PREVISÕES METEOROLÓGICAS E ELE – RABINO DOVI GOLDBERG

305_história_5_1O que deve acontecer, acontecerá com ou sem nós, mas Ele nos deu a chance de fazer parte do processo e até nos dá o poder de mudar o nosso destino. E quando participamos, tudo fica mais agradável!


Caros amigos,

Israel está enfrentando uma forte seca há cinco anos, até a região norte, onde sempre havia água, está se tornando um deserto.

O serviço meteorológico tem publicado graves previsões de seca total. Na última quinta-feira (28 de dezembro), rabinos em cooperação com o Ministro da Agricultura organizaram uma oração especial que reuniu milhares de pessoas no Kotel para pedir chuvas.

Para variar, a mídia e alguns membros do Knesset criticaram fortemente a iniciativa, atacando o ministro da Agricultura “que se volta para o céu em vez de fazer seu trabalho” e “frente à destruição da agricultura, a única coisa que o governo sabe fazer é organizar uma oração no Kotel”.

E então, o milagre aconteceu. Na sexta-feira, começaram fortes chuvas em Israel, inclusive com inundações e enchentes. Para este fim de semana, estão se preparando para novas previsões de tempestades, do norte ao sul de Israel.

Orações pela chuva não são novidade em Israel. Desde que o povo entrou na Terra Santa, eles lidam com o problema da seca. Há muitas páginas no Talmud que tratam sobre orações por chuva. A famosa oração “Avinu Malkeinu”, que dizemos nas Grandes Festas, foi criada quando o Rabi Akiva orou por chuva.

É claro que D’us sabe melhor do que nós o que precisa ser feito e Ele pode fazer tudo por conta própria. Mas, Ele quer que as pessoas participem da reparação do mundo (Tikum Olam). E esse fundamento do Judaísmo refere-se a todos os aspectos de nossas vidas. O que deve acontecer, acontecerá com ou sem nós, mas Ele nos deu a chance de fazer parte do processo e até nos dá o poder de mudar o nosso destino. E quando participamos, tudo fica mais agradável!

Um abraço e Shalom.


Rabino Dovi Goldberg é da Sinagoga do Morumbi – São Paulo

dg@chabadmorumbi.org.br