VOLUNTARIADO IDOSO UNE CIDADANIA, AMIZADE E CONCEITOS MILENARES

298_life_2_1Com colaboração de voluntários, muitos deles idosos com idades entre 70 e 90 anos, entidade beneficiente israelita Ten Yad desenvolve projetos de segurança alimentar

Aos quase 70 anos, com ajuda de um andador e de uma acompanhante, Suzana não abre mão de seu trabalho voluntário diário no Ten Yad, uma das mais consagradas entidades que se dedica a combater a fome no Brasil. Assim como Sarita, 88 anos, Max, 86 e a Margarida, 87, responsáveis pela contagem das moedas dos cofrinhos que a entidade distribui e que, depois de cheios, retornam à instituição. Essas são apenas algumas das histórias que fazem parte do cotidiano desta organização fundada em 1992 e que atua no Estado de São Paulo distribuindo mais de 700 toneladas de alimentos por ano, por meio de programas de segurança alimentar, programas de promoção e inclusão social e duas parcerias governamentais, uma com o Estado e outra com a Prefeitura paulistana.

Atualmente, o Ten Yad conta com 319 voluntários e possui 15 frentes de trabalho, que vão desde o acondicionamento das refeições enviadas à casa dos assistidos, serviço de refeições no próprio refeitório comunitário, atividades de lazer e cultura, consultas oftalmológicas e montagem de kits de higiene, entre outras atividades. Muitas dessas atividades são conduzidas 100% pelo voluntariado.

“A importância do voluntariado é inestimável, pois a instituição se beneficia de mão de obra qualificada e eficiente, além da generosidade e da solidariedade para com o próximo. Essa atitude conjunta emerge dos nossos valores, de nosso compromisso com a igualdade social e de direitos”, afirma Dora Wajchman, uma das responsáveis pela coordenação do voluntariado. “Nossos voluntários levam suas atividades muito a sério, imprimindo qualidade ao trabalho e, mesmo com a idade avançada, comparecem regularmente ao seu turno de trabalho”, completa a coordenadora.

Para o Rabino Berel Weitman, vice-diretor executivo do Ten Yad, “a cultura judaica valoriza o trabalho voluntário e ajuda ao próximo, independente de raça, cor ou credo. Tanto que uma das pérolas de nossa tradição, a frase ‘uma única ação é melhor que mil suspiros´ , é usada como inspiração em nossos trabalhos. É preferível agir, mesmo que seja por uma única vez, do que ficar simplesmente lamentando pelas coisas ruins”.

20
20