PALAVRA DO PRESIDENTE AVI GELBERG

291_HEBRAICA_1_1Quando nos unimos, fazemos muito mais com muito menos.

Acabamos de comemorar Iom Haatzmaut, uma semana intensa iniciada com Iom Hazikaron em que lembramos de todos aqueles que deram a vida para defender o Estado de Israel. Esses jovens levados na flor da idade e famílias que nunca mais voltaram a ser as mesmas depois da cruel notícia.

Esses sacrifícios têm tudo a ver com cada um de nós, aqui, em São Paulo, e na Diáspora. Eles deram a vida para ter o Estado de Israel forte, firme e valente. Sabiam que o objetivo é esse: um Estado de Israel forte é nosso seguro de vida. O fato de vivermos aqui com tranquilidade e liberdade, cientes de que qualquer perigo que venha a nos ameaçar teremos para onde ir e um país que nos acolherá, nos receberá de braços abertos, assim como foram recebidos muitos de nossos irmãos que tomaram esta decisão nos últimos anos. Justamente por isto – e por eles – temos a responsabilidade de manter a chama do povo judeu acesa. Passar de geração em geração a tradição e manter o elo forte com o Estado de Israel. Temos de ter orgulho de sermos judeus e não nos escondermos.

Não por acaso nascer judeu é privilégio. Temos de valorizar esta condição. Fazer jus ao sacrifício feito por outros para nos possibilitar esta segurança e orgulho.

Após Iom Hazikaron realizamos as comemorações de Iom Haatzmaut, também uma semana de programações a respeito de Israel e vindas de lá: danças, músicas, fotos, filmes e muito mais de um estado que, para todos nós, é um milagre. Ele contribui com inovações, conhecimento e benefícios que o mundo todo utiliza, querendo ou não: Pentium que está em todos os computadores, Waze em todos celulares, máquina de ressonância magnética, remédios, diversos softwares e outras milhares de invenções, etc., tudo isso resistindo a perseguições e vivendo cercado de estados que querem o seu fim, e o fim da única democracia da região. E apesar de tudo contra, Israel continua a crescer e a se reinventar todo dia.

Este é o orgulho que temos de carregar sempre conosco. Trazer isto para nosso dia a dia. Ter mais Israel na nossa vida. Pois naquela semana na Hebraica conseguimos isto tudo trabalhando juntos, as 21 entidades numa união única, mostrando que é possível, quando nos unimos em favor de uma causa, surgirem ideias maravilhosas. Quando nos unimos, fazemos muito mais com muito menos. As festas se encerraram no domingo à tarde com um ato emocionante. O embaixador Yossi Shelli sentiu-se como se estivesse em Israel e, portanto, para mim o objetivo foi alcançado.

Shalom.


Fonte: Revista da Hebraica – junho/2017