NO COLÉGIO RIO BRANCO, PALESTRA DO ÚNICO SOBREVIVENTE BRASILEIRO DO HOLOCAUSTO

300_fique_2_1Durante a palestra “Uma estrela na escuridão”, que aconteceu no Festival do Livro em Família 2017, realizado pelo Colégio Rio Branco, em Higienópolis, no mês de setembro, o único sobrevivente brasileiro do Holocausto, Andor Stern, fez um emocionante e detalhado relato sobre as memórias que envolvem um dos piores genocídios da história da humanidade.

Com 89 anos de idade, Andor Stern nasceu no Brasil, mas foi para a Hungria aos dois anos de idade com os pais e lá viveu até a adolescência, quando foi preso pelos nazistas. Ele se tornou prisioneiro em Auschwitz – um dos piores e mais famosos campos de concentração da Segunda Guerra Mundial. Atualmente, ele reside em São Paulo e realiza palestras para compartilhar suas experiências, onde fala, principalmente, sobre respeito, tolerância e perdão.

Casado há mais de 60 anos, pai de cinco filhos, avô e bisavô, Andor diz não sentir raiva do tempo em que foi prisioneiro por ser judeu e essa foi uma das mais importantes mensagens que passou aos presentes, em especial, aos jovens.

O sobrevivente contou passagens degradantes, de muita humilhação, dor e medo e o fato de ter sido libertado por soldados americanos das mãos dos alemães, data que virou motivo para comemorar a vida todos os anos. O brasileiro também tem seu depoimento imortalizado no Museu do Holocausto, em Washington DC, nos EUA.

300_fique_2_2Durante o Festival do Livro, também foi possível adquirir um exemplar autografado do livro ‘Uma Estrela na Escuridão’, de autoria do historiador e professor Gabriel Davi Pierin, na qual conta ele relata a história de Adorn em contexto histórico com a Segunda Guerra Mundial.

300_fique_2_3Entre as outras várias atrações que aconteceram durante o evento, destaca-se a presença da célebre escritora infantojuvenil Ruth Rocha, que presenciou a narração da história “O menino que quase virou cachorro” – uma de suas obras, interpretada por Marina Bastos. Ruth também participou da inauguração da Biblioteca Infantil Ruth Rocha -​ um novo espaço dedicado às crianças no Colégio Rio Branco.

300_fique_2_4​Outro momento especial foi a palestra “Cem dias entre o céu e o mar”, ministrada pelo escritor e navegador brasileiro, Amyr Klink.

Como uma importante novidade voltada à​ área da Educação destaca-se o lançamento e sessão de autógrafos do livro “Educando no Século XXI – Protagonismo, Responsabilidade Social e Formação Global”, indicado​ para professores, gestores escolares,​ pais e interessados pelo tema, de autoria da educadora e diretora-geral do Colégio Rio Branco, Esther Carvalho.

​​O Festival do Livro em Família 2017 foi mais uma iniciativa da instituição para o fomento à cultura​, ​ao saber​ e ao debate social, aberta à comunidade.

Saiba mais em: www.crb.g12.br

20
20