ALAMEDAS NAUM ROTENBERG E BEIREL ZUKERMAN SÃO INAUGURADAS NA HEBRAICA

A Hebraica e as instituições judaicas Unibes, Hospital Albert Einstein, Fisesp e Conib, promoveram uma inédita homenagem em comemoração ao nonagésimo aniversário dos ex-presidentes do clube Naum Rotenberg e Beirel Zukerman: inauguraram, em frente à entrada do parque aquático, duas Alamedas que levam seus nomes. Merecidamente, diga-se.

Como bem descreveu o apresentador do evento Bruno Laskowsky, “Beirel e o Dr. Naum são pilares e referência para toda a comunidade judaica brasileira. Retidão de princípios, representantes vivos e atuantes dos valores judaicos e, sobretudo, uma generosidade imensa com os ativistas mais novos. Sempre com um bom conselho e uma palavra de incentivo. Um orgulho ter ativistas e seres humanos deste calibre na nossa comunidade”.

Com o gramado do clube lotado de familiares e amigos e visivelmente emocionado, Naum Rottenberg disse em seu discurso: “Eu e minha família nos sentimos honrados. Pessoalmente, entendi que era uma homenagem a todos os presidentes que já não estão mais conosco e a união que caracteriza todos que esse cargo exerceram. Ao contrário de muitas instituições, onde as divergências entre executivos que se sucedem são permanentes, na nossa Hebraica, sempre que terminadas eleições todas diferenças desaparecem e nos unimos na busca dos melhores resultados que ela e nossa comunidade merecem. Perpetuar meu nome de forma tão visível me tranquiliza e dá a certeza que cumpri e estou cumprindo a parcela da responsabilidade que me cabe, como membro da comunidade judaica”.

Para Beirel Zukerman, “esta homenagem representou, acima de tudo, o orgulho comunitário, porque isto significou, por parte das entidades, o reconhecimento de pessoas que deram de si e ainda podem participar da vida comunitária, desde que devidamente solicitadas”.

Líderes comunitários também fizeram uso da palavra e abaixo estão os melhores trechos de alguns deles:

Daniel Bialski, presidente da Hebraica – “Gratidão, é justamente isso que todos nós – Hebraica, as entidades envolvidas e nossa comunidade – devemos à vocês e suas famílias. É um privilegio meu e de toda Diretoria poder usufruir da sapiência de vocês. Para quem não sabe, e falo como atual presidente, ambos, Beirel e Naum, sempre passam na minha sala, explicam como era no passado e contribuem demais para que possamos fazer uma Hebraica muito melhor para todos. Fico extremamente contente que nossa Diretoria, juntamente com o Conselho, tenha tido essa ideia de homenagear vocês. Nada mais merecido. Encerro minha fala, lembrando de Albert Einstein. Disse ele: “Há duas formas de se viver. Uma, é acreditar que não existe milagre. A outra é acreditar que todas as coisas que fazemos é um milagre. Esse é o lema de vida de vocês – realizam tudo com muito amor, energia e é por isso que tem tanta gente aqui hoje para aplaudi-los e dizer, muito obrigado”.

Claudio Lottenberg, presidente do Conselho do Hospital Israelita Albert Einstein – “Hoje é dia de falarmos fundamentalmente de política comunitária. Digo isto, pois a presença de Beirel neste cenário criou verdadeiramente um sentimento de querer participar da vida comunitária de forma pro positiva num contexto de política. Ouso dizer que Beirel questionou o stablishment, adicionou posturas e atitudes que mudaram para sempre a posição dessa comunidade. Se nossa comunidade tem ferramentas para assumir um protagonismo mais forte em prol do estado de Israel, se podemos ser cidadãos livres no sentido de expressar nosso vínculo com o estado judeu é porque também, em dado momento, aquele jovem líder (Beirel Zukerman) assumiu de maneira deliberada dentro deste ambiente o compromisso de acelerar as relações da cultura judaica e a identidade com o sionismo”.

Célia Parnes – “Minha principal missão hoje é fazer a homenagem ao Dr. Naum Rotenberg. Sua competência profissional e jurídica, além de talento intelectual, o colocaram em quase todas as reformas estatutárias das organizações judaicas e algumas comissões de imóveis. Com um olhar atento para a preservação da sustentabilidade financeira das entidades, o Dr. Naum tem sempre decisões práticas para a integridade de nossas instituições. Seu prestigio e respeitabilidade sempre serviram à causa social e comunitária, sem jamais faltarem. Existe uma unanimidade no reconhecimento de suas virtudes, de sua incomparável dignidade pessoal e integridade profissional”.

Fotos: Glorinha Cohen

315_hebraica_1_1Beirel Zukerman, Marcos Arbaitman, Daniel Bialski e Naum Rotenberg

315_hebraica_1_2Sandro Assayag, Celia Burd, Naum e Clarice Rotenberg

315_hebraica_1_3Bruno Laskowisky,Naum Rotenberg e Glorinha Cohen.

315_hebraica_1_4Marcos Arbaitman, Luiz Kignel, Naum e Arthur Rotenberg.

315_hebraica_1_5Ana e Beatriz Jakobovics

315_hebraica_1_6Eduardo Steinberger e Paulo Bronstein.

315_hebraica_1_7Arthur Rotenberg, Mauro Zaitz e Samuel Swarc

315_hebraica_1_8Andrea Birstein entre Renata Calderon e Raquel Zukerman

315_hebraica_1_9Os ex-presidentes Avi Gelberg, Jack Terpins, Peter Weiss, Arthur e Naum Rotenberg, Daniel Bialski, Beirel Zukerman, Marcos Arbaitman, Samsão Woiler, Mauro Zaitz e Abramo Douek

315_hebraica_1_10Casal dos mais charmosos entre os convidados

315_hebraica_1_11Monica Baran e Andrea Birstein

315_hebraica_1_12Marcelo e Daniela Berger com os filhos Ana e Gustavo

315_hebraica_1_13Renata Calderon, Mariza Aizenstein e amigas

315_hebraica_1_14Peter Kaufmann, Jacks Terpins, Samsão Woiler e Avi Gelberg

315_hebraica_1_15Carla Caldeira, Sandro Assayag e Andrea Birstein

315_hebraica_1_16Daniel Bialski, Claudio Lottenberg e Sidney Klajner

315_hebraica_1_17Naum Rotenberg e Beirel Zukerman

315_hebraica_1_18Alamedas em frente ao parque aquático

20
20