CHABAD DE CURITIBA ENTREGA MEDALHAS A TODOS OS SEUS SOLDADOS DA IDF

Cerca de quatrocentos membros da comunidade judaica de Curitiba, no Paraná, no sul do Brasil, lotaram o salão “Buffet Du Batel” em comemoração de um evento inédito e emocionante celebrando o cinquentenário da libertação e reunificação da cidade de Jerusalém e do lançamento da Campanha de Tefilin do Lubavitcher Rebe.

O programa da noite, conduzido pela mestra de cerimônias Joyce Krispin, foi aberta com a recitação do capítulo 122 de Tehilim pelo Rabino Mendy Stolik e palavras de saudação pelo presidente da diretoria do Beit Chabad de Curitiba, Dr. Francisco Grupenmacher.

Um vídeo comovente sobre a milagrosa vitória da “guerra de seis dias” foi mostrado com legendas preparadas especialmente em português, retratando tão vividamente a séria ameaça que Israel e o povo judeu enfrentavam naquela época e o efeito calmante das palavras do grande líder, o Rebe de Lubavitch, falando a milhares reunidos em um desfile de Lag Baomer em sua sede em Nova York.

Um destaque especial do evento que muito impressionou o público foi a presença do Excelentíssimo Ministro do STF, Dr. Luiz Fux, que nos honrou com palavras eloquentes sobre sua conexão pessoal com o Rebe e a sabedoria e a inspiração que o Rebe lhe impactou, embora nunca o tenha encontrado pessoalmente. Ele orgulhosamente declarou que coloca Tefilin diariamente e que sente que esta mitsvá ilumina sua vida, permitindo-lhe buscar uma verdadeira justiça, valores honrados e decisões éticas. Tirando do bolso, levantou uma foto do Rebe, admitindo que ele não viaja em nenhum lugar sem ela.

Após seu discurso, o ministro foi agradecido e presenteado com uma gravura de Yerushalayim pelo Rabino Mendi Labkowski.

Imãs “adote um soldado” foram distribuídos a todos os que participaram – cada um com o nome e a imagem de um soldado que foi morto durante a “guerra de seis dias” com um pedido de que cada um ou uma colocasse Tefilin ou acendesse as velas de Shabat para a Neshama daquele soldado. Rabino Yossef Dubrawsky, (Rabino Fitche – como ele é carinhosamente chamado aqui), Shaliach e diretor chefe do Chabad em Paraná e S. Catarina, explica: “O Rebe sempre exigiu Maase Bepoel, temos que incentivar com que todos saiam com uma decisão para fazer algo positivo na prática”.

O clímax do programa foi a entrega de uma medalha, confeccionada especialmente para este momento, para 100 pessoas, que nasceram e cresceram em Curitiba ou moraram aqui por algum tempo e serviram no exército israelense desde 1948. Rabino Dubrawsky queria que cada um deles, ou seus filhos (daqueles que já faleceram) ou parentes e amigos daqueles que estão vivendo ou servindo atualmente em Israel, recebesse nossa sincera e calorosa apreciação e gratidão por seu auto-sacrifício na defesa de nossa Terra Sagrada e nosso povo. Ao mesmo tempo em que as telas grandes exibiam fotografias, documentos e informações factuais sobre cada soldado, numa verdadeira manifestação de solidariedade e união, presidentes ou representantes de todas as entidades e organizações judaicas locais, entregaram pessoalmente as medalhas aos homenageados, enquanto seus nomes foram chamados um por um.

Um dos homenageados, Sr. Amnon Czerny, compartilhou emocionalmente algumas de suas memórias enquanto serviu na “Unidade 101”, juntamente com Arik Sharon e Moshe Dayan nos primeiros anos do Exército de Israel.

O Rabino Fitche e os jovens Rabinos de Chabad, Mendel Labkowski e Mendel Stolik, mobilizaram uma equipe de voluntários dedicados: Alexandre Distefano, Joyce Krispin, Lilian Zugman e Liora Gandelman, que asseguraram que este memorável programa destacando a profunda conexão que o Rebe e Chabad têm com nossa Terra Santa, nosso imenso respeito e admiração por aqueles que garantem sua segurança e bem-estar e a proteção especial que a mitsvá de Tefillin nos oferece, fosse realizado com profissionalismo e esmero.

CLRJ

CLRJ

CLRJ

CLRJ

CLRJ

CLRJ

CLRJ

CLRJ

CLRJ

CLRJ

CLRJ

CLRJ

CLRJ

CLRJ

CLRJ

20
20