EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Yossi Shelley, Luiz Fux, Luis Roberto Barroso, rabino Leib Rojtenberg, Andree Guittcis, presidente Michel Temer, Paulo Feldman, Boaz Albaranez, Jayme Blay, cônsul Dori Goren, Mario Fleck, Mario Esses, Lilian Sharfi, Luciano Szafir, ministros Marcos Pereira e Eli Cohen, Zeila Sliozbergas, Edgar Lagus, Silvio Santos, ministro Benjamin Netahyahu e o escritor israelense David Grossman, dentre outros.


EMBAIXADOR DE ISRAEL E RABINO DO BEIT CHABAD SÃO RECEBIDOS NO STF

294_first_5_1Yossi Shelley, Luiz Fux, Luis Roberto Barroso e rabino Leib Rojtenberg. Foto: Divulgação.

O embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, acompanhado pelo rabino Leib Rojtenberg, diretor do Beit Chabad de Brasilia, foram recebidos no Supremo Tribunal Federal pelos ministros Luiz Fux e Luís Roberto Barroso.

Os ministros, ambos de origem judaica, desejaram ao embaixador sucesso na nova missão. Shelley os convidou para conhecerem o Estado de Israel.


ANDREE GUITTCIS RECEBE EM BH A COMENDA CARLOS DRUMOND DE ANDRADE

294_first_5_2O designer de jóias Andree Guittcis recebeu da Academia de Letras do Brasil – ALB, em Belo Horizonte, a comenda Carlos Drumond de Andrade junto a outros nomes ligados às artes e literatura nacionais e internacionais. O prêmio foi entregue pelo presidente da instituição, Helbert Pitorra. Durante a solenidade ocorreram performances e exposições, tendo Andree apresentado alguns de seus premiados trabalhos e uma réplica feita em injeção tridimensional desenvolvida pela 3DTek .


EMBAIXADOR YOSSI SHELLEY ENTREGA CARTAS CREDENCIAIS

(O Embaixador de Israel, Yossi Shelley, entregou suas cartas credenciais para o presidente Michel Temer na tarde da última segunda-feira (26 de junho). A cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, formalizou a atuação do Embaixador no país. O ato marca o início de uma nova fase nas relações bilaterais entre Israel e Brasil, com foco na inovação, tecnologia e defesa. O Embaixador acredita que este é um marco importante para mais uma etapa de colaboração entre os dois países.

Estavam presentes na cerimônia o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, o cônsul de Israel, Menashe Kamara, e o conselheiro Itay Tagner. Além de Shelley, outros treze embaixadores também entregaram suas cartas credenciais.


CÂMARA BRASIL ISRAEL FAZ ALMOÇO DE DESPEDIDA PARA BOAZ ALBARANES, CONSUL ECONÔMICO DE ISRAEL EM SÃO PAULO

294_first_5_4Paulo Feldman, Boaz Albaranez, Jayme Blay, cônsul Dori Goren, Mario Fleck e Mario Esses

A Câmara Brasil – Israel de Comércio e Indústria, realizou no Restaurante Cantaloup, em São Paulo, um almoço de despedida para Boaz Albaranes, Cônsul Econômico de Israel em São Paulo, que voltará para Israel.

“Cheguei ao Brasil em uma época extremamente desafiadora, com a proposta de “vender” Israel para os brasileiros, mas cheguei à conclusão de que o oposto é ainda mais importante pois, onde existe crise, há também oportunidades. Dois dos meus três filhos são brasileiros, o que deixa um vínculo ainda mais forte com este país que nos acolheu tão bem”, disse Boaz.

No encontro, que contou com a presença de diretores da Câmara, representantes do Israel Trade e CEO das empresas, além do cônsul geral de Israel em São Paulo, Dori Goren, foram debatidos temas como a atual crise política e econômica, o vírus da corrupção e a importância da China neste cenário.

“Estamos pagando um preço alto por ter convivido muito tempo com a impunidade e precisamos ter calma até a maré baixar e saber olhar para a frente”, afirmou Jayme Blay.

