EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como o rabino Uri Ayalon, Sergio Napchan, Celso Zilbovicius, Revital Poleg, Rabino Michel Schlesinger, Mustafá Gotkepe, Atilla Kus, Raul Meyer, Rabino Moti Begun, Lúcia França, Franco Chiariello, Rosângela de Santa Barbara, Caterine Gulke, Yonathan Listik, David Naslavsky,Ruth Goldberg, Ricardo Kluger, Eduardo Mandel, Andrea Mifano, Andre Lajst e Ariel Krok, Sebastian Kurz; Boyko Borissov, Rabino David Weitman, Patrícia Weiss, Rony e Andre Meisler, Rodrigo Fux, Gabriel Srour, João Carlos Chachamovitz, Dafne Horovitz, Flavia Orgler, Gustavo Guitmann, Marcos Kac, Ionathan Rajsfus, Marcella Schwartz, Maurício Roizman e Naomi Zagarodny, dentre outros.


RECIFE SEDIOU O 6º SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E IDENTIDADE JUDAICA

315_first_5_1Recife sediou o 6º Seminário de Educação e Identidade Judaica – Norte e Nordeste. O evento, promovido pela Agência Judaica e Confederação Israelita do Brasil (CONIB), contou com chaverim e chaverot de Manaus, Belém, Fortaleza, Natal, Recife, Aracaju e Salvador, além de representantes das comunidades de Vitória (ES) e Brasília.

O programa incluiu visita à Sinagoga Kahal Zur Israel, um Kabalat Shabat no salão do Centro Israelita de Pernambuco, conduzido pelo chazan David Leo Eisencraft, que contou com a presença do rabino Uri Ayalon, da organização Melitz, vindo de Israel para participar do seminário. Ao final da cerimônia, houve um kidush oferecido pela diretoria do CIP.

As atividades foram coordenadas por Revital Poleg, representante geral da Agência Judaica no Brasil, Esther Kalb, diretora de educação da mesma instituição, Sergio Napchan, diretor executivo da Conib e pelo educador Celso Zilbovicius. Cabe destacar a significativa participação dos chaverim do Habonim Dror e a homenagem aos 100 anos do Colégio Israelita Moysés Chvarts.

Ao final, os participantes homenagearam Revital Poleg, pela determinação em incorporar ao calendário a realização anual desse evento e pelos cinco anos de trabalho à frente da Agência Judaica no Brasil, que estão prestes a se concluir.


REPRESENTANTES DO CJL E DO WJC PARTICIPAM DE UM IFTAR

315_first_5_2Através do Rabino Michel Schlesinger, representante da Conib para o diálogo inter-religioso, representantes do CJL e do WJC participaram com muita alegria de um Iftar ( jantar de desejum durante o Ramadán – o mês sagrado dos muçulmanos). O convite veio do Centro Cultural Brasil Turquia na figura do Presidente Mustafá Gotkepe e de Atilla Kus, Secretário Geral do Centro Islâmico e de Diálogo Interreligioso e Intercultura. No encontro também havia outros líderes que trabalham com o tema de diálogo interreligioso como o padre Bison e Raul Meyer. Explicações sobre costumes e tradições muçulmanas foram dados em mais uma noite onde o principal objetivo foi a construção de pontes através do diálogo e conhecimento.


PRIMEIRA-DAMA LÚCIA FRANÇA VISITA O PROJETO CERZINDO

315_first_5_3Rabino Moti Begun, Lúcia França, Franco Chiariello, Rosângela de Santa Barbara e Caterine Gulke

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, professora Lúcia França, conheceu o Projeto Cerzindo durante uma visita no Centro de Integração da Cidadania (CIC). Na ocasião, Lúcia França foi apresentada ao espaço de acolhimento do CIC, que foi inaugurado em dezembro de 2014 na Barra Funda, capital paulista. Na instituição, são oferecidos serviços em diferentes áreas: Defensoria Pública da União, Defensoria Pública Estadual, posto de atendimento ao trabalhador, cursos de idiomas e capacitação profissionalizante para imigrantes e refugiados.

