MANTENDO UMA VIDA SAUDÁVEL – RABINO DOVI GOLDBERG

313_historia_5_1Qualquer pessoa precisa de uma comunidade. A vida comunitária ativa nos torna mais saudáveis, fisicamente, mentalmente e emocionalmente!


Caros amigos,

Uma importante pesquisa foi concluída na última terça-feira (1º de maio) nos EUA. Os resultados apontam que muitos americanos sofrem de solidão:

  • 47% dos entrevistados sentem-se excluídos;
  • 46% sentem-se sozinhos, às vezes ou sempre;
  • 43% sentem que suas relações não são significativas;
  • 43% sentem-se isolados.

O mais alarmante é que jovens relatam níveis de solidão e isolamento social mais elevados do que os idosos! É chocante, pois os jovens parecem estar sempre “conectados”. Mais ainda, esses sentimentos não estão relacionados com o uso de mídia social, pois não há diferença significativa entre os jovens com maiores taxas de uso de mídia social e aqueles que mal a usam.

O estudo conclui que a interação social é fundamental para manter-se saudável. A solidão não traz apenas tristeza; ela pode nos deixar literalmente doentes.

No judaísmo, participar da comunidade é muito importante. Na Torá, a primeira vez que as palavras “não é bom” aparecem é num contexto de solidão: “não é bom para o homem estar só”.

As orações mais importantes só podem ser feitas se houver um quorum mínimo de 10 homens (Minyan). D’us faz questão que Seu Nome seja santificado em público!

Qualquer pessoa precisa de uma comunidade. A vida comunitária ativa nos torna mais saudáveis, fisicamente, mentalmente e emocionalmente! Então, mais uma vez, eis o meu convite: juntem-se à nossa comunidade, participem de nossas rezas e cerimônias. Isso prolongará as suas vidas!

Um abraço e Shalom.


Rabino Dovi Goldberg – Sinagoga do Morumbi – São Paulo

yasha@sinagogamorumbi.org.br