A EXPOSIÇÃO “DESCARTES” DE MYRIAM GLATT
“Descartes”, primeira individual da artista carioca na capital paulista, mescla pintura e colagem em instalações produzidas com materiais recolhidos em entulhos
O Centro Cultural Correios de São Paulo inaugurou a exposição “descartes”, primeira individual da artista Myriam Glatt na capital paulista. A mostra, aberta ao público até o dia 30 de maio, reúne um conjunto de trabalhos produzidos a partir de materiais recolhidos em entulhos – papelões, principalmente – que são apropriados pela artista e reutilizados como suporte das obras. A partir da pintura e da colagem, Myriam cria instalações visualmente potentes, concebidas especialmente para o espaço expositivo, que tocam em temas como ecologia, consumo, arquitetura e apropriação na arte contemporânea.
O papel, que figura como suporte estruturante da exposição, é também indissociável da atividade da instituição que abriga a mostra. Tanto é que “descartes”, após ter sido realizada no Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro e de Niterói em 2017, é convidada pelos Correios a itinerar por outras três cidades no país: São Paulo, Brasília e Porto Alegre. A capital paulista é, portanto, o primeiro destino da movimentação da individual. Em cada uma das etapas, a artista apresentará trabalhos inéditos, criados a partir do mesmo conceito.
“Os trabalhos são resultados de uma vontade de experimentar novos suportes, me libertando do tradicional chassi. A partir desta ação, a pintura vira instalação ou relevo, como gosto de chamar as obras em papelão”, afirma Myriam.
A exposição em São Paulo reúne 7 instalações inéditas – a maior delas com 13 metros de comprimento – que ocuparão os 590 m² do espaço expositivo e abrangem temas de dois universos. Ao trabalhar com materiais descartados, a mostra reflete sobre as relações entre consumo e natureza, trazendo à tona os processos que deram origem às obras: uma vez produzido a partir de recursos naturais, o papel foi industrializado e processado como mercadoria de consumo, que retornou ao espaço público, primeiro, em forma de lixo e, segundo, de arte. Além dos descartes Myriam apresenta fotos, vídeo e pintura sobre tela.
“O corpus da obra da artista é de difícil classificação e não se conforma em permanecer em escaninhos rijos. Pintura, tridimensional, colagem e desenho se coadunam para oferecer elementos variados de apreensão ao público que passa pela ruidosa zona central de São Paulo, onde o prédio dos Correios está encravado. Uma política do precário e uma imbricada relação com o cotidiano se descortinam sobre os trabalhos da artista”, analisa o curador Mario Gioia, que assina o texto crítico da exposição.
Sobre a artista
Radicada no Rio de Janeiro, a artista Myriam Glatt se pauta pelo caráter interdisciplinar em sua produção visual. Formada em arquitetura pela Santa Úrsula(RJ) e pós-graduada em Arte\Filosofia PUC RJ (2014), estudou escultura no San Francisco Art Institute e no Santa Barbara City College, California, USA, pintura e História da Arte em cursos livres no Parque Lage, RJ. Principais exposições Individuais: “descartes”, Centro Cultural Correios, Rio de Janeiro, 2017; “Tempo, da contenção à expansão”, Centro Cultural Justiça Federal, Rio de Janeiro, 2017; “Flor, da contenção à Expansão” – Espaço Cultural Correios, Niterói, 2017; “Coletivos, manchas e contornos”, Galeria Toulouse Arte Contemporânea (TAC), 2015.Principais exposições coletivas:“Fora da Ordem”, Parque das Ruinas, Rio de Janeiro, 2017; “Circuito Interno fevereiro”, Fabrica Bhering, 2017; “Acesso arte contemporânea – Qual é seu link?” – Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian, 2016; “Soy mujer soy latina americana”- Espaço Cultural Cedim Heloneida Studart, 2015;“O Cortiço”, Ceperj, Curadoria Marcelo Campos, 2012.
Centro Cultural Correios – Avenida São João, s/nº, Vale do Anhangabaú, São Paulo, SP – (11) 2102-3690
Andre Lacher, Myriam Glatt, Tofic Nigri e Artur Waldman
Isaias Liberbaum, Myriam Glatt e Thema Patlajan
Jean Araujo, Myriam Glatt, Natalia e Edu Garcia
Myriam Glatt, Ninetta e Martin Rabner
Sheila Wakvasser e Willian Almeida