DEFESA DE TESE DE MESTRADO DO DR. DAVID JACQUES COHEN

Tendo como tema a Doença de Peyronie – caracteriza-se pela formação de cicatrizes no tecido que reveste o corpo cavernoso do pênis, uma estrutura conhecida como túnica albugínea -, o urologista paulistano David Jacques Cohen defendeu na Faculdade de Medicina do ABC, sob a orientação do Dr. Sidney Glina, professor titular da disciplina de Urologia, e co-orientação da Dra. Maria Aparecida da Silva Pinhal, professora titular da disciplina de Bioquímica, ambos da FM-ABC, a tese de mestrado intitulada “Análise das alterações histológicas e bioquímicas, após instilação de sangue na túnica albugínea de ratos”.

Foi aprovada com louvor, pela banca examinadora composta pelos Doutores Sidney Glina, que também é especialista em Reprodução Humana, Andrologia e Disfunção Sexual Masculina, Antonio Carlos Lima Pompeo, coordenador do Departamento de Uro-Oncologia da Sociedade Brasileira de Urologia, e Marcus Vinicius Sadi, professor Livre-Docente de Urologia e chefe do setor de Uro-Oncologia da UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo, que assim se expressaram:

“A pesquisa do Dr. David conseguiu mostrar que provavelmente a Doença de Peyronie decorre mesmo do extravazamento de sangue na túnica albugínea. Foi uma prova de conceito importante e inédita.” – Dr. Sidney Glina.

“A tese de mestrado aprovada com louvor do Dr. David J. Cohen baseou-se no estudo experimental em ratos e traz importantes informações sobre a doença de Peyronie (fibrose peniana), que afeta homens causando disfunção sexual secundária, tortuosidade e eventual encurtamento do órgão. O modelo estudado tem grande potencial de facilitar o desenvolvimento de novas terapias locais e sistêmicas para a doença. Nossos cumprimentos ao autor e equipe por essa importante contribuição.” – Dr. Antonio Carlos Lima Pompeo.

“A tese de mestrado do Dr. David J. Cohen, aprovada com louvor pela banca examinadora, trouxe uma contribuição significativa para o estudo da doença de Peyronie. Foi desenvolvido um modelo experimental original e único que promove uma melhor compreensão da fisiopatologia desta doença e permitirá testar novas abordagens terapêuticas para esses pacientes.” – Dr. Marcus Vinicius Sadi.

Sobre o Dr. David Jacques Cohen

Formado em medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, realizou residência médica de dois anos em cirurgia geral no Hospital e Maternidade Santa Marcelina em São Paulo e, em seguida, residência médica em Urologia no Hospital Centro médico de Campinas por três anos.

Em 2013 fez fellowship na Cornell University, no Presbiterian Hospital de Nova Iorque, sob supervisão do Prof. Ash Tewari – referência em cirurgia robótica – e em  2014 fellowship de pesquisa básica no John Hopkins Hospital em Baltimore, sob supervisão do Prof. Trinity Bivilacqua com enfoque em doença de Peyronie. Entre 2011 e 2013 trabalhou na AACD no setor de disfunções miccionais e sexuais do paciente com trauma raquimedular.

Especialista em disfunção erétil, DST – doença sexualmente transmissível -, balanopostites, pedra nos rins, câncer de bexiga e de próstata, atualmente o Dr. David é urologista do Hospital Israelita Albert Einstein, membro da equipe do check-up do homem do grupo Fleury de São Paulo e assistente da disciplina de Urologia do Instituto do Homem (Hospital Brigadeiro), onde atua no setor de litíase do trato urinário na orientação e formação de residentes. É ainda o responsável técnico pelo site www.drdavidcohen.com.br .

Títulos

· Médico especialista em Urologia pela Sociedade Brasileira de Urologia

· Titular da Sociedade Brasileira de Urologia (TiSBU – SP)

· Membro da Sociedade Brasileira de Urologia

· Membro da European Urological Association (EUA)

· Membro da International Society of Sexual Medicine

· Membro da diretoria da Sociedade Latino Americana de Medicina Sexual

· Revisor do Journal of Sexual Medicine

· Revisor do International Brazilian Journal of Urology

FC_01
Drs. Antonio C.L.Pompeo, Sidney Glina, David J. Cohen e Marcus Vinicius Sadi

289_2_2Dr. Sidney Glina faz a apresentação do Dr. DavidFC_03

Dr. David defende sua tese

289_2_4Banca examinadora composta pelos Drs. Antonio C.L.Pompeo, Sidney Glina e Marcus Vinicius Sadi

289_2_5Dr. David J. Cohen e sua esposa Cláudia, que também é médica

289_2_6Dr. David é ladeado por seus pais, Glorinha e Jacques Cohen

289_2_7Drs. Marcus Vinicius e David J. Cohen

289_2_8Drs. Bruno França de Resende, David J.Cohen e André Venturini de Oliveira

289_2_9Dra. Claudia P.Cohen, Mimi El Kobbi e Thilda Supino

289_2_10Drs. Sidney Glina e David J.Cohen

289_2_11Jacques Cohen com suas irmãs Mimi El Kobbi e Thilda Supino

289_2_12Drs. Antonio C.L.Pompeo e David J. Cohen

289_2_13Glorinha Cohen entre os Drs. Marcus Vinicius Sadi e Sidney Glina

289_2_14Drs. Rodrigo Spindola, David e Claudia Cohen

20
20