CONIB EM PAUTA
Dois eventos importantes agitaram a CONIB no mês de abril: a assinatura de memorando de cooperação com a Comunidade Israelita de Lisboa e a recepção para o novo embaixador do Brasil em Israel. Confira aqui os detalhes.
CONIB ASSINA MEMORANDO DE COOPERAÇÃO COM A COMUNIDADE ISRAELITA DE LISBOA
CONIB RECEBE O NOVO EMBAIXADOR DO BRASIL EM ISRAEL
CONIB ASSINA MEMORANDO DE COOPERAÇÃO COM A COMUNIDADE ISRAELITA DE LISBOA
O presidente da Conib, Fernando Lottenberg assinou em 13 de abril, na Residência do Embaixador do Brasil em Portugal, um Memorando de Cooperação com a Comunidade Israelita de Lisboa. O acordo contempla a difusão de informações e procedimentos para concessão da cidadania portuguesa aos descendentes dos judeus expulsos de Portugal, intercâmbio cultural, desenvolvimento de programas no âmbito da educação religiosa, interação entre movimentos de juventude e de liderança judaicos.
“Este é um importante passo para a aproximação de comunidades com ligações históricas muito fortes. Esperamos que o intercâmbio seja proveitoso para todos”, afirmou Lottenberg.
“A assinatura do protocolo foi um momento muito significativo no relacionamento entre as nossas instituições. Estou certo que esta cooperação terá o sucesso que todos pretendemos”, declarou o vice-presidente da Comunidade de Lisboa, Jaime Ayash.
O embaixador Luis Alberto Figueiredo Machado assinou como testemunha do acordo, juntamente com a embaixatriz, Maria Angélica Ikeda.
Fernando e Nancy Lottenberg visitam a sinagoga Shaaré Tikvá
Gabriel Steinhardt, presidente da CIL, Fernando Lottenberg e Jaime Ayash, VP da CIL
Jaime Ayash, Gabriel Steinhardt, Luis Alberto F. Machado e Fernando Lottenberg
CONIB RECEBE O NOVO EMBAIXADOR DO BRASIL EM ISRAEL
A diretoria da Conib e lideranças comunitárias receberam o novo embaixador do Brasil em Israel, o diplomata Paulo Cezar Meira de Vasconcellos, cuja indicação foi recentemente aprovada pelo Senado.
No encontro, Vasconcellos demonstrou estar entusiasmado e motivado com esse novo desafio em sua carreira. Afirmou que seu objetivo principal à frente da missão brasileira é trabalhar em uma agenda positiva, com foco no fortalecimento das exportações brasileiras e no intercâmbio cultural, científico e tecnológico. Relatou o encontro que teve com o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, no qual acordaram uma pauta de trabalho convergente, focada em boas relações diplomáticas, e que fomente o intercâmbio, em especial na área empresarial.
“Com as duas Embaixadas preenchidas no seu mais alto nível, em Brasília e em Tel Aviv, esperamos novos tempos no relacionamento entre Brasil e Israel”, disse o presidente da Conib, Fernando Lottenberg.
Vasconcellos foi primeiro-secretário e conselheiro na Embaixada em Washington e cônsul-geral adjunto no Consulado-Geral em Nova York; conselheiro na Embaixada em Ottawa, no Canadá, e embaixador na Tailândia e nos Emirados Árabes Unidos.
Há uma população estimada de 15 mil brasileiros em Israel, além de um significativo contingente de turistas brasileiros, que viajam sobretudo por motivos culturais e religiosos.
Fotos: Eliana Assumpção
Eduardo Wurzmann, Fernando Lottenberg, Paulo Cezar Meira de Vasconcellos, Bruno Laskowsky e Jayme Blay
Paulo Cezar M. de Vasconcellos recebe um presente de Fernando Lottenberg