“Eu acredito na vida do refugiado no Brasil e a capacitação, com certeza, é o melhor caminho”, afirmou a professora ao analisar o Projeto Cerzindo, que visa à efetivação do processo de preparação profissional desses estrangeiros por meio de cursos gratuitos de serigrafia, corte, costura e modelagem.

Ao longo da conversa, o diretor do projeto Rabino Moti Begun e a primeira-dama falaram sobre os desafios que os imigrantes encaram ao chegar ao nosso país e quais são as melhores possibilidades para reintegrá-los ao mercado de trabalho de forma justa e concreta.

Saiba mais sobre o Projeto Cerzindo: Projeto Cerzindocom@lubavitch.org.br


SHELIACH DO HABONIM DROR FALA SOBRE POLÍTICA ATUAL EM ISRAEL NA NA’AMAT PIONEIRAS SÃO PAULO

315_first_5_4A Na´amat Pioneiras São Paulo recebeu em sua sede o sheliach do Habonim Dror em São Paulo, Yonathan Listik que deu uma palestra sobre a “Política Atual em Israel”. Ele, que estava acompanhado do jovem David Naslavsky do Habonim Dror de Recife, traçou um panorama sobre a conjuntura política israelense atual.

Apesar da muito jovem, Yonathan Listik possui um currículo invejável: é formado em Filosofia, Sociologia e Antropologia na Universidade Hebraica de Jerusalém com licenciatura nas respectivas áreas. Também possui mestrado em Filosofia pela Universidade de Tel Aviv. Lecionou na Universidade de Tel Aviv e no Machon LeMadrichei Chul em Jerusalém entre 2011 e 2017. Possui especialização em Filosofia para crianças (Ministério da Educação de Israel, Tel Aviv).


FÓRUM GLOBAL DO AJC ABORDA QUESTÕES QUE AFETAM O FUTURO DO JUDAÍSMO


Terminou dia 13 último o Fórum Global do Comitê Judaico Americano (AJC). Iniciado no domingo (10), o Forum é a conferência anual da instituição, fundada em 1906. Normalmente realizado em Washington, este ano ocorreu em Jerusalém, comemorando os 70 anos da fundação do Estado de Israel. O programa incluiu sessões plenárias, com palestrantes vindos de vários países e reuniões destinadas a explorar as principais preocupações políticas, estratégicas e sociais que afetam o futuro do judaísmo mundial.

O Presidente da Conib, Fernando Lottenberg participa do evento, assim como a diretora Ruth Goldberg, e uma delegação do Access Brasil, composta por Ricardo Kluger, Eduardo Mandel, Andrea Mifano, Andre Lajst e Ariel Krok. Os jornalistas Humberto Saccomandi do Valor Econômico e Roberto Nonato da CBN também integraram o grupo.

O encontro contou as presenças do Primeiro Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu e do líder da oposição, Avi Gabbai, do chanceler da Áustria, Sebastian Kurz; do Primeiro Ministro da Bulgária, Boyko Borissov, entre outras autoridades, jornalistas e acadêmicos.

Segundo o Presidente da Conib, trata-se de uma oportunidade relevante para a atualização sobre os temas que impactam a vida das comunidades judaicas da diáspora, além da importante troca de informações.

Já para Ruth Goldberg “participar do AJC GloBo 2018 foi uma oportunidade única para entrar em sintonia com os temas mais importantes da agenda do povo judeu na diáspora e em Israel. Hoje tivemos a oportunidade de assistir ao debate de uma ativista em defesa da construção imediata da solução de dois estados para dois povos (Stav Shaffir) e de um modelo de solução “bottom up” na criação de pontes entre israelenses e palestinos (Oded Revivi).

O grupo participou também de um almoço com o embaixador brasileiro, que relatou aos presentes o atual estado das relações bilaterais.

Durante o fórum foi prestada uma homenagem aos embaixadores Oswaldo Aranha, do Brasil, e Jorge Garcia-Granados, da Guatemala, cujas atuações foram fundamentais na garantia da aprovação do plano de partilha da ONU, em 1947. Os netos dos diplomatas, Pedro Corrêa do Lago e Carla Garcia-Granados estavam presentes e falaram ao público do fórum, protagonizando um momento de profunda emoção.


