PARNASSA E A CHALÁ REDONDA – RABINO ILAN STIEFELMANN
“Os dois são tolos, pois ‘o mundo é uma grande roda’, diz o Talmud; quem está embaixo, mais cedo ou mais tarde estará em cima, e vice-versa”.
“Rebe, mesmo se vender tudo, eu não conseguirei pagar nem 40% das minhas dívidas… prefiro morrer, pois perdi a esperança de ver algo de bom na minha vida” – disse Aharón, após perder toda a sua fortuna.
“Aharón” – disse o Rebe, “na praça pública de Viena há uma roda gigante, que funciona da seguinte forma: você senta numa cadeira e vai subindo, mas quando chega no topo, ela começa a descer… e assim continua girando. Quando a pessoa alcança o topo, fica rindo sozinha e acha que nunca mais descerá. Mas nesse mesmo instante, quem está ‘lá embaixo’ entra em desespero e acha que nunca mais subirá”.
O Rebe prosseguiu: “Os dois são tolos, pois ‘o mundo é uma grande roda’, diz o Talmud; quem está embaixo, mais cedo ou mais tarde estará em cima, e vice-versa. Tire a tristeza do seu coração e fortifique a sua fé no Todo Poderoso. Que Ele abençoe você para que a sua ‘cadeirinha’ volte logo a subir!”
Não precisamos contar o final. Em menos de um ano, ele já estava “lá em cima” novamente…
Fonte: Lubavitch Copacabana [Newsletter@LubavitchCopacabana.org]