CACO CIOCLER LANÇA O LIVRO “ZEIDE”

Em sua estreia como ficcionista, o ator e diretor Caco Ciocler faz no livro “Zeide” um relato bem-humorado e emocionante sobre a trajetória de uma família judaica no Brasil, além de uma declaração de amor ao avô. O lançamento ocorreu em São Paulo na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, e no Rio de Janeiro na Livraria da Travessa, prestigiado por amigos e famosos, dentre os quais Julia Lemmertz, Giulia Gam e Viviane Pasmanter – vide flagrantes abaixo.

E não poderia ser diferente. Pelo seu modo ímpar de ser, Caco é daqueles raros personagens que não se deixou influenciar pela fama e continua sendo a pessoa simples e atenciosa que sempre foi.

Como se costuma dizer: “É na simplicidade que se nota a grandeza de um homem”.

Sobre o livro301_first_1_1

Em 1921, na Alemanha, o jovem Sucher embarca num navio ancorado em Hamburgo rumo ao Brasil. Deixa para trás os pais e as irmãs, levando na bagagem algumas poucas peças de roupa, um tapete enrolado e as memórias dos campos de fumo da gelada Bessarábia. Ao desembarcar na desconhecida cidade de Santos, “de céu pintado de laranja feito quadro encomendado” numa tórrida tarde de verão, ele se curva – sem saber se arrebatado pelo bafo quente que lhe afrontava as origens ou se por reverência à terra que lhe traria a mulher com a qual fincaria raízes definitivas no Brasil. Desse encontro nascem os filhos Bóris e Jackson, que dão a Sucher uns tantos netos. É pelo olhar do mais novo de todos, da infância até a vida adulta, que se costura a narrativa não linear deste romance, que conduz o leitor por uma jornada de mais de sete décadas.

301_first_1_2

301_first_1_3

301_first_1_4

301_first_1_5

301_first_1_6

301_first_1_7