e oficinas de estudo nas áreas de artes plásticas, ciências, cinema, filosofia, literatura, teatro, história, música, pensamento contemporâneo e psicanálise, reunindo renomados professores e conferencistas. As palestras e os cursos, estes com duração de um a três meses, em encontros de duas horas, apresentam o diferencial de serem ministrados em pequenos grupos para promover a troca de ideias e uma maior interação entre os participantes e os mestres.


PALESTRA APRESENTA A DESIGNERS DE INTERIORES MATERIAL SINTÉTICO COM TOTAL MOLDABILIDADE E ASSEPSIA

285_first_5_6Jefferson Macena, Silvia Pedroso Xavier, Luan Estradioto, Karin Brenner e Clair Milani
(Bebel Ritzmann)

Inspiradas a criar ambientes inovadores, personalizados e elegantes. Foi assim que os profissionais de designers de interiores se sentiram após a palestra de Luan Estradioto sobre o Corian, revestimento à base de resina acrílica, produzido pela multinacional DuPont. O evento foi organizado pela ABD-PR – Associação Brasileira de Designer de Interiores, em parceria coma loja Todeschini do Batel e a DecoreA, empresa processadora premium do produto. O Café com a ABD-PR faz parte do portfólio de ações da entidade que visam ao aprimoramento técnico e compartilhamento de conhecimentos entre fornecedores, lojistas e profissionais. De acordo com a diretora Silvia Pedroso Xavier, “nosso papel é contribuir para a formação continuada dos associados”.

De acordo com Luan Estradioto, o Corian tem sido utilizado em substituição de granitos, mármores, aço inox, por exemplo, em cubas para pias e lavatórios, balcões, tampos e bancadas para cozinhas, banheiros, hospitais, clínicas. Mais recentemente, profissionais de designers de interiores estão compondo ambiente utilizando o material.


GRUPO DE AMIGOS DO INSTITUTO WEIZMANN DE CIÊNCIAS NO RIO DE JANEIRO

285_first_5_6Grupo de Amigos do Instituto Weizmann de Ciências é reativado no RJ

Um encontro que lotou o Hillel Rio no dia 17 de fevereiro, com a presença Mario Fleck, presidente do Grupo de Amigos do Weizmann do Brasil e de Dany Schmit, CEO para América Latina do Instituto Weizmann de Ciências, marcou a reativação do Grupo dos Amigos do Weizmann no Rio de Janeiro.

Dany Schmit fez uma apresentação sobre o Instituto Weizmann, destacando seu modelo de excelência e as conquistas e descobertas que ao longo das décadas têm beneficiado toda a humanidade.

Mario Fleck, presidente dos Amigos do Weizmann do Brasil prestigiou o primeiro evento do grupo carioca e aproveitou para dar detalhes sobre o trabalho que é feito pelo grupo no Brasil. Ele destacou o fomento de parcerias científicas com entidades como a Fapesp, o processo seletivo para o envio de alunos brasileiros como bolsistas para a Escola de Verão​ do Instituto Weizmann em Israel e a realização de eventos como o “Science on Tap” e o “Weizmann Talks”, que buscam levar a ciência ao público em geral de forma envolvente e criativa.

Localizado em Rehovot, Israel, o Instituto Weizmann de Ciências é uma das mais respeitadas instituições de pesquisa multidisciplinar no mundo. O Instituto abriga cerca de três mil cientistas, estudantes, técnicos e equipe de apoio. O Weizmann desenvolve uma ampla gama de pesquisas baseadas na curiosidade, para gerar conhecimentos em benefício da humanidade. O Instituto está sempre em busca de novos caminhos para combater doenças e a fome, desenvolver novas tecnologias e materiais e criar estratégias para proteger o meio ambiente.


LIESSIN NO “24º ENCONTRO DE CHAVURÁ”

285_first_5_7

Nos dias 22 e 23 de fevereiro, o Colégio Liessin, representado pela coordenadora Nathalie Velmovitsky, participou do “24º Encontro de Chavurá”, realizado em Buenos Aires, pela BAMA, com a presença de aproximadamente 300 profissionais, entre professores, Coordenadores e Diretores de Escolas judaicas da Argentina, Brasil e Uruguai. Com a chegada de mais um ano letivo, o encontro foi uma celebração à Educação, com o tema “Repensar nossas práticas em tempos de transição: as mudanças que precisamos fazer”, com a proposta de expandir o pensamento, a fim de inspirar formas renovadas de fazer o ensino, onde a tecnologia e a sociedade, em tempos de transição, devem ser discutidas.


