DIA DA VITÓRIA EM BELO HORIZONTE E LANÇAMENTO DO LIVRO DE ISRAEL BLAJBERG

A Federação Israelita do Estado de Minas Gerais – FISEMG e o Instituto Histórico Israelita Mineiro – IHIM realizaram dia 11 de maio, no Centro Comunitário Associação Israelita Brasileira – AIB, com apoio da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira – ANVFEB-MG, um Ato Solene para relembrar os 72 Anos do Dia da Vitória e do Dia da Recordação dos Heróis e Mártires do Holocausto, contando também com o lançamento do livro e longa documentário em DVD Estrela de David no Cruzeiro do Sul, de Israel Blajberg.

O evento foi conduzido pelo Diretor da FISEMG Jaime Aronis, sendo aberto pelos Hinos Nacionais do Brasil e de Israel, interpretados pela cantora Paola Giannini, seguindo-se o Hino da Resistência Francesa, Hino dos Partisans e Canção dos Expedicionários.

Foram acesas 6 velas em homenagem aos 6 milhões de judeus vítimas do Holocausto, respectivamente por Henry Katina, sobrevivente do Holocausto, Coronel João Vicente Ferreira, Chefe do Estado Maior da 4ª. Região Militar, Samuel Flam, filho de Da. Hanna Flam, sobrevivente do Holocausto, Marly Aronis, representante da juventude, Israel Blajberg, autor do livro e Pracinha Rafael Inacio Bras, Veterano da FEB.

O Rabino Uri Lam pronunciou a oração fúnebre do Izkor, e o Rabino Nissim Katri entoou o El Malé Rahamin pelas almas dos mortos no Holocausto. O Coral da Congregação Israelita Mineira apresentou a versão musical do poema escrito em 1942 por Hanna Szenes, paraquedista e lutadora da resistencia judaica hungara – Eli, Eli – Meu D_us, Meu D_us.

Usaram da palavra os integrantes da Mesa, Salvador Ohana, Presidente da FISEMG, Jacques Levy, Presidente do IHIM, Marcos Moretzsohn Renault Coelho, Presidente da ANVFEB-MG e Israel Blajberg.

Foi exibido o Documentário Estrela de David no Cruzeiro do Sul, de Daniel Mata Roque, e lançado o livro de mesmo nome, escrito por Israel Blajberg e publicado pela Academia de Historia Militar Terrestre do Brasil, sobre a participação dos cristãos-novos, judeus e descendentes nas forças armadas brasileiras.

Durante o evento os presentes puderam visitar a exposição de fotografias Auschwitz em Imagens e Sensações, produzida pelas alunas Laura Alice de Souza da Silva, Andrea Schirley Taciana de Oliveira e Ana Cristina Moreira Soares, concebida a partir da experiência de intercâmbio no Programa de Pos-Graduação em Estudos de Linguagem e do Bacharelado em Letras do CEFET-MG na Universidade Eotvos-Loranb de Budapeste, com apoio da FIEMG, FAPEMIG, CEFET-MG, CAPES e Fundação CEFET-Minas.

Entre os presentes encontravam-se o Coronel João Vicente Ferreira, Chefe do Estado Maior da 4ª. Região Militar, representante do General Schneider, Tenente R/2 Fernando Gonçalves Castelo Branco – Presidente da AOR-EB – Associação dos Oficiais da Reserva do Exército, Profa. Lyslei Nascimento, da UFMG, Luciano E. Cabral, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança – CONSEP3, e comitivas de alunos do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva, comandada pelo Tenente Lucas Rotatori Boorges, e de integrantes da ANVFEB-MG, com o diretor do museu da FEB, Randolfo Diniz Neto.

Credito das Imagens: Julia (estagiaria IHIM) e Daniel Mata Roque

290_fique_3_1

290_fique_3_2

290_fique_3_3

290_fique_3_4

290_fique_3_5

290_fique_3_6

290_fique_3_7

290_fique_3_8

290_fique_3_9

290_fique_3_10

290_fique_3_11

290_fique_3_12