Para o cônsul Dori Goren, o Brasil é um país único, com uma só língua, uma religião predominante, além de muitos recursos naturais e reservas hídricas, o que o coloca na frente de outros países emergentes.


LILIAN SHARFI É A VENCEDORA DO PROJETO “ITACARÉ EU VOU” DA NA’AMAT PIONEIRAS SÃO PAULO

294_first_5_5A dentista paulistana Lilian Sharfi foi a vencedora do projeto “Itacaré eu Vou” idealizado pela Na’amat Pioneiras São Paulo. Lilian foi contemplada com uma viagem para duas pessoas com direito a passagem aérea e quatro diárias de hospedagem em apartamento superior com café da manhã no Txai Resort, em Itacaré.


LUCIANO SZAFIR ESTRELA FILME BASEADO EM MÉDICO JUDEU

294_first_5_6

Um médico judeu totalmente cético é o personagem principal de “O Despertar de Solomon”, que começou a ser rodado em Curitiba com o ator Luciano Szafir no elenco. O filme é baseado na obra literária do curitibano Leon Knopfholz, também autor do roteiro em parceria com Thais Soler.

Segundo ele, o filme é “uma metáfora da cultura intelectual judaica da primeira metade do século XX, construído em camadas para possibilitar múltiplas narrativas múltiplas”. Esse mergulho no cenário do pensamento judaico, onde racionalismo e metafísica se contrapõem, mas também se superpõem, é inspirado na escrita do prêmio Nobel de Literatura Isaac Bashevis Singer, cuja obra aborda questões universais em contexto judaico, em situações que se passaram na Polônia no final do século 19 e começo do 20. Leon Knopfholz adaptou para a Curitiba contemporânea, mas desenvolveu estilo próprio.


MINISTRO DA INDÚSTRIA E COMÉRCIO DO BRASIL FAZ VISITA DE QUATRO DIAS A ISRAEL

294_first_5_7Marcos Pereira e delegação, com o embaixador do Brasil em Israel, Paulo Cezar Meira de Vasconcellos

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços do Brasil, Marcos Pereira, fez visita oficial de quatro dias a Israel, na primeira missão do MDIC ao país em 12 anos. Na agenda, visitas a universidades, empresas de tecnologia, ao Parlamento (Knesset) e uma reunião com o ministro de Economia e Indústria, Eli Cohen.

Ele foi recebido pelo embaixador Paulo Cesar de Vasconcellos, em Tel Aviv. Na embaixada, Pereira encontrou a CEO da Israeli Advanced Technology Industries (IATI), Karin Rubinstein. A IATI congrega indústrias de alta tecnologia e biociências de Israel com a missão de conectar o ecossistema israelense de alta tecnologia. A delegação foi também à Universidade de Tel Aviv, onde foi recebida pelo vice-presidente da instituição, Amos Elad. “Construímos aqui uma importante ponte que poderá contribuir com o Brasil nas áreas de tecnologia e inovação para a indústria”, disse o ministro.

“Essa visita foi curta demais, gostaríamos que vocês ficassem aqui o dia inteiro e acredito que o próximo passo seja estabelecer um programa de colaboração”, declarou o executivo sênior de Pesquisa para América Latina, Herman Richter.

Depois, o ministro seguiu para Jerusalém, e encontrou no Parlamento o ministro da Economia e Indústria de Israel, Eli Cohen. “Brasil e Israel são complementares, não competidores. O mercado brasileiro é muito importante para nós”, disse Cohen.


WORKSHOP DA B’NAI B’RITH SP: SUSSKIND TRAZ FERRAMENTAS PARA AÇÕES FIRMES NA MÍDIA

294_first_5_8A B’nai B’rith São Paulo recebeu Marcos Susskind, no domingo, 9 de julho, em um workshop que reuniu ativistas e interessados em buscar ferramentas para ações firmes e efetivas na mídia. Diante de notícias inverídicas, capciosas, tendenciosas contra Israel, comunidade judaica, direitos humanos e cidadania podem ser formados grupos de discussão, para definir as melhores estratégias de posicionamento. Foram quatro horas de intenso trabalho, com parte prática e troca de experiências. Um dos principais pontos propostos por Susskind foi a necessidade de propor pautas para a mídia, e não apenas responder as demandas.