PRESIDENTE DA CONIB RECEBE O EMBAIXADOR DO MARROCOS NO BRASIL

285_first_5_9Nabil Adghoghi e Fernando Lottenberg. Foto:Divulgação

O presidente da Conib, Fernando Lottenberg, recebeu em São Paulo o embaixador do Marrocos no Brasil, Nabil Adghoghi.

O embaixador pediu um encontro com a comunidade judaica para conversar sobre temas de interesse comum e estreitar laços.

Eles falaram sobre os imigrantes judeus marroquinos no Brasil, estabelecidos sobretudo no Rio de Janeiro, São Paulo e Amazônia. Também abordaram a presença judaica no Marrocos como uma das três componentes da identidade marroquina, juntamente com os berberes e os árabes.

Recentemente, o rei Mohamed VI mandou restaurar o nome do bairro judaico de Marrakesh, El Mellah, e as mais de 150 sinagogas existentes no país.

No Marrocos, Mellah é o termo utilizado para designar os bairros das grandes cidades onde viviam os judeus. O de Marrakesh foi construído no século 16 para acolher os judeus expulsos da Espanha pela Inquisição.

Cerca de 40 mil judeus visitam o Marrocos anualmente.


GABBAY É O NOVO PRESIDENTE DO CENTRO ISRAELITA DO RIO GRANDE DO NORTE

285_first_5_10Breno Brummel e Samuel Max Gabbay. Foto: CIRN

O Centro Israelita do Rio Grande do Norte realizou em 19 de fevereiro a eleição de sua diretoria para o próximo biênio. A chapa 1, composta pelo presidente Samuel Max Gabbay e pelo vice Breno Brummel, foi eleita por unanimidade.

Gabbay afirmou que o tema da união caracterizará seu mandato.


NATAN SHARANSKY FICARÁ POR MAIS UM ANO NA AGÊNCIA JUDAICA

285_first_5_11Natan Sharansky, presidente do Executivo da Agência Judaica para Israel, chefiará a organização por mais um ano. O Conselho de Governadores anunciou que Sharansky concordou com seu pedido de que ele fique um ano após seu segundo mandato de quatro anos, terminando em junho. O anúncio veio na reunião de encerramento das reuniões de inverno da diretoria em Tel Aviv. Sharansky havia dito em setembro que não permaneceria após junho, apesar do pedido do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Seus esforços recentes incluem a tentativa de garantir um compromisso para uma praça igualitária no Muro Ocidental e um pedido de reconhecimento mais amplo pelo rabino-chefe israelense de conversões feitas por rabinos fora do Estado judeu.

“Embora eu estivesse cético sobre o valor de permanecer por mais um ano, o que aconteceu nos últimos meses me convenceu de que é importante que eu permaneça. Nossas discussões em curso com o governo sobre o Muro das Lamentações e assuntos relacionados chegaram a um ponto sensível e farei todo o necessário para garantir que as negociações bem-sucedidas dos últimos anos tenham resultados tangíveis. Além disso, os eventos dos últimos meses resultaram em uma profunda polarização entre alguns judeus na América e alguns em Israel, e é imperativo que façamos tudo o que pudermos para unir nosso povo. Essa será a nossa tarefa no próximo ano”, disse Sharansky em um comunicado.

Em setembro, ele havia dito ao The Jerusalem Post: “Eu não vou servir outro mandato. Eu disse ao primeiro-ministro. Não é saudável para a organização. Deve haver novas pessoas e novas ideias.”

Sharansky foi um prisioneiro político soviético que conseguiu imigrar para Israel, em 1986. Serviu no Knesset e em vários cargos ministeriais.


1º ENCONTRO DA BPW – ASSOCIAÇÃO DE MULHERES DE NEGÓCIOS E PROFISSIONAIS DE SP

285_first_5_12O primeiro encontro do ano das associadas e amigas da BPW – Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de São Paulo foi realizado no restaurante indiano Tulsi Indian Cuisine, em São Paulo.

Presidida por Márcia Kitz, a BPW São Paulo foi criada em 1975, sendo que a primeira BPW teve início em 1919, nos Estados Unidos, tendo, portanto, 98 anos de existência. Já a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais celebrará, nesse ano, 87 anos.

Uma das tradições mais importantes da BPW, representada em mais de 100 países, é a Cerimônia das Velas, quando se reúne para homenagear cada um desses países pela dedicação à missão. Suas integrantes trabalham pela igualdade de gêneros em todas as áreas, seja na sociedade, no mercado de trabalho, ou na área política, influenciando leis e elevando o status da mulher.

20
20