WIZO SP HOMENAGEIA ALEXANDRA BALDEH LORAS, EX-CONSULESA DA FRANÇA EM SP – POR GLORINHA COHEN

285_first_4_1Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Grupo Chana Szenes da Wizo SP presta homenagem no próximo dia 13 de março, a partir da 12h30, na A Hebraica de São Paulo, à uma mulher mui especial: Alexandra Baldeh Loras, ex-consulesa da França em São Paulo – cargo ocupado até agosto de 2016.

Encantadora em sua simplicidade e elegância, de origem francesa e gambiana, Alexandra nasceu no gueto de Corbeil-Essonnes, na periferia de Paris, e viveu na Alemanha, Inglaterra, Espanha, México, EUA e Suécia, passando por mais 50 Países. É a única negra entre seus cinco irmãos, como também a única a ter uma carreira: estudou na tradicional Sciences Po, a mesma instituição por onde passaram os ex-presidentes Jacques Chirac e François Mitterrand. Seu pai era um imigrante da Gâmbia e foi dele que Alexandra herdou a cor da pele.

Possui mestrado em Gestão de Mídia pelo IEP- Paris, foi apresentadora de televisão na capital francesa, atuou por mais de 20 anos na área de transformação pessoal e empresarial e é fundadora da Fórum Protagonismo Feminino. É, além de uma referência em debates e simpósios, empresária, escritora, palestrante em escolas secundárias e universidades. E, ao expor suas experiências e vivências, como Embaixadora do Projeto Plano de Menina ensina sobre o empoderamento das mulheres, mostrando como podem desenvolver a autoestima e ampliar as chances de sucesso.

285_first_4_2Também é Membro do Conselho Àfrica no Instituto Lula, Presidente de honra da São Paulo Accueil, foi Presidente da ACONSP (Associação das Consulesas de São Paulo) 2014 e em 2013 recebeu o Prêmio Mulher de Destaque da OBME (Organização Brasileira de Mulheres Empresárias).
Todavia, o mais importante de tudo isto talvez seja sua luta contra o preconceito racial e qualquer outra forma de discriminação, razão mais que suficiente para que decidisse com sua família viver definitivamente no nosso país, recusando, ela e o marido, missões do governo francês no Canadá e em Nova York.

“Democracia racial no Brasil é uma farsa”, diz ela. E acrescenta: “O racismo no Brasil é estrutural e subliminar, por isso é tão complexo. Não há nenhuma lei dizendo que os negros não têm direitos, mas a divisão é clara. Os negros se sentem desconfortáveis em determinados espaços”.

E Alexandra, mais que ninguém, tem autoridade suficiente para afirmar isto e sabe muito bem o que é ser discriminada pela cor da pele. Mormente quando se é mãe de um garotinho loiro, fruto de seu casamento com Damien Loras, o que a fez passar por algumas situações desagradáveis que evidenciavam o preconceito racial.

Uma de suas armas para mudar essa realidade foi criar um blog sobre dignidade negra, moda, estilo, cultura e direitos, voltado aos jovens e inspirando pessoas de todos os níveis sociais. Nele Alexandra discute assuntos dos mais variados e destaca personalidades da raça negra.

Com tantos atributos, Alexandra é, indubitavelmente, uma das mais dignas representantes do mundo feminino e merece receber a honraria.

20
20