“Foi um workshop conciso, visando preparar ativistas para melhor exercerem seus papéis, atingindo de maneira mais eficaz seus objetivos,” relata Zeila Sliozbergas, presidente da B’nai B’rith São Paulo.
Entre os presentes, Edgar Lagus, vice-presidente da B’nai B’rith Brasil, pela região Centro-Sul.


TEATRO SILVIO SANTOS VAI ABRIGAR MUSEU SOBRE HISTÓRIA DO EMPRESÁRIO

294_first_5_9

O SBT vai criar um museu sobre a emissora e a história do empresário no Teatro Silvio Santos, localizado no bairro Carandiru, em São Paulo. A previsão de abertura é em 2018. O local deve receber parte do acervo da exposição “Silvio Santos vem aí!”, sucesso absoluto apresentada no Museu da Imagem e do Som.


EM RESPOSTA ÀS RESOLUÇÕES DA UNESCO, ISRAEL CONSTRUIRÁ CENTRO TURÍSTICO NA CIDADE VELHA DE JERUSALÉM

294_first_5_10Representação do Centro de Kedem. Foto: Divulgação.

Israel planeja concluir a construção de um centro turístico na Cidade Velha de Jerusalém, afirmou neste domingo (9) o primeiro-ministro Benjamin Netahyahu. O Centro de Kedem ficará no bairro de Silwan, próximo ao Portão de Dung da Cidade Velha, que dá acesso ao Muro das Lamentações.

A medida vem como resposta a duas resoluções recentes do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, reunido na semana passada em Cracóvia, na Polônia. A primeira rejeita a soberania israelense sobre Jerusalém e condena as escavações arqueológicas na Cidade Velha; e a segunda inscreve a Tumba dos Patriarcas, em Hebron, na lista do Patrimônio Mundial em Perigo e como patrimônio palestino.

De acordo com a tradição, lá estão enterrados Abraão, pai das três religiões monoteístas, seu filho Isaac, seu neto Jacó e suas esposas Sara, Rebeca e Lia.

O novo centro de visitantes em Jerusalém estará localizado na chamada Cidade de David, em uma área de 16.000 m2, como parte de um projeto maior que incluirá um teleférico e novas rotas de acesso ao Muro das Lamentações.

“Os primeiros visitantes que vou convidar serão as delegações da UNESCO e da ONU”, disse o primeiro-ministro.


ESCRITOR ISRAELENSE DAVID GROSSMAN VENCE PRÊMIO INTERNACIONAL

294_first_5_11

O escritor israelense David Grossman foi o vencedor do “Man Booker International Prize 2017”, premiação inglesa dedicada a obras traduzidas no país. “O Inferno dos Outros”, romance de Grossman publicado no Brasil em 2016 pela Companhia das Letras, debancou obras de autores como Mathias Enard, Roy Jacobsen, Dorthe Nors, Samanta Scweblin e de seu conterrâneo Amós Oz.

Neste romance, Grossman cria um inusitado show de comédia. Em cima de um palco decadente de uma pequena cidade israelense, Dovale apresenta um show de stand up para alguns gatos pingados e um amigo de infância, seu convidado especial da noite. Enquanto faz piadas mais ou menos sagazes, no limite do politicamente correto e do bom gosto, passeando por temas tão amplos quanto o conflito Israel-Palestina e os palavrões proferidos por um papagaio, o comediante provoca o riso da plateia, mas também o desconforto. A tensão aumenta conforme Dovale expõe seus dramas pessoais mais profundos, e o humor se esvai dando lugar a uma melancolia comum a todos nós.

Nascido em Jerusalém em 1954, David Grossman é formado em filosofia e teatro e é um dos maiores ficcionistas contemporâneos de seu país. Ao lado de Amós Oz, está entre os mais notáveis defensores da solução de dois Estados para o conflito árabe-israelense.

20
20