FUNDADOR DA AMIL RECEBE HOMENAGEM DA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO MENOR PELO ESPORTE MAIOR (AMEM)

Auditório da Amem recebeu o nome do empresário benemérito Edson de Godoy Bueno, em retribuição a seu trabalho em favor dos menores carentes

Em cerimônia festiva, a Amem (Associação dos Amigos do Menor pelo Esporte Maior) homenageou, no último domingo, 8, o empresário Edson de Godoy Bueno, fundador da Amil, uma das mais importantes empresas de assistência médica do Brasil, quando o auditório da entidade recebeu seu nome em sinal de gratidão por tudo que fez pelos menores carentes. Com apresentação do jornalista Celso Zucatelli, a inauguração contou com a palavra do Prefeito João Dória e as presenças do casal Bete e Marcos Arbaitman (conselheira da Amem e ex-presidente da entidade, respectivamente), da atriz Regina Duarte, Abraham Avi Meizler, Solange Medina, Pedro Bueno, Claudia Cohn, Paulo Mathias, Uri Arazi, André Magalhães Pinto e Família (Daniela, esposa e Gianlucca, filho), Julio Serson, Carlos Tilkian, Helio Duarte e Anna Schvartzman, entre outras autoridades.

A programação contou as apresentações dos alunos da Amem de esporte, corte e costura, cabelereiro, capoeira e o de descerramento da placa Dr. Edson de Godoy Bueno.

Legado

“Há homens que passam pela vida e deixam verdadeiros legados – Edson de Godoy Bueno é um desses homens”. Com essa frase, Nidia Duek, presidente da Amem (Associação dos Amigos do Menor pelo Esporte Maior) resumiu a importância para a entidade do fundador da Amil. “Dentre suas várias facetas virtuosas, destaco uma delas: um homem solidário e benemérito, sensível em relação às necessidades dos mais carentes”, afirmou Duek. Essa visão é compartilhada por Elisabete Arbaitman, integrante do Conselho da Amem. “Foi uma pessoa extremamente importante para a entidade e pode ser considerado um exemplo de todas as características fundamentais necessárias para esse tipo de trabalho, como humildade, disposição em servir ao outro, capacidade de treinamento e paciência com as pessoas”, destacou Elisabete Arbaitman. “Batizar nosso auditório com seu nome é uma forma de perpetuar sua memória”, acrescentou.

Na avaliação de Nidia Duek, Godoy foi um dos mais importantes colaboradores para o trabalho de recuperar menores carentes. “Ele sempre entendeu as necessidades das crianças e, de forma generosa, atendeu aos nossos convites e, o mais importante, espontaneamente fez doações regulares e significativas. Nesse sentido, gostaria de registrar em nome das crianças nosso profundo agradecimento por toda sua colaboração”, afirmou a presidente da Amem. Conforme destacou a conselheira Elisabete Arbaitman, o auditório é um dos principais polos de atividades da entidade, sendo palco permanente não apenas de palestras, como também de aulas de atividades esportivas e festas importantes como Natal, Páscoa e Dia da Criança. “O próprio Edson chegou a fazer palestras nesse auditório, o que o torna ainda mais especial”, acrescenta a conselheira.

Pedro de Godoy Bueno, filho de Godoy, afirmou sentir muito orgulho pelo pai que teve e, em sua opinião, essa homenagem só reforça o papel humanista que desempenhou ao longo de sua vida. “Ele era uma pessoa que tinha como principal foco o cuidado às pessoas em seu entorno”, destacou Pedro. Admirado por ser empresário de grande sucesso, nem todos sabem que teve origem humilde. “Tendo vindo de uma família muito pobre, meu pai demonstrava uma enorme empatia pelas dificuldades dos outros”, afirma Pedro, ao explicar as motivações de seu pai pelos mais necessitados. “Por muitos anos apoiou a Amem, entidade que tem um projeto fantástico de recuperar jovens”, acrescentou Pedro. “Por isso, fico muito feliz que ele tenha contribuído para o desenvolvimento deles.”

Sobre a Amem

Criada em 1998 pelo então secretário de esportes e turismo do Estado de São Paulo, Marcos Arbaitman, com a participação e apoio efetivo do governador Mario Covas e de empresários conscientes e participantes da cidadania e inconformados com a realidade das crianças de rua, desde então a Amem já atendeu a 586 crianças. Atualmente abriga 104 menores. A entidade atua na área de serviço de proteção social de alta complexidade, previsto no Sistema Único de Assistência Social – Suas.

Sua finalidade é acolher crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses, cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir esta função. Atende como moradia transitória por tempo indeterminado, até que haja re-socialização da criança à família ou a uma família substituta, procedimento previsto na Vara da Infância e da Juventude.

Sempre respeitando as indicações do ECA, a AMEM busca, dentro de um trabalho de inclusão pedagógica, psicológica e recreativa, atender todas as crianças e adolescentes nela acolhidos, após serem encaminhados à entidade através das Varas da Infância e da Juventude, dos Centros de Referência da Criança e Conselhos Tutelares e dos Centros de Referência da Assistência Social.

Sua atividades se desenvolvem em oficinas recreativas e psicológicas, que funcionam diariamente no período da manhã, tarde e finais de semana, onde são desenvolvidos trabalhos como:

• Biblioteca: Mediante a um pequeno acervo, crianças e adolescentes têm acesso à biblioteca para trabalhos escolares e retirada de livros e gibis para leitura.

• Brinquedoteca: Desenvolvem, orientam e avaliam atitudes através de brincadeiras e brinquedos em espaço limitado.

• Excursões Culturais: São feitos contatos com espaços culturais (cinema, teatro, exposições) através também, dos nossos parceiros, para lazer paralelo, desenvolvimento cultural e social.

• Datas comemorativas: De acordo com o mês e datas correspondentes a este, desenvolve atividades culturais e lúdicas e culturais com as crianças e adolescentes.

• Informática: Abrange o curso de informática básica, para abrigados que nunca tiveram contato com computador e digitação. Para aqueles que já foram iniciados na informática o professor dá aula nos finais de semana, é um jovem ex-abrigado da casa, Ronaldo Júnior Rodrigues de Souza, que hoje volta para ensinar as crianças e adolescentes.

311_first_2_1João e Bia Doria, Elisabete e Marcos Arbaitman

311_first_2_2 João Doria, Paulo M. de Tarso e Marcos Arbaitman

311_first_2_3Anna Schvartzman e João Doria

311_first_2_4Pedro Bueno, Marcos Arbaitman e Solange Medina

311_first_2_5Ricardo e Solange Medina (mãe e filho), Nidia Duek, Bete e Marcos Arbaitman

311_first_2_6 Claudia Cohn, Marcos Arbaitman, Hermann, Pedro Bueno e Bete Arbaitman

311_first_2_7João Doria, Bete Arbaitman, Bia Doria, Marcos Arbaitman, Solange Medina, Pedro Bueno e Claudia Cohn

 311_first_2_8Bete Arbaitman e Regina Duarte

311_first_2_9Bete e Marcos Arbaitman, Floriano Pesaro e Celso Zucatelli

311_first_2_10Julio Serson, Carlos Tilkian, João Doria, Marcos Arbaitman e Helio Duarte

311_first_2_11Julio Serson, Marcos Arbaitman e Carlos Tilkian

311_first_2_12 Avi Meizler faz um “selfie” com Marcos Arbaitman e João Doria

311_first_2_13Marcos Arbaitman, Nidia Duek, Beth Szafir, José Salib Neto e Salomão Szafir

311_first_2_14 Alunos de capoeira, do curso de corte e costura e de cabeleireiro

20
20