O SEGREDO DA CONSTRUÇÃO NO JUDAÍSMO – RABINO ARIEH RAICHMAN

289_historia_5_1O rabino diz à sua congregação: “Tenho boas notícias e más notícias, a boa notícia é que temos dinheiro suficiente para pagar nosso novo projeto de construção, a má notícia é que ele ainda está lá em seus bolsos”.

Construindo no Judaísmo

Somos uma nação cujo propósito neste mundo é construir. Onde quer que estejamos, devemos construir lugares de habitação para D-us. Isso pode significar construir sinagogas e escolas judaicas, ou em um nível mais pessoal construir um lar judaico ou crescer na observância judaica. A chave para o crescimento está nas mãos de cada um de nós, e tudo o que precisamos fazer é agir.

O Mishkan (Tabernáculo) foi construído enquanto os judeus estavam no deserto. Embora em tamanho tenha sido pequeno e foi construído há milhares de anos, ainda podemos aprender uma lição valiosa sobre como construir hoje. Para construir o Mishkan houve três etapas:

A) Instruções divinas de medidas, materiais e métodos a serem seguidos.

B) As instruções foram realmente seguidas.

C) Após a construção, um levantamento foi feito para ver se tudo foi construído corretamente.

Instrução Divina

Há muitas maneiras de construir uma sinagoga, honrar um falecido, ou edificar um casamento. No entanto, temos um guia que nos diz se estamos no caminho certo. Este guia é a Torá, especificamente o Código de Leis Judaicas. Quando o aprendemos e usamos, então D-us se torna parceiro e presente no que estamos tentando construir.

Esta semana alguém me enviou um vídeo de como cientistas descobriram recentemente que dormir deitado sobre seu lado esquerdo é mais saudável do que dormir à sua direita. Este é um fato declarado na lei judaica há milhares de anos. Em todos os aspectos do judaísmo, a Torá está anos luz à frente das descobertas da ciência moderna. No entanto, às vezes é difícil para nós nos comprometermos com instruções divinas. Comer kosher, manter as leis da pureza da família, e modéstia, são alguns outros mandamentos que a ciência está descobrindo recentemente a sua relevância. Assim, o primeiro passo na construção judaica é saber o “sim”, “não” e o “como fazer”.

Cumprimento

Cada letra na Torá é precisa e nada é repetido sem razão. Portanto, quando a descrição do Mishkan e sua construção são repetidas há uma lição: Eles construíram com o mesmo entusiasmo com o qual receberam as instruções. A cada dia que passava durante o processo de construção, a empolgação aumentava. Nós também devemos cumprir os mandamentos divinos hoje, com alegria e excitação como se tivéssemos acabado de recebê-los no Monte Sinai.

Contabilidade

Se D-us vê e ouve tudo, por que eu preciso fazer uma contabilidade? A conta é para você, e não para Ele. Quando alguém toma tempo para escrever uma revisão geral de um projeto e analisá-lo, a mente se torna mais focada. Se a missão foi um sucesso, então a mente vai pensar em maneiras de expandi-la, e se foi um fracasso, então um vai pensar numa maneira de remediar a situação. Fazer um balanço é a nossa maneira de dizer que este trabalho é importante.

Conhecer o segredo da construção no judaísmo é a boa notícia. Mexa-se!

Shalom!


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.
Fonte: Manews – chabadmanaus@gmail.com – Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.com