RABINO DAVID WEITMAN LANÇA WEBSÉRIE SOBRE A COPA DO MUNDO

Entrou em campo o programa “Rabino na Copa”, com o Rabino David Weitman. Trata-se de uma websérie que usa o futebol como metáfora para transmitir valores e ensinamentos que ajudam os internautas a se transformarem em seres humanos melhores. Ao todo, serão 18 episódios: acesse.


PATRÍCIA WEISS PROFERE PALESTRA NO ISTITUTO EUROPEO DI DESIGN

No dia 16 de junho, Patrícia Weiss proferiu a palestra inaugural do “Festival GIF de Imagem, Tecnologia e Design”, promovido pelo Istituto Europeo di Design, em São Paulo, tendo como tema “Imagem e Tecnologia nas Narrativas Visuais”. O evento teve a proposta de refletir sobre imagem, tecnologia e design no século 21 e apresentou uma intensa programação com exposição, experiências em realidade virtual, palestras e workshops.


PROFISSIONAIS RENOMADOS PARTICIPAM DO “PAINEL PROFISSIONAL LIESSIN”

315_first_5_6Nos dias 12 e 14 de junho, os alunos do Ensino Médio do Colégio Liessin tiveram a oportunidade de participar do evento anual “Painel Profissional”, que tem como objetivo oferecer informações sobre as diferentes carreiras, universidades e mercado de trabalho.

A atividade teve como convidados especialistas em diversas áreas do conhecimento para dialogar sobre formação profissional e mercado de trabalho, além de oferecer aos estudantes a oportunidade de conhecer os diversos aspectos das profissões que lhes são de particular interesse.

Este ano, a abertura do evento contou com a presença de Rony e Andre Meisler, ex-alunos da escola, que apresentaram suas histórias empreendedoras e de sucesso. Ambos enfatizaram a importância que o erro faz na vida dos que querem empreender e os diferenciais que fazem da Reserva e do T.T.Burguer, suas marcas, exemplos de sucesso.

Grandes nomes do mercado, incluindo pais e ex-alunos da escola, conversaram sobre suas carreiras. Eis alguns dos presentes: Rodrigo Fux, Gabriel Srour, João Carlos Chachamovitz, Dafne Horovitz, Flavia Orgler, Gustavo Guitmann e Marcos Kac, os ex-alunos Ionathan Rajsfus, Marcella Schwartz, Maurício Roizman e Naomi Zagarodny, todos em início de carreira, que trouxeram suas experiências pessoais na fase de transição até o ingresso no mercado de trabalho.


NOVO MUSEU JUDAICO SERÁ CONSTRUÍDO EM CHIPRE PARA ENSINAR SOBRE O JUDAÍSMO E A HISTÓRIA JUDAICA

315_first_5_7

Um novo museu judaico deverá ser aberto em Chipre para ensinar ao mundo árabe um pouco sobre o judaísmo e a história dos judeus. Será construído um edifício de sete andares em Larnaca, onde serão expostos alguns dos mais de 100 rolos da Torá, que foram roubados pelos nazistas e descobertos pelas autoridades russas, que os mantiveram em uma instalação militar.

O museu também contará com realidade virtual, onde será possível visualizar os campos de concentração de Chipre, onde os governantes britânicos detiveram mais de 51.000 judeus, após a Segunda Guerra Mundial na Europa. Outro andar dará aos visitantes uma noção dos campos de concentração nazistas, onde milhões de judeus e outros foram exterminados no Holocausto, enquanto um terceiro andar exibirá as imagens e sons de Jerusalém.

“Através da educação, podemos fazer uma grande diferença e uma grande mudança”, disse o rabino Arie Zeev Raskin, líder da comunidade judaica de 3.500 judeus de Chipre. “É uma oportunidade para um príncipe de Abu Dhabi aprender sobre Jerusalém, abrir a porta para essas pessoas aprenderem sobre o Holocausto”, falou.

O museu é uma criação do israelense Raskin e de Sibyl Silver, diretor da Jewish Heritage Foundation, com sede nos EUA. Silver também fornecerá ao museu objetos que os nazistas roubaram dos países do Leste Europeu e que foram recuperados pelo Exército Vermelho soviético. O local deverá ser aberto em maio de 2019.

Fonte: Times of Israel

20
20