TUDO É PARA O BEM – RAV EFRAIM BIRBOJM

307_história_2_1Somos precipitados em nosso julgamento de D’us. Muitas vezes o que parece ser bom tem consequências trágicas, enquanto dificuldades e sofrimentos são, na verdade, atos de misericórdia de D’us. Por isso, é importante sempre refletir e lembrar que somente D’us sabe se algo é bom ou ruim, pois somente Ele conhece o futuro.


“Shlomo HaMelech (Rei Salomão) foi o mais sábio de todos os homens. Entre outras incríveis sabedorias, ele conhecia até mesmo a linguagem dos pássaros. Certa vez uma pessoa pediu ao rei que lhe ensinasse esta sabedoria. Em um primeiro momento Shlomo Hamelech recusou, argumentando que aquele tipo de conhecimento poderia ser muito perigoso caso fosse utilizado sem o devido cuidado, mas o homem insistiu e incomodou tanto o rei que ele acabou cedendo e lhe ensinou a linguagem dos pássaros.

O homem saiu do palácio feliz com sua recém-adquirida sabedoria. Quando estava caminhando no campo, ouviu dois pássaros conversando. Um pássaro então disse ao outro: “Você vê este homem? Todo o rebanho dele vai morrer daqui a duas semanas”.

O homem, assustado, foi para casa e rapidamente vendeu todo o seu rebanho. E eis que, duas semanas depois, todo o rebanho morreu, exatamente como o pássaro havia falado. O homem ficou muito feliz, pois com sua sabedoria havia evitado um enorme prejuízo.

Algum tempo depois, o homem voltou a andar no campo e ouviu um pássaro dizendo ao outro: “A casa deste homem e tudo o que está nela serão consumidos por um grande incêndio daqui a duas semanas”. O homem, alarmado com a notícia, vendeu a casa com todos os seus pertences e guardou o dinheiro. Passadas duas semanas, a casa e tudo o que havia dentro dela se queimou completamente. Novamente o homem se alegrou em seu coração, pois havia evitado uma catástrofe e, com sua incrível sabedoria, havia salvado todo o seu dinheiro.

Da terceira vez em que ele saiu ao campo, escutou um pássaro dizendo ao outro: “Este homem morrerá daqui a uma semana”. Desta vez o homem se desesperou. Como ele evitaria a morte? Ele então correu para pedir conselhos a Shlomo HaMelech. Ao escutar a história, com todos os detalhes, Solomo HaMelech se entristeceu e disse ao homem:

– Eu avisei que não queria ensinar a você a linguagem dos pássaros, pois era muito perigoso. Pelo que você me descreveu, você deve ter feito algo terrivelmente errado e D’us queria castigá-lo para que você pudesse, através dos sofrimentos, expiar seu erro. D’us foi misericordioso e, ao invés de causar um sofrimento diretamente em você, Ele decidiu puni-lo através da morte do seu rebanho. No entanto, você quis fazer melhor do que D’us e descobriu, através dos pássaros, como evitar este castigo. A perda teria sido para o seu benefício, pois teria te abalado e te despertado para o arrependimento. Desta maneira você poderia ter consertado seus atos. Então D’us quis que você se arrependesse queimando sua casa e suas posses, mas novamente você evitou a tragédia e, portanto, perdeu de novo a oportunidade de se arrepender. Suas transgressões, entretanto, permaneceram e a única opção que você deixou a D’us foi trazer sua morte como expiação por seus pecados. Infelizmente agora não há mais o que fazer.”

Somos precipitados em nosso julgamento de D’us. Muitas vezes o que parece ser bom tem consequências trágicas, enquanto dificuldades e sofrimentos são, na verdade, atos de misericórdia de D’us. Por isso, é importante sempre refletir e lembrar que somente D’us sabe se algo é bom ou ruim, pois somente Ele conhece o futuro.


RAV EFRAIM BIRBOJM – Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, começou seu processo de Teshuvá (retorno ao judaísmo) aos 25 anos, através da Instituição “Binyan Olam”. Saiba mais.

Email: efraimbirbojm@gmail.com